Buscar

Políticas Sociais da Assistência Social Avaliação final discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Políticas Sociais da Assistência Social 
Avaliação Final (Discursiva) - Individual
1A Política Nacional de Assistência Social reconhece a importância da família através da matricialidade familiar, ela a considera uma unidade de referência, baseia-se no conceito de que o seio da família deve ser considerado o primeiro espaço de proteção dos usuários. Neste sentido, disserte sobre as mudanças que afetaram as famílias nas últimas décadas e a postura que o profissional deve ter diante delas.
Resposta esperada: Entre todas as mudanças ocorridas, as que estão diretamente ligadas ao mundo do trabalho são as que mais afetaram a família, pois, consequentemente, acirraram as expressões da questão social. Entretanto, não menos importante, as questões relacionadas à configuração familiar, podendo ser formadas por pais e filhos, ou avós e netos, casais do mesmo sexo, também merecem um olhar apurado, pois nem sempre a sociedade os aceita naturalmente. Desta forma, o assistente social deve estar preparado para compreender a família de maneira a mediar as relações familiares como também as comunitárias. Dar encaminhamentos para as demandas, sejam elas para o setor público ou o privado, como também monitorar o desenrolar destas.
Minha resposta: A sociedade moderna apresenta novas configurações familiares com mudanças na concepção tradicional, diante dessas transformações considera se por família todas as pessoas que se acham em conjunto unidas independente de laços sanguíneos, afetivos e/ou de solidariedade considerando que habitem no mesmo domicílio. A partir dessa mudança as famílias passam ser acolhidas seja qual for sua formação com garantia de seus direitos, logo, traz ao profissional de Serviço Social o desafio de proteger a população garantindo o suprimento de suas necessidades básicas para a sobrevivência como mediação nas relações familiares e comunitárias, dando o correto encaminhamento para as demandas garantindo o acesso desde do setor público ao privado monitorando até o final do processo de assistência.
2Para se solidificar no poder, a ditadura militar tentou desarticular o movimento de oposição. Assim, eliminou vários partidos políticos, cancelou as eleições presidenciais que estavam previstas para a década de 60, criou leis que restringiram as notícias e se beneficiou com leis de segurança. Também interveio na estrutura sindical e tornou o Comando Geral dos Trabalhadores ilegal. Assim, cassaram, prenderam e exilaram várias lideranças populares. Diante do exposto, descreva a reação da sociedade diante desta realidade.
Resposta esperada: A sociedade brasileira se uniu. Ambas as classes sociais se voltaram contra o governo militarista e apoiaram o movimento golpista. Houve greves e surgimento de movimentos sociais de protesto, como o movimento de estudantes. Também neste período, a população em geral e organizações políticas de esquerda organizaram lutas e enfrentaram a ditadura.
Minha resposta: Os movimentos sociais eram organizados de forma aberta para expressar seus objetivos de luta e resistência contra a ditadura, qualquer maneira de luta valia a pena, a sociedade estava unida com as diferentes classes sociais lutando contra o governo em movimentos sociais de protesto, como o movimento dos estudantes, trabalhadores, artistas e intelectuais na defesa da educação e cultura, mesmo diante do AI5 espalhando o terror no país, a sociedade não se rendeu a ditadura resistindo com as manifestações de insatisfação e promovendo greves demonstrando disposição para lutar contra a opressão.

Outros materiais