Buscar

Cissiparidade e Mitose na Reprodução Assexuada

Prévia do material em texto

ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
Núbia Souza - 01092360
Microbiologia Industrial 
Docente: Maria Clara
 
	REPRODUÇÃO ASSEXUADA – CISSIPARIDADE (DIVISÃO BINÁRIA)
	REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
"Cissiparidade" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2020. Consultado em 03/03/2020. Disponível em: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/Cissiparidade.php
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Mitose"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/mitose.htm. Acesso em 03 de março de 2020. 
Cissiparidade em biologia celular, é o processo de reprodução assexuada dos organismos unicelulares que consiste na divisão de uma célula em duas por mitose, cada uma com o mesmo genoma da “célula-mãe” com o mesmo DNA ou material genético da "célula-mãe“. (Só Biologia, 2020)
As bactérias;
Os protozoários;
A Pyrodictium abyssi, uma arquebactéria anaeróbica das nascentes hidrotermais das profundezas do oceano (e outros organismos do mesmo reino);
As leveduras
Também fala-se em cissiparidade no caso de organismos pluricelulares bastante simples que são capazes de regenerar partes divididas (o exemplo clássico é a planária).
Imagem 4: Divisão binária em protozoários
Imagem 1: Esquema de reprodução assexuada por fissão binária
Imagem 3: Divisão binária em bactérias
Imagem 2: Múltiplos estágios da mitose visão microscópica
	ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
Núbia Souza - 01092360
Microbiologia Industrial 
Docente: Maria Clara
 
	REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
"O CICLO CELULAR – A MITOSE E A MEIOSE." em Net Nature. World Press, 2016.. Consultado em 03/03/2020. Disponível na Internet em https://netnature.wordpress.com/2016/05/25/o-ciclo-celular-e-a-mitose-e-meiose/
Imagem 5: Ciclo celular e Mitose
	A mitose foi descoberta pelo zoólogo alemão Otto Bütschli, embora o nome “mitose” só foi cunhado em 1882 por Walther Flemming. A mitose é importante para a manutenção do conjunto cromossômico; cada célula formada recebe cromossomos que são iguais em composição e número aos da célula-mãe. Em algumas partes do corpo, por exemplo pele e aparelho digestivo, as células são constantemente descartadas e substituídas por novas.
	Novas células são formadas por mitose e por isso são cópias exatas das células a substituídas. De modo semelhante, as células vermelhas do sangue tem vida útil curta (cerca de 4 meses) e novos glóbulos vermelhos são formados por mitose. Alguns organismos podem regenerar partes do corpo. A produção de novas células em tais casos é alcançada por mitose. Por exemplo, estrelas do mar regeneram seus braços perdidos através de mitose. (Net Nature Worldpress, 2016)

Continue navegando