Buscar

Estudo Dirigido Tecido prop Dito

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO – TECIDO CONJUNTIVO PROPRIAMENTE DITO
1.Explique as funções do tecido conjuntivo propriamente dito.
O tecido conjuntivo possui muitas funções, primariamente proporcionam sustentação estrutural, servem como meio de trocas de restos metabólicos, nutrientes e oxigênio entre o sangue e muitas células do organismo, contribuem para defesa do organismo através das células fagocitarias que englobam e digerem restos celulares e partículas estranhas e micro-organismos, e atuam para proteção através das células imunocompetentes que produzem antígenos por certas células que produzem substâncias farmacológicas que auxiliam no controle da inflamação. 
2.Descreve como está constituída a matriz extracelular do tecido conjuntivo propriamente dito.
A matriz extracelular é constituída de substância fundamental amorfa e fibras, resiste tanto a forças de compreensão quanto de estiramento. A substância fundamental é um material amorfo, hidratado, que é constituído de glicosaminoglicanas, polímeros longos e não ramificados, formados de dissacarídeos que se repetem, de proteoglicana, cadeias de proteínas, às quais se ligam covalentemente, várias glicosaminoglicanas e de glicoproteínas de adesão, moléculas grandes, responsáveis pela fixação dos vários componentes da matriz extracelular entre si e as integrinas da membrana celular.
3.Descreva os tipos de fibras do tecido conjuntivo propriamente dito, e suas características funcionais.
As fibras da matriz extracelular são: Colágenas (e reticulares): inelasticas, possuem grande resistência à tração, são constituída de subunidades finas, a molécula de tropocolágenos, constituída de três cadeias alfa, enroladas sobre si mesmas, numa configuração helicoidal.Possuem no mínimo 15 tipos diferentes de fibras colágenas.
Elásticas: Formadas de elastina(promove elasticidade) e microfibrilas(promove estabilidade), são altamente elásticas e podem ser estiradas em até 150% do seu comprimento em repouso sem romper.
4. Diferencie células fixas de células transitórias.
As células fixas são uma população residente de células que se desenvolveram no interior do tecido conjuntivo e aí permaneceram, e onde desempenham suas funções . As células fixas são uma população estável e de vida longa , que inclui os fibroblastos, as células adiposas, os pericitos e os macrófagos..
As células transitórias ou livres tem origem na medula óssea e circulam na corrente sanguínea, após recebem estímulo ou sinal adequeada, estas células abandonam a corrente sanguínea e migram pro tecido conjuntivo onde desempenham funções específicas. Possuem vida curta por isso são continuamente renovadas.
5.Quais são as células fixas do tecido conjuntivo propriamente dito.
Algumas das células fixas do tecido conjuntivo propriamente dito incluem: Fibroblastos (mais abundantes e amplamente distribuídos), Células adiposas, Mastócitos, Macrófagos, Plasmócitos e Leucócitos.
6.Descreva as características histológicas e funcionais dos fibroblastos.
Os fibroblastos sintetizam a matriz extracelular do tecido conjuntivo são derivados das células mesenquimais indiferenciadas, podem se apresentar tanto numa forma ativa quanto quiescentes. Os fibroblastos ativos frequentemente estão em íntima associação com feixes de fibras colágenas, onde se situam ao longo do maior eixo de fibra. Eles são células alongadas, a porção mais destacadas da célula é o núcleo ovóide, granular, grande e fortemente corado, contendo um nucléolo bem evidente. Os fibroblastos inativos são menores e mais ovóides e possuem citoplasma acidófilo, com o núcleo menor, alongado e mais intensamente corado. Embora sejam consideradas livres são capazes de algum movimento e de divisão mitótica durante a reparação de feridas.
7. Quais os tipos de células adiposas, quais as suas características histológicas e quais os tipos de tecidos adiposos que dão origem?
Os adipócitos são células que, como outras células eucariontes, apresentam membrana plasmática, núcleo e organelas membranosas. A característica mais marcante neles é a presença de gordura no citoplasma que, muitas vezes, ocupa praticamente toda essa região, movendo o núcleo para um local mais periférico da célula. Eles são os únicos capazes de armazenar lipídios na forma de triglicerídeos, sem que nenhuma de suas funções seja prejudicada.A formação do tecido adiposo ocorre com base nas células do mesênquima (tecido embrionário) indiferenciadas. Como sabemos, os adipócitos são capazes de armazenar gordura em seu citoplasma, sendo observado no início de sua formação o acúmulo dessa substância em pequenas gotículas. Essas podem fusionar-se e formar uma única grande gota ou então permanecerem separadas.
Podem ser classificados de duas formas: unilocular (ou amarelo) e multilocular (ou pardo). Dão origem aos tecidos comum e adiposo pardo.
8. Cite as células que compõem as células transitórias do tecido conjuntivo propriamente dito.
Algumas das células transitórias do tecido conjuntivo propriamente dito são: Plasmócitos, Leucócitos, Linfócitos, Neutrófilos, Eosinófilos, Basófilos e Monócitos.
9.Descreva as características histológicas do Tecido Conjuntivo Frouxo.
O tecido conjuntivo frouxo é um tecido delicado, flexível, bem vascularizado e não muito resistente a trações sendo o mais comum dos tecidos conjuntivos e possui a maior distribuição no organismo. É ele quem preenche os espaços entre a fibras e feixes musculares, serve de apoio ao tecido epitelial, apoia e nutre as células epiteliais, envolve nervos, vasos sanguíneos e linfáticos, reveste as cavidades peritoneais e pleurais. Este tipo de tecido faz parte da estrutura de diversos órgãos, tem grande importância no isolamento de infecções e está intimamente associado ao processo de cicatrização.
Não há predominância de nenhum elemento estrutural típico do conjuntivo, desta maneira ele é formado por células, fibras e substância fundamental em proporções muito próximas. As células mais numerosas são os fibroblastos e macrófagos, mas todos os outros tipos celulares do tecido conjuntivo também estão presentes, além de fibras dos sistemas colágeno, elástico e reticular. Além dos componentes citados anteriormente, o tecido conjuntivo frouxo também é constituído de substância fundamental amorfa, que envolve as células e as fibras.
10.Descreva as características histológicas do Tecido denso modelado colágeno, e quais as principais estruturas que formam.
O tecido conjuntivo denso modelado apresenta seus feixes de colágenos de maneira paralela e alinhados aos fibroblastos. Este tipo de tecido modelou suas fibras em resposta às trações exercidas em um sentido determinado. Devido à essas forças, os fibroblastos orientam as fibras produzidas de modo a oferecer maior resistência. Temos como exemplo de tecido modelado os tendões. Os tendões dão estruturas alongadas que ligam os músculos aos ossos e por serem ricos em fibras colágenas tem alta resistência e são inextensíveis. O colágeno encontrado nestas estruturas forma feixes densos e paralelos. As células presentes no tendão são classificadas como fibrócitos e possuem núcleo alongado e paralelo às fibras de colágeno, seu citoplasma é delgado e frequentemente envolve os feixes de colágeno.
11.Descreva as características histológicas do Tecido denso modelado elástico, e quais as principais estruturas que formam.
Possui fibras elásticas (arrumadas paralelamente uma a outra) grosseiras e ramificadas, com somente poucas fibras colagenas formando redes. Existem fibroblastos espalhados pelos espaços intersticiais. São encontradas em vasos sanguíneos de grande calibre, no ligamento flava da coluna vertebral e no ligamento suspensor do pênis..
12.Descreva as características histológicas do Tecido denso não modelado, e quais as principais estruturas que formam.
O tecido conjuntivo denso não modelado possui suas fibras colágenas sem orientação definida formando uma rede tridimensional. Este arranjo oferece resistência ao tecido quando submetido a trações vindas de diversas direções. Este tecido é encontradona derme profunda da pele. Localizado nas paredes dos órgãos, na derme da pele e nas glândulas.
13.Faça uma diferenciação entre as características histológicas do tecido conjuntivo denso modelado e o não modelado.
O tecido conjuntivo denso modelado tem maior resistência à tensão(devido a disposição das fibras colagenas) do que a dos tecidos não modelados, e também possuem orientação fixa. O tecido não modelado possui fibras colagenas entrelaçadas e não fixas o que faz com que ele seja menos resistente do que o modelado e mais elástico.

Continue navegando