Buscar

AXIOLOGIA E DEONTOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, no exercício da competência que lhe atribuíram a Constituição Federal (art. 103-B, § 4º, I e II), a Lei Orgânica da Magistratura Nacional (art. 60 da LC nº 35/79) e seu Regimento Interno (art. 19, incisos I e II):
 
"Considerando que a adoção de Código de Ética da Magistratura é um instrumento essencial para os juízes incrementarem a confiança da sociedade em sua autoridade moral; considerando que o Código de Ética da Magistratura traduz compromisso institucional com a excelência na prestação do serviço público de distribuir Justiça e, assim, mecanismos para fortalecer a legitimidade do Poder Judiciário; considerando que é fundamental para a magistratura brasileira cultivar princípios éticos, pois lhe cabe também função educativa e exemplar de cidadania em face dos demais grupos sociais; considerando que a Lei veda ao magistrado "procedimento incompatível com a dignidade, a honra e o decoro de suas funções" e comete-lhe o dever de "manter conduta irrepreensível na vida pública e particular" (LC nº 35/79, arts. 35, inciso VIII, e 56, inciso II); e considerando a necessidade de minudenciar os princípios erigidos nas aludidas normas jurídicas; RESOLVE aprovar e editar o presente CÓDIGO DE ÉTICA DA MAGISTRATURA NACIONAL, exortando todos os juízes brasileiros à sua fiel observância".
FONTE: Disponível em: Acesso em: 22 mar. 2016. 
A ética profissional é objeto de estudo de diversas disciplinas e das diversas profissões, Já o conjunto de valores morais destes grupos (profissionais) apresenta-se numa disciplina. Aponte a denominação desta disciplina, bem como seu conceito e seu propósito de estudo.
A Filosofia estuda os valores morais da sociedade e de algumas profissões, tais como a Axiologia e a Deontologia. 
A Axiologia é transcrita como “teoria do valor”, é tudo aquilo que a sociedade valoriza e que também é valorizado pelas pessoas. Busca estudar os valores negativos e positivos, sempre analisando os princípios que determinarão os valores da sociedade e das coisas em um todo, formulando inclusive os julgamentos em si. 
A Deontologia busca tratar o comportamento e a moral que não estão codificados no regulamento jurídico. É, em geral, a ética do profissional e da obrigação na qual se baseia na liberdade e no caráter moral de cada indivíduo. 
Ambas as profissões estudam a moral e a ética, cujas andam sempre juntas e em constante relação, entendendo, assim, que a ética tem como principal objetivo estudar a moral através do conhecimento ético, julgando e distinguindo o que é certo e errado, objetivando sempre a real justiça.

Continue navegando