Buscar

Atividade tempo histórico e construção da definição do que é História na perspectiva do método da Nova História

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PARA O 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Tempo histórico e construção da definição do que é História na perspectiva do método da Nova História
Esta atividade deverá ser iniciada com uma pesquisa em casa, a ser posteriormente finalizada na sala de aula.
1º passo: Pedir para cada criança conversar com os adultos em casa sobre como foi o seu nascimento. Orientar quanto às perguntas que poderão ser feitas (“A que horas eu nasci?” “Como foi o momento em que me viram pela primeira vez?” “Nasci na maternidade? “Quem foi me visitar?” etc.)
2º passo: Procurar fotos que revelem fases do seu crescimento e relacioná-las a fatos que foram importantes até a presente data. Selecionar aquelas que são mais significativas para cada um.
3º passo: Colar essas fotos em cartolina ou papel avulso, formando uma espécie de álbum. Se a criança não tiver fotos, poderá desenhar.
4º passo: A criança deverá levar o álbum para a sala de aula e apresentar as fotos para o grupo, relatando fatos que considere interessantes que ocorreram na sua história.
Com essa etapa da atividade o professor poderá ampliar o conceito de História partindo do presente e dialogando com o passado. Ao mesmo tempo, cada criança estará entrando em contato com o conceito de tempo histórico na perspectiva da simultaneidade, à medida que cada criança estará, enquanto sujeito histórico, revelando as diferenças e semelhanças existentes na história de cada um dentro de um mesmo tempo.
5º passo: Todas as crianças deverão realizar uma nova pesquisa, utilizando o mesmo álbum. Cada um deverá perguntar aos adultos da casa o que acontecia antes do seu nascimento (como era a família, onde moravam, que tipo de música ouviam, como se divertiam etc.) e, também com ajuda dos adultos, deverão registrar no caderno as respostas.
6º passo: A pesquisa deverá ser ampliada com perguntas sobre o que mudou depois do seu nascimento, e as respostas também registradas no caderno.
7º passo: Todos deverão apresentar os resultados das pesquisas com o objetivo de mostrar o que acontecia antes e depois do seu nascimento.
8º passo: Depois da apresentação das crianças o professor poderá trabalhar com fotos, como no exemplo a seguir, e conversar com o grupo sobre como é hoje a avenida Paulista (ou qualquer outra), na cidade de São Paulo, e como era tempos atrás.
Com este passo o professor estará possibilitando ao grupo a construção do conceito do tempo histórico partindo do momento atual da criança e ampliando com elementos que envolvem a História.
A utilização dessas imagens ou outras que possam revelar as mudanças e permanências de uma avenida, de um bairro ou até de uma cidade é fundamental para que as crianças ampliem o conceito de tempo histórico com a perspectiva de compreenderem que as ações humanas, no passado e no presente, são responsáveis pelas transformações de alguns elementos e pela manutenção de outros.
Consideramos que, dessa forma, a criança conhecendo sua própria história e a de um lugar, como os sugeridos pelas imagens, começará a desenvolver a ideia da importância do tempo para a história. 
HIPÓLIDE, Márcia Cristina. Partindo do princípio: a História, seus métodos e o tempo histórico. In: O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009. pp. 11-32.

Continue navegando

Outros materiais