Buscar

QUESTÕES DE CONCURSOS - ARQUIVOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES DE CONCURSOS – ARQUIVOS
1-De acordo com a Lei 8.159/1991, é INCORRETO afirmar que: 
a) É dever do Poder Público a gestão documental e a de proteção especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação.
b) São arquivos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público excluídas entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.
c) Gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
d) A Administração Pública franqueará a consulta aos documentos públicos.
e) Fica resguardado o direito de indenização pelo dano material ou moral decorrente da violação do sigilo, sem prejuízo das ações penal, civil e administrativa.
2-(FCC/2009) A Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991 (Lei de Arquivos), estabelece que: *
a) a eliminação de documentos produzidos por instituições públicas será realizada mediante autorização da presidência da República.
b) o acesso a documentos sigilosos referentes à honra e à imagem das pessoas será restrito por um prazo máximo de 20 anos.
c) todos têm direito de receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral.
d) a incorporação de documentos de origem privada aos arquivos públicos depende de parecer do Conselho Nacional de Arquivos
e) competem aos arquivos do Poder Legislativo Federal a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelos Tribunais e outros órgãos judiciários.
3-(FCC/2009) A legislação arquivística brasileira, inspirada em preceitos constitucionais, abriga dispositivos contraditórios e de difícil gestão relacionados ao acesso. Embora o direito à informação esteja assegurado, há limites para o acesso, em razão da necessidade de:
a) esquecer o passado e cultivar os heróis nacionais.
b) preservar a autoridade das instituições civis e salvaguardar as honras militares.
c) manter positiva a imagem do país ante os tribunais internacionais.
d) anistiar os crimes cometidos durante os regimes de exceção.
e) respeitar a intimidade das pessoas e garantir a segurança do Estado.
4- (FCC/TRT19/2011) A Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos, estabelece, entre outras medidas, que: 
a) a eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público só será realizada mediante anuência do Arquivo Nacional.
b) todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral, desde que autorizadas pelo Conselho Nacional de Arquivos.
c) os documentos cuja divulgação ponha em risco a segurança da sociedade e do Estado ficam desobrigados de classificação depois de 10 (dez) anos.
d) são públicos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por instituições de caráter público e por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos.
e) ficará sujeito à responsabilidade penal, civil e administrativa, na forma da legislação em vigor, aquele que desfigurar ou destruir documentos de valor temporário.
5- (FCC/TRT11/2012) Conforme a Lei de Arquivos (Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991): 
a) os documentos de valor permanente prescrevem a cada cem anos, devendo ser reavaliados.
b) a administração da documentação pública compete às instituições arquivísticas federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais.
c) a destruição de documentos de valor permanente ou considerados de interesse público e social constitui crime inafiançável.
d) cabe ao Supremo Tribunal Federal autorizar a alienação de documentos de valor permanente.
e) os danos materiais e morais decorrentes da violação do sigilo dos documentos não podem ser objeto de ação penal, civil ou administrativa.

Outros materiais