Buscar

Prova de Gestão de Compras e Custos Logísticos - Avaliação Discursiva - Tentativa 1 de 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova de Gestão de Compras e Custos Logísticos - Avaliação Discursiva - Tentativa 1 de 1
ATENÇÃO!
Para responder a avaliação discursiva, seu texto deverá estar fundamentando de acordo com o que foi estudado na disciplina e estruturado de forma que apresente uma introdução, argumentos e justificativa.
É comum usarmos ideias de outros autores para a argumentação da resposta (chamamos isso de citação), mas você só pode fazer isso em 20% do texto total e deve apresentar de onde copiou o trecho. Assim, você deve escrever a referência com o nome do autor e livro, link da internet ou outro material (seja por mídia escrita, áudio ou vídeo) que tenha usado.
Não são permitidas cópias do material didático nem de outras mídias que não atendam essas regras, sob pena de anulação integral da resposta.
Leia atentamente ao que está sendo pedido na questão e siga as instruções para elaborar e entregar uma boa resposta!
Bons estudos!
Questão:
Leia a reportagem a seguir:
 
"Coronavírus afeta fortemente transporte marítimo mundial"
O transporte marítimo de mercadorias, que depende muito da atividade comercial chinesa, tem sido afetado desde o início do ano pela epidemia de coronavírus, que pesa na atividade portuária e na demanda por matérias-primas na China.
Testemunhando essa má fase, o índice que reflete diariamente os preços cobrados nas 20 rotas de transporte a granel consideradas "representativas" do mercado - o Baltic Dry Index (BDI) - atingiu na semana passada seu nível mais baixo desde o início de 2016.
O da categoria "capesize", composta pelos maiores navios que transportam principalmente carvão e minério de ferro, nunca esteve tão baixo desde sua criação.
"A recente queda está diretamente relacionada à epidemia de coronavírus na China e às restrições de atividade resultantes dela", resumem os analistas da Capital Economics.
A crise da pneumonia viral levou a "uma paralisação completa de muitos portos chineses", disse à AFP Lars Bastian Østereng, responsável de pesquisa na Arctic Securities, e as operações foram fortemente perturbadas em outros.
O armador Louis Dreyfus Armateurs, por exemplo, suspendeu o revezamento de equipes na China e não permite mais que seus marinheiros desembarquem. A mudança atrapalha consideravelmente as escalas.
"A epidemia de coronavírus é um fenômeno muito grave para o mercado", confirma à AFP seu secretário-geral, Antoine Person.
Além dos problemas logísticos imediatos, há a desaceleração da demanda chinesa no curto e talvez médio prazo, já que o país responde por "cerca de 35% das importações de granéis secos por via marítima no mundo", lembra o analista da Arctic Securities.
Além dos cerca de 2.100 mortos e 74.500 infectados na China, de acordo com o último balanço das autoridades, as medidas drásticas tomadas por Pequim para limitar a propagação da epidemia que apareceu na província de Hubei, no centro da China, frearam drasticamente a economia do país.
Essa desaceleração afeta a produção de eletricidade, que absorve muito em carvão, assim como as siderúrgicas que engolem minério de ferro provenientes do Brasil, ou da Austrália, duas commodities que enchem os navios "capesize", observam os analistas da Capital Economics.
Além das matérias-primas importadas - a China consome, por exemplo, quase 40% da produção mundial de metais -, suas fábricas operando a meia capacidade afetam os transportadores de mercadorias.
A gigante dinamarquesa do transporte marítimo AP Moeller-Maersk alertou nesta quinta-feira, por ocasião da publicação de seus resultados, que o início do ano foi "fraco", devido ao fechamento mais longo do que o normal das fábricas na China.
Ele acrescentou que, para 2020, a visibilidade, crucial para o setor, foi consideravelmente reduzida.
Vários fatores que contribuem para a queda nos índices deixam, no entanto, alguns lampejos de esperança para os armadores, intermediários e outros participantes do mercado.
Primeiro, os índices Baltic Exchange na Bolsa de Londres, referência mundial para avaliar o custo do envio de matérias-primas, estão acostumados com uma alta volatilidade.
"A guerra comercial sino-americana, novas regras de combustível para navios, ou eventos climáticos, também estão por trás da queda no BDI", acrescenta Person.
Esse declínio também é acentuado pela sazonalidade. Os preparativos para as festividades do Ano Novo Lunar na China tendem a aumentar a demanda no final do ano, elevando os índices. O período de férias a seguir os puxa na outra direção, acentuando um "efeito de queda".
Se observar com atenção, o BDI continua sendo um indicador importante para o mercado, e alguns o consideram um termômetro confiável do crescimento global futuro."
  
(Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2020/02/20/interna_internacional,1123275/coronavirus-afeta-fortemente-transporte-maritimo-mundial.shtml. Acesso em: 22/05/2020)
 
Para responder as questões, você precisa inicialmente refletir sobre os impactos do COVID-19 na economia mundial. Conforme a notícia, responda o que se pede: 
- A qual modal de transporte a reportagem se refere?
- Por que a escolha do modal e transporte é relevante para os custos logísticos?
- Qual alternativa você sugeriria a um gestor de logística que depende de matéria-prima chinesa na situação relatada?
A covid-19 afetou de uma forma que nem uma doença tinha feito, fechando portos e países, isso acabou tendo a economia do pais sendo reduzida, afetando todas as áreas, os estragos ocasionados pelo Coronavírus na economia são sentidos agora e continuarão sendo percebidos por mais algum tempo.
a reportagem se refere ao Modal aquaviário
Grandes capacidades
O modal permite o transporte de grandes quantidades de carga para longas distâncias.
Frete baixo
Há um baixo custo de frete.
Baixo risco
Há um risco bem baixo de ocorrer avarias na carga transportada ou outros sinistros.
As principais funções do transporte na Logística estão ligadas basicamente às dimensões de tempo e utilidade de lugar.
sugeria a procura de matéria prima em países vizinhos, a fim de não deixar o estoque baixar , assim abrindo a concorrência ,procurando um preço mais baixo ou mais próximo das mercadorias da china nesse caso
Os assuntos da questão são tratados no capítulo 2, do livro da disciplina. O transporte é um serviço que deve ocorrer onde é produzida a matéria-prima e/ou produto acabado. Diante do contexto relatado na matéria jornalística, provavelmente todos os modais de transporte  foram afetados, entretanto, a matéria destaca o modal de transporte aquaviário (fluvial ou marítimo).
O modal de transporte aquaviário é muito utilizado em nosso país devido a nossa extensão litorânea. Esse modal é utilizado para transportar cargas de baixo valor agregado e produtos não perecíveis, devido a possibilidade de transportar grandes quantidades, seus custos são baixos, por isso é muito utilizado, o transporte afeta diretamente os custos do produto acabado.
A escolha do modal de transporte leva em consideração um conjunto de fatores, como, por exemplo, tipos de carga transportada, embalagens, custos operacional, flexibilidade e rapidez. Sugeriria ao gestor que avalie sua urgência em receber a matéria-prima, caso não possa aguardar o controle da epidemia, que busque, junto a outras empresas do setor, um frete aéreo compartilhado que não afete diretamente os custos do produto final. A sugestão do modal aéreo foi mencionada apenas devido sua velocidade ser superior aos outros modais. No entanto, em termos de custo, o modal aquaviário é o mais indicado em termos de preço para longas distâncias (quando a geografia permite).

Continue navegando