Buscar

ATIVIDADE 2 AVALIAÇÃO CRÍTICA DE VÍDEOS ONLINE SOBRE EDUCAÇÃO 2

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM LETRAS LP/LI
ATIVIDADES DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
ATIVIDADES ALTERNATIVAS
ATIVIDADE 2 – AVALIAÇÃO CRÍTICA DE VÍDEOS ONLINE SOBRE EDUCAÇÃO .
4) Assistir ao vídeo Escola para Educação Integral em tempos de pandemia e pós-pandemia – AULA 5 de 8, promovido no Curso na área da Educação inserido no Programa de Capacitação de Agentes Políticos e Comunitários e de Formação para Cidadania da Escola do Parlamento da CMSP em parceria com o Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora (FEICE) e a Faculdade de Educação da USP (FEUSP), disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=zRcmd9UN570. Transmitido ao vivo em: 1 jun. 2021. 
Relatório sobre o “Projeto aprender e compartilhar”
Introdução
O seguinte relatório tem como objetivo trazer reflexões sobre o projeto da educadora Joice Lamb, vencedora do prêmio Educador Nota 10 do ano de 2019. Por meio da pesquisa será observado através de vídeo no youtube e de uma das entrevistas dadas pela educadora, a trajetória da mesma, que inovou, mobilizou, estimulou e ampliou o desejo de aprender nos alunos e na comunidade em que estavam inseridos.
O relatório busca refletir ainda, sobre influência de Lamb na atuação do futuro profissional da educação como um professor e seu compromissos com a sociedade enquanto docente.
Desenvolvimento
A história se inicia em uma escola pública em Novo Hamburgo – RS Escola essa a qual a profissional destaca sensação de impotência no primeiro momento, em relação aos problemas que existiam, tais como reprovação, defasagem de idade em relação à série e falta de direcionamento no ensino-aprendizagem, apesar do trabalho duro.
Lamb destaca a questão do “olhar voltado para a escola” que culminou, no primeiro ano de sua atuação lá, no engajamento dos alunos, pais e professores em assembleias; projetos para minimizar a distorção idade-série e alfabetizar os alunos mais velhos e o monitoramento da alfabetização nos primeiros anos.
Com o passar do tempo e seguindo a mesma linha de pensamento em ouvir, expor e compartilhar conhecimentos os projetos se multiplicaram e se entrelaçaram num objetivo comum: aprender e compartilhar.
A educadora cita que o êxito na sustentação desse trabalho se dá pela gestão democrática, Iniciação científica e o projeto fora da caixa. 
Para este, utilizando-se de oficinas semanais, reunindo grupos de alunos multisseriados uma vez por semana, com um professor diferente, promovendo o compartilhamento de saberes e a inovação.
Quando se fala em inovação em um mundo cada vez mais globalizado e desenvolvido, têm-se a priori a ideia de inovação científica e tecnológica. Entretanto, inovar na educação traz a reflexão deste conceito e como ele se aplica. Inovar vem de fazer algo como não era feito antes, ou seja, estar disposto a sair do piloto automático. E para que seja plantada a inquietação para se chegar a tal ponto é preciso conhecer, observar e identificar quais são os problemas para que possam ser cultivados os meios para se chegar a resolução deles.
Trazendo para a nova realidade da pandemia do COVID-19. Pensar na escola a partir da crise, é um desafio à parte, o piloto automático já não existe mais, professores, coordenadores, diretores, pais ou responsáveis e alunos saíram de suas zonas de conforto durante os meses de isolamento e das mudanças ocasionadas pelo momento delicado que atravessa o país e o mundo. A inquietação já fora plantada. E o desafio se encontra, sobretudo, nas tentativas emergenciais aplicadas. É preciso voltar o olhar para a educação neste processo com cautela. Pensar nos diversos espaços de aprendizagem e em como utilizá-los e aproveitá-los a fim de promover, como no projeto da educadora Joice Lamb:
	A gestão democrática, fazendo escola, pais e alunos dialogarem, chegando a objetivos comuns que atendem as necessidades percebidas.
	Promover a iniciação científica, utilizando o ambiente virtual e o presencial de forma que se complementem.
	Promover projetos como o “fora da caixa”, pois é hora de se pensar fora dela.
Considerando a nova realidade e as novas possibilidades apresentadas pela mesma, para que essa troca possa gerar o compartilhamento de experiências e saberes e o aluno, seja ele do Ensino Fundamental ou Médio, possa desempenhar um papel mais ativo, criativo e autônomo em sua própria aprendizagem. Ou seja, fazer diferente do que já feito nos padrões anteriores.
O conhecimento da atuação da educadora Joice Lamb, mostrou-se transformador. Sendo este, um assunto que não poderia faltar em um âmbito voltado para a formação de profissionais da educação, como futuros mediadores do conhecimento e como agentes conscientes de seu papel no mundo e na comunidade em que está inserido. E fazendo uso de uma citação de Rubem Alves:
“Professor é profissão, não é algo que se define por dentro, por amor. Educador, ao contrário, não é profissão, é vocação. E toda vocação nasce de um grande amor, de uma grande esperança” ( Rubem Alves).
Sendo assim, além de ensinar conteúdos está o exercício de mais humanidade, mais compreensão e mais amor ao próximo e disposição para ajudar a exercer a mudança na sociedade.

Continue navegando