Buscar

Prova final Processo Civil I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova Final Processo Civil I
 
1ª) John Casablancas e Hugh Hefner celebram contrato oneroso, com obrigações recíprocas, na qualidade de representantes legais da agência Elite Models e do magazine playboy, respectivamente, residindo o 1º na cidade de Manhattan (EUA) e o 2º em Paris (França), sendo certo que a matriz da 1ª empresa situa-se na cidade de Los Angeles e a 2ª Cia. Tem a sua sede na cidade de Lyon.
 O negócio jurídico realizado visa o intercambio, divulgação, propaganda e marketing, no Brasil, dos objetivos sociais das mencionadas empresas.
 Cumpre ressaltar que todas as cidades acima referidas estão situadas em estados ou Comarcas com foro próprio.
 Decorridos alguns meses, a agência Elite Models afirma o descumprimento da cláusula relativa à propaganda e marketing e, através de sua diretoria, resolve promover a ação cabível.
Pergunta-se:
 Qual a autoridade jurisdicional competente para conhecer e julgar a demanda promovida? Justifique a resposta.
 
2ª) Em uma ação reivindicatória, o réu, ao contestar, alega que o autor não possui a propriedade do imóvel, razão pela qual requer a extinção do processo, sem apreciação do mérito, por entender que o demandante não é parte legitima para a propositura da demanda.
 
Pergunta-se:
 Assiste razão ao réu? Em caso de resposta positiva ou negativa, justifique a resposta, traçando, inclusive, a distinção entre as condições da ação e os pressupostos processuais.
3ª) No curso de uma ação de reintegração de posse, o réu cede, à titulo oneroso, a um terceiro, aposse que afirma ter, em contraposição ao autor. O aludido terceiro pretende ingressar no pólo passiva da relação processual.
Pergunta-se:
 Poderá ser acolhido o pedido do terceiro?
 
Justifique a resposta, esclarecendo, inclusive, a distinção entre a legitimação ordinária e a legitimação extraordinária.

Continue navegando