Buscar

Proletários e comunistas - Cap. II do manifesto comunista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Capítulo II do manifesto comunista – Karl Marx
Proletários e comunistas
Qual a relação dos comunistas com os proletários em geral? 
Eles não formam um partido a parte, não proclamam princípios particulares. Os comunistas se distinguem dos outros partidos em 2 pontos: nas lutas nacionais dos proletários se destacam e fazem prevalecer os interesses do proletariado e nas fases entre a luta de proletários e burgueses, representam os interesses do movimento em seu conjunto
Na prática x na teoria. 
Na prática constituem a fração que impulsiona os demais, constituem a fração mais resoluta dos partidos operários, na teoria tem a vantagem de uma das condições do curso e dos fins gerais do movimento proletário.
Qual o objetivo? 
O objetivo dos comunistas é o mesmo que o dos proletários: constituição do proletariado em classe, derrubar a supremacia burguês e ter poder político pelo proletariado.
As teorias do comunismo são condições efetivas de uma luta de classe. 
Na revolução francesa foi abolida a propriedade feudal para beneficiar a propriedade burguesa, então essa abolição não é uma característica exclusiva do comunismo o que caracteriza ele é não abolir a propriedade geral, mas sim abolir a propriedade dos burgueses, eles podem resumir essa teoria na expressão: supressão de rede privada.
O trabalho assalariado não cria propriedade para o proletário, só cria o capital. 
Isso acontece para poder explorar mais ainda o trabalho assalariado e só aumenta se for para criar mais trabalho assalariado para poder explorar de novo ficando num looping infinito de capital e trabalho. O capital só funciona se envolver muitos membros da sociedade, portanto, ele é um poder social. O operário só vive com o capital que é super necessário para ele sobreviver, e o que o comunismo quer? Ele quer é acabar com isso, quer q o trabalhador pare de viver só para aumentar o capital e viver nessas condições
O manifesto comunista declara que o indivíduo vai estar suprido quando o poder social for capaz de ser monopolizado e o que é isso?
É a propriedade individual não ser convertida em propriedade burguesa. Se acontecesse essa abolição da propriedade burguesa, os burgueses iam ficar em uma “folga” pq quem trabalha não ganha dinheiro e quem não trabalha ganha, então uma conclusão disso q eu falei meio que é, não vai ter trabalho assalariado se não tiver capital. Pro burguês, se a cultura de classe acabar, acaba toda a cultura, cultura que é deplorável para eles, essa cultura é pra grande maioria um treino pra virar máquina. 
A família, a educação e as mulheres:
Eles se tornam repugnantes quando dita pelo burguês quando a indústria destrói a família dos proletários e faz as crianças serem instrumentos de trabalho, igualmente com as mulheres, que são vistas como instrumento de produção, mas para os comunistas a comunidade das mulheres quase sempre existiu. Na boca dos burgueses o comunista também é acusado de querer abolir a pátria, os operários não têm pátria então já não podem tirar isso deles.
Desde o século XVIII a sociedade feudal já lutava contra a burguesia quando diziam que o comunismo queria abolir também as verdades eternas que eram liberdade justiça etc. a religião e moral pra dar uma nova forma e essa nova forma contradiz os desenvolvimentos históricos de antes, e isso se reduz na sociedade ter se movido em antagonismos de classes, que se revestiu de diferentes formas em diferentes épocas.
O proletário vai tirar de poupo em pouco o capital da burguesia para todos os instrumentos de produção ficarem nas mãos do proletariado organizado como classe predominante e para aumentar as forças produtivas, mas isso só é possível por aplicações de medidas que parece impossível no ponto de vista econômico, mas que com o desenrolar do movimento serão indispensáveis no modo de produção. Nos países que são mais adiantados poderão ser postas em práticas algumas medidas como abolição do direito de herança, educação pública e gratuita a todas as crianças e abolição do trabalho de crianças em fabricas, entre outras.

Continue navegando