Buscar

PROVA A3 DE ESTILO DE VIDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA A3 DE ESTILO DE VIDA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE
 Um dos tópicos estudados nesta unidade fala sobre a demografia, suas taxas e fatores que a influenciam. Podemos verificar que índices demográficos podem influenciar nos estudos de morbidade de uma população, como o comportamento das doenças e mortalidade. Em 2020, vivemos uma pandemia que afetou de forma diferente os países. Um deles chamou a atenção em razão das suas características demográficas e como elas modificaram o comportamento da doença no que diz respeito à mortalidade. A partir das figuras a seguir, escreva um texto dissertativo que contemple a análise das diferenças de características etárias dos dois países e a diferença da letalidade entre Itália e Brasil em relação com a pirâmide etária.
Realizando a análise das diferenças de características etárias dos dois países e a diferença da letalidade entre Itália e Brasil em relação a pirâmide etária é possível observar que a Itália possui uma densidade populacional menor, e que as condições de acesso a saúde são diferentes entre os dois países. Essas características contribuem para compreender por que a taxa de letalidade da Itália é 3 vezes menor que a do Brasil.
 Conforme as figuras apresentadas, vemos que na Itália a taxa de letalidade foi de 11,03% sendo que a maioria das vítimas possuía mais de 60 anos e era na maioria homens  
Já no Brasil a taxa de letalidade foi de 2,92% e nesse caso 89,4% das vitimas tinha mais de 60 anos.
 Podemos observar também que a densidade populacional, tamanho e composição das famílias, condições sanitárias, acesso a saúde, sistema de migração, padrões de migração, deslocamento, desigualdade inter-regionais, estrutura do mercado de trabalho entre outras, são características diferentes entre esses países.
 A taxa de letalidade no Brasil é 3 vezes menor que a registrada na Itália. No Brasil a taxa de letalidade chegou a 2,92%. Do total de 89,4% de vítimas a maioria tinham mais de 60 anos – a média de idade dos mortos no Brasil é de 76 anos.  
 A Itália chegou a 11,03% com quase 98 mil mortes pelo coronavírus, entre os mortos 95% tinham mais de 60 anos, sendo a maioria homens.
 Sendo possível avaliar que o número de letalidade vai variar de acordo com sua natalidade, distribuição por idade, população e distribuição das características sócio econômicas.
A figura mostra um gráfico ao longo do tempo em que a Itália possui uma taxa maior de letalidade do que o Brasil até a data de 5 de junho.
Figura 2. A figura mostra uma pirâmide etária com várias faixas, que representam o total da população naquela faixa etária.
Figura 3. A figura mostra uma pirâmide etária com várias faixas, que representam o total da população naquela faixa etária.

Continue navegando