Buscar

atvidade 3 processo trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conforme o material estudado, o significado da questão social regional é concernente às repercussões da exploração capitalista, globalizada e de reestruturação produtiva para a “classe-que-vive-do-trabalho” nos territórios regionais, a partir da história de inserção de cada localidade nessa sociabilidade do capital. Como fator integrante da questão social regional, as reações dos trabalhadores rurais, como forças sociais que reivindicam por melhores condições de vida, a partir da contestação da exploração dos latifundiários, representaram alguns avanços e, em paralelo e contraditório, a manutenção da situação social vigente.
No seu entendimento e avaliação - após estudo, pesquisa e reflexão -  a proposta de reforma agrária no Brasil, em especial para a região nordeste, é coerente e possível? Como os processos de trabalho do assistente social podem contribuir com isso?
Observações importantes:
* Leia com atenção o que o enunciado te pede;
* Escreva um texto em formato de redação (começo, meio e fim) de no mínimo 10 linhas; 
* Caso cite algum fragmento de outro texto, lembre-se de destacar de onde o mesmo foi extraído (Referências Bibliográficas). 
 
		Resposta Selecionada:
	A reforma agrária no Brasil começou a ser abordada ainda em 1964 durante o governo de João Goulart com a criação do Estatuto da Terra. Apesar de não obter efetiva aplicação na época, o conjunto de medidas que visam a distribuição igualitária das terras levantaram questões, como o inchaço populacional urbano, que tem promovido uma intensa discussão de aplicabilidade que permeia ao longo dos anos. 
Sendo assim, o projeto da reforma agraria é extremamente coerente e necessário no Brasil, principalmente no Nordeste. A aplicação adequada da reforma em uma região que concentra boa parte da agricultura do país reflete em uma política benéfica de inclusão social e distribuição de renda. No entanto, ainda existe muitos conflitos de interesse entre os grandes latifundiários e Sistema que devem ser resolvidos, mas que, agora, inviabilizam a execução do projeto no Nordeste.  
Portanto, objetivando-se contribuir para a implantação da reforma agraria, os assistentes sociais podem atuar como garantidores de direitos, buscando assegurar serviços básicos, como moradia, saúde e educação. Além disso, podem operar como agente de mudança social, por meio de trabalhos educativos de informação acerca dos direitos sociais. 
  
FIGUEIREDO, Danniel. Reforma agrária: o que você precisa saber. Disponível em: <https://www.politize.com.br/o-que-e-reforma-agraria/>. Acesso em: 21 nov. 2019. 
MIRALHA, Wagner. Questão agrária brasileira: origem, necessidade e perspectivas de reforma hoje. Revista NERA, São Paulo, v. 8, n. 9, p.151-172, jun. 2006. 
I Colóquio Internacional e IV Colóquio Nacional Sobre O Trabalho Da/Do Assistente Social, 2017, Alagoas. SILVA, Eliana Andrade. Atuação do assistente social nas ações de assistência técnica e extensão rural: elementos para reflexão. Alagoas, 14 p. 
	Resposta Correta:
	[Nenhuma]
	Feedback da resposta:
	[Sem Resposta]

Outros materiais