Buscar

LISTA de EXERCÍCIOS DIAC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

LISTA de EXERCÍCIOS DIAC
1 – Em termos estruturais qual a diferença básica entre um DIAC e um transistor?
R: A diferença básica é que um DIAC possui apenas dois terminais, enquanto um transistor possui três.
2 – Qual o significado de DIAC? Ao analisar-se a curva característica do DIAC, temos o seu comportamento em ambos os semiciclos da senoide AC? Explique.
R: DIAC significa diodo para corrente alternada. É um dispositivo comutador de 3 camadas. Sim, temos o seu comportamento em ambos os semiciclos da senoide, um semiciclo para um diodo e o outro para o outro diodo. Enquanto um diodo estiver polarizado negativamente, o outro estará polarizado positivamente, e, aquele que está negativo só vai conduzir corrente quando chegar na tensão de ruptura. E quando houver inversão de polaridade quem vai atuar é o outro diodo, que também só vai conduzir quando chegar na tensão de ruptura.
3 – Descreva com suas palavras o significado de latch em um DIAC?
R: Latch é uma característica de trava do DIAC. No DIAC, depois que ele está na condição de gatilhado, não basta apenas diminuir a tensão para sair da condição de gatilhado, mas também a condição dele de disparo fica armazenada. E o latch atua nesse armazenamento.
4 – Fundamentado na curva característica de um DIAC, explique com suas palavras quais as condições necessárias para tirar um DIAC da condição de gatilhado?
R: Uma vez que ele conduz a corrente intensamente, para que ela seja interrompida a tensão aplicada deve ser reduzida a zero. Uma simples redução de valor para um ponto antes daquele em que ocorre o disparo não o desliga.
5 – Porque o DIAC também é chamado de “chave eletrônica” ou “chave de estado sólido”?
R: Porque quando a tensão desejada é atingida, ele comuta rapidamente levando o triac a também disparar.
6 – Os DIAC são dispositivos acionadores por trabalharem com elevadas correntes após disparados? Justifique.
R: Porque quando a tensão desejada é atingida, ele comuta rapidamente acionando o triac e fazendo com que ele dispare também.
7 – Em relação ao circuito abaixo responda:
a- Podemos afirmar que a máxima corrente na carga será de 200 mA? Justifique.
R: Sim. Como foi observado nos valores típicos, Ip (corrente que vai passar pelo componente quando ele conduz) é uma corrente máxima na ordem de 200 mA.
b- Podemos afirmar que o DIAC é controlado pelo TRIAC? Justifique.
R: Não. O DIAC é quem vai acionar o TRIAC. Os DIACS são amplamente utilizados no disparo de TRIACS em controles de potencias e outras aplicações semelhantes. De acordo com a configuração do potenciômetro, que nos dará diferentes valores de tensão e de corrente, no momento em que chega na tensão de disparo do DIAC, ele vai acionar o TRIAC, que fará com que circule corrente pela carga.
c- Partindo-se do pressuposto que o TRIAC funciona em ambos semiciclos, podemos afirmar que circulará corrente na carga em ambos os semiciclos? Justifique.
R: Sim. Pois após um diodo atuar no semiciclo positivo, quando houver a inversão de polaridade quem vai atuar é o outro diodo.
8 – Em relação ao circuito abaixo responda:
a- Se o valor máximo da bateria fosse de 20 VDC, teríamos corrente no miliamperímetro? Justifique.
b- Se no lugar do potenciômetro tivéssemos dois resistores de 1K em série e o DIAC ligado entre esses dois resistores. O DIAC seria gatilhado? Justifique.
c- Considere um DIAC com Tensão de trigger igual a 35 Volts. Qual o valor da corrente no miliamperímetro?
9 – Em relação ao circuito abaixo responda:
a- Se o sinal que está na tela do osciloscópio tiver sua amplitude em 62 VAC pico a pico, qual o valor da tensão de trigger do DIAC? Justifique.
R: Quando ocorre o disparo do DIAC, o sinal é cortado. Logo se o sinal tem 62Vac pico a pico, cada semiciclo tem 31Vac (62/2) de amplitude. E como o sinal é cortado quando há o disparo (tensão de trigger), esta tem 31V.
b- Fundamentado na letra ‘a’, sem modificar a fonte AC de entrada, assim como o resistor de entrada, insira uma bateria no circuito, defina o valor, de modo a obter um sinal de apenas 10 volts pico a pico. Explique o funcionamento.
10 – Com base no circuito abaixo responda:
Foi possível amostrar ao DIAC uma tensão menor do que a sua tensão de disparo? Justifique.
R: Não. Pois os 6 volts se somam aos 30 da bateria e resultam num valor acima que o menor da sua tensão de disparo, que é por volta de 25 volts.
O relé é disparado pelo DIAC? Justifique.
R: Sim. Pois o DIAC, neste circuito, recebe uma tensão apropriada para seu disparo, que é aproximadamente entra 25 e 37 volts, e com isso atuam em cima do relé.
Qual a configuração do transistor utilizado BC, EC ou CC? Justifique.
R: Emissor Comum (EC). Porque podemos observar que a corrente de entrada é a corrente de base e a de saída é a corrente de coletor, e o emissor é o elemento comum, além de estar aterrado.
Se for necessário controlar a máxima corrente que atravessaria a bobina do relé, o que vc faria? Explique.
R: Deveríamos estipular um valor para ser a máxima corrente e tratá-lo como uma condição de alarme. E esse valor, somado a bateria, dá o disparo do DIAC, e após fará com que o transistor Q1 sature, alimentando o relé e ligando uma luz ou alarme para sinalizar que a tensão de entrada está maior ou igual ao nosso valor máximo.

Continue navegando