Buscar

TEO. GER. DO PROC E FASE DE CONHEC. NO PROC. CIVIL

Prévia do material em texto

TEO. GER. DO PROC E FASE DE CONHEC. NO PROC. CIVIL - 3004 -  27/09/2021
1-Mário, estudante de Direito que se prepara para concurso, após estudar a aplicação da lei processual no tempo e no espaço, decidiu fazer algumas questões para testar seus conhecimentos. Ao se deparar com as alternativas abaixo, qual Mário teria assinalado como correta?
(0.5 Pontos)
a) O direito processual diz respeito à soberania de um país. Assim, as normas processuais brasileiras aplicam se apenas aos nacionais, devendo os estrangeiros sujeitarem se às normas processuais de seus respectivos países, em razão da soberania a ser respeitada.
b) Sobrevindo lei processual nova, a nova lei aplicasse imediatamente, sem qualquer exceção.
c) De maneira diversa às normas de direito material, as leis processuais civis iniciam sua vigência, em regra, cento e oitenta dias após sua promulgação, dada sua complexidade e necessidade de publicização.
d) Uma vez em vigor, a lei nova tem efeito imediato e geral, respeitados o ato jurídico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada.
2-"Manter os próprios compromissos não constitui dever de virtude, mas dever de direito, a cujo cumprimento pode-se ser forçado. Mas prossegue sendo uma ação virtuosa (uma demonstração de virtude) fazê-lo mesmo quando nenhuma coerção possa ser aplicada. A doutrina do direito e a doutrina da virtude não são, consequentemente, distinguidas tanto por seus diferentes deveres, como pela diferença em sua legislação, a qual relaciona um motivo ou outro com a lei".
R: A conduta moral refere-se às vontades internas do próprio indivíduo. Já o direito, é imposto por uma ação exterior e ela se concretiza no momento de seu cumprimento, ainda que as razões que levaram ao cumprimento delas não seja moral e direito não são o mesmo. A moral refere-se à vontade interna do indivíduo no seu juízo de valor. Já o direito, é uma imposição externa e as razões que levam ao seu cumprimento não estão atreladas à moral.
3-(FUNCAB MPE/ RO Oficial de Diligências 2012)
?A jurisdição é uma das funções do Estado, que visa a resolver um litígio posto à sua apreciação, a partir da aplicação da vontade objetiva do direito?. No que tange aos princípios inerentes à jurisdição, aquele segundo o qual ninguém será processado nem sentenciado, senão pela autoridade competente, sendo proibida a criação de juízo ou tribunal de exceção, chama se Princípio:
(0.5 Pontos)
a) da indelegabilidade.
b) da investidura.
c) do juiz natural.
d) da inevitabilidade.
e) da territorialidade.

Continue navegando