Buscar

APS Fisioterapia Dermatofuncional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APS Fisioterapia Dermatofuncional
Responda:
1. Acha que a liberação dos injetáveis será interessante para a fisioterapia?
 Acredito que a liberação de injetáveis é sim interessante para a fisioterapia, visto que a fisioterapia dermatofuncional é uma linha fisioterapêutica que trabalha com o sistema tegumentar humano – pele e seus anexos -, que trata a pele como um todo, tentando restaurar não apenas a estética, mas a função e, consequentemente, melhorar o bem estar e a qualidade de vida dos pacientes.
2. Com que regras?
 Para que um profissional possa fazer o uso dos recursos e técnicas de injetáveis é recomendado que seja um especialista profissional em Fisioterapia Dermatofuncional, além de apresentar ao Crefito-2 os documentos que comprovem registro de qualificação técnica, segundo os critérios da Resolução n°.70/2020 do Crefito-2. Além de respeitar o Código de Ética e os critérios de biossegurança, de capacitação e habilitação dos profissionais, e de evidencias científicas que atestem e promovam benefício efetivo à saúde das pessoas.
3. Com que cursos mínimos?
 Para que um fisioterapeuta trabalhe com injetáveis, é necessário que ele faça pós graduação em Fisioterapia Dermatofuncional.
4. Que tipo de substâncias acredita que poderíamos atuar?
 Podemos atuar com substâncias como: Toxina Botulínica fisioterapêutica; Intradermoterapia/Mesoterapia; Microagulhamento; Hidrolipoclasia ultrassônica não aspirativa; Preenchedores semipermanentes; Procedimento injetável para microvasos; Terapia Neural; Ozonioterapia; Plasma rico em plaquetas; Terapia fotodinâmica; Fotossensibilizadores fisioterapêuticos.
5. Em que áreas além da dermato?
 Além da dermato, o fisioterapeuta pode injetar medicamentos em seu paciente.
 
6. Quais os riscos, os benefícios e os cuidados?
 Todo e qualquer procedimento injetável é invasivo, por possuir riscos de inflamação. Nesse tipo de procedimento os benefícios vêm em dupla, uma vez que além de melhorar a estética, esses procedimentos auxiliam também na melhora de qualidade de vida e promove o bem estar do paciente. Os cuidados começam antes de injetar, o profissional tem que verificar se o produto se apresenta dentro das condições padrões, relativos ao descarte, à coloração, e à aplicação; tem que limpar a embalagem do produto para garantir que o medicamento seja injetado de forma asséptica; ler a bula é fundamental. Cada procedimento tem seus cuidados específicos na pós do mesmo, que deve ser sinalizado pelo profissional, além de marcar uma consulta de retorno para avaliar o resultado e, em alguns casos, pode ser necessária a complementação, precisando ser reaplicado.

Outros materiais