Buscar

Ações, Dimensões e Aplicabilidade do Instrumental Técnico-operativo do Serviço Social - Avaliação II - Objetiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABARITO | Avaliação II - Individual
Peso da Avaliação
1,50
Prova Qtd. de Questões
10
Acertos/Erros
10/0
Nota
10,00
A Ciência Social como conhecimento científico apresenta duas correntes: a Ciência Básica, que busca estudar os aspectos sociais do homem individual e de grupo na sociedade, e a Ciência Aplicada, que desenvolve conhecimentos para enriquecer a base de pesquisas.
Com base nesse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA:
A A Ciência Aplicada pode ser entendida como parte da pesquisa científica, pois se preocupa em modificar a sociedade.
B A Ciência Aplicada desenvolve mecanismos para compreender as situações do cotidiano de uma sociedade.
C A Ciência Básica busca conhecer, enriquecer a base do conhecimento do homem sem modificar a sociedade.
D A Ciência Básica desenvolve pesquisas com o objetivo de buscar elementos para modificar o cotidiano da humanidade.
A questão social representa não só as desigualdades, mas também o processo de resistência e luta dos trabalhadores na conquista de seus direitos, negados através da exclusão, da dominação política e econômica e da marginalização dos sujeitos. Sobre a questão
social, analise as sentenças a seguir:
I- A questão social pode ser compreendida como a demonstração da ação de desenvolvimento, na reprodução do contexto social do trabalho.
II- A questão social refirma-se no contexto da divisão social do trabalho, no âmbito do modo capitalista de produção.
III- A questão social expressa-se na contradição fundada no modo capitalista de produção.
IV- A questão social no espaço de conflito entre a lógica e o trabalho nega sua representação ideológica de favorecimento às desigualdades sociais.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C As sentenças III e IV estão corretas.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.
A competência relacional do profissional de Serviço Social refere-se à capacidade de ser potencializada através do contexto da práxis nas relações sociais. Ela se direciona em qualquer espaço institucional, sendo o norte de todo o processo de trabalho do assistente
social. A partir desse pressuposto, analise as sentenças a seguir:
I- O profissional de Serviço Social necessita no seu cotidiano de trabalho exercitar suas habilidades para o melhor desempenho de suas funções junto à questão social.
II- O profissional de Serviço Social delimitará sua competência a partir de suas habilidades, das atitudes, ou seja, seu conhecimento junto às demandas sociais.
III- O profissional de Serviço Social deve considerar apenas as habilidades na realização das tarefas executadas no processo de trabalho na sociedade.
IV- O profissional de Serviço Social, para compreender a competência relacional, necessita compreender e interferir no contexto social as dificuldades do sujeito.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças I, III e IV estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças III e IV estão corretas.
A competência relacional não está restrita ao conhecimento acumulado no espaço de formação, demanda para sua constituição da articulação do conhecimento teórico com a troca de ideias e experiências, discussões, trabalho em equipe e do desenvolvimento de
habilidades que o profissional do serviço social adquire no percurso histórico profissional. Considerando a competência relacional enquanto eixo norteador do processo de trabalho do assistente social, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Exercitar a competência relacional implica saber trocar, respeitar, compartilhar, confiar e ser flexível.
(    ) A competência relacional restringe-se ao processo de formação teórico.
(    ) A competência relacional envolve a expansão do conhecimento, através do processo teórico e da prática profissional, os quais possibilitam vivências em que estes campos, ao se relacionarem, refletem no desempenho qualitativo do profissional.
(    ) As competências, com destaque neste momento à relacional, são fundamentais para a qualificação profissional.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - V - F.
B F - V - V - F.
C V - V - F - V.
D V - F - V - V.
O Positivismo refere-se ao conhecimento científico e não científico, sendo considerado uma doutrina filosófica, sociológica e política que surgiu no fim da Idade Média. Com as crises social e moral da Sociedade Industrial, surge a proposta da existência humana com
base na ética. Nesse sentido, o Positivismo apresentou quatro períodos distintos. A partir desse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA:
A O Positivismo Crítico é o período de flexibilização dos ideais assumidos por Auguste Comte.
B O Positivismo Lógico se baseia na verificação e na comprovação através da elaboração de hipóteses.
C O Pronto-positivismo tem como sua origem o conhecimento baseado no raciocínio.
D O Positivismo é o período no qual as ideias tornaram-se homogêneas, e o maior exemplo desse período foram as ideias resumidas na obra de Auguste Comte.
A instrumentalidade para o Serviço Social passa a ser um conceito no qual o profissional se baseia na capacidade adquirida para o desenvolvimento de seu trabalho. Por ser um processo intencional, reflete nas relações interpessoais e sociais no cotidiano do seu
trabalho. A partir desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O profissional do Serviço Social constrói e reconstrói as condições para objetivar a transformação e a mudança na realidade social, através da instrumentalidade.
(    ) A instrumentalidade passa a ser uma das condições necessárias ao pleno desenvolvimento do cotidiano profissional de Serviço Social.
(    ) A instrumentalidade possibilita ao assistente social potencializar sua intencionalidade, através dos conhecimentos adquiridos no exercício profissional.
(    ) A instrumentalidade para o assistente social é uma escolha relativamente difícil, já que, após a graduação, o seu conhecimento torna-se estático.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - F - V.
B F - V - F - V.
C V - V - V - F.
D V - F - V - F.
O assistente social, em sua trajetória junto às questões sociais, reúne a competência relacional com o conhecimento que adquiriu durante seu processo de aprendizagem, para que sua atuação profissional junto às demandas sociais possa transcorrer com a máxima
competência, a fim de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária através da conquista dos direitos do sujeito. A partir desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A competência relacional baseia-se no cotidiano da prática no contexto das questões sociais vivenciadas pelo sujeito.
(    ) O Serviço Social, através do conhecimento teórico e moral do profissional, enfrenta no seu cotidiano desafios para modificar a realidade social.  
1
2
3
4
5
6
7
(    ) A competência relacional se caracteriza como a mais importante habilidade para o Serviço Social, norteando o processo de trabalho.
(    ) A competência relacional qualifica o assistente social a partir de seu aperfeiçoamento no processo de trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - F.
B F - V - F - V.
C V - V - F - F.
D F - F - F - V.
O trabalhador, ao vender a força de trabalho, com o objetivo de manter a sua subsistência e de sua família, recebe em troca como produto desta venda um salário. Nesta perspectiva, assinale a alternativa CORRETA:
A O capitalismo consome a força de trabalho e, neste processo, os meios de produção pertencem ao trabalhador.
B No processo de produção, o trabalhador apresenta-se como mera força de trabalho, servindo de mecanismo pessoal de riqueza a terceiros.
C Os objetos e as mercadorias produzidos através da força de trabalho são revertidos em riquezas ao trabalhador.
D A força de trabalho para o trabalhador transforma-seem capital real, pois em seu valor de uso está agregado a mais-valia, responsável pela geração de riquezas ao trabalhador.
A questão social é considerada o objeto de trabalho do assistente social. Sempre será um desafio para o Serviço Social, pois a profissão legitima a função social. Ela vem ao encontro das necessidades do homem no contexto da sociedade. Nesse sentido, torna-se a
manifestação das contradições: capital e trabalho. Neste contexto, sobre a matéria-prima do Serviço Social, analise as sentenças a seguir:
I- O assistente social trabalha as expressões da questão social no contexto da sociedade contemporânea, na relação trabalho x capital, interferindo na vida individual ou coletiva do sujeito.
II- O assistente social busca trabalhar as expressões da questão social do homem em sociedade,  objetivando mudanças de atos e comportamentos.
III- O assistente social projeta sua trajetória histórica na questão social.
IV- O assistente social trabalha as relações de conflitos do homem em sociedade, ignorando as manifestações da desigualdade e a luta pelos direitos sociais.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças III e IV estão corretas.
D As sentenças II e IV estão corretas.
O Conhecimento Científico é a única verdade que existe no campo das ciências. Para os Positivistas, ele se dá através da experimentação e não apenas pela razão. A partir desse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA:
A O Conhecimento Científico é baseado na vivência do ser humano e interpretado por teorias evolucionistas.
B O Conhecimento Científico na atualidade é considerado uma verdade absoluta, futuramente poderá não ser; este tipo de conhecimento é totalmente reflexo do contexto social.
C O Conhecimento Científico depende de cada período histórico, porém é construído através dos movimentos físicos estruturais da sociedade.
D O Conhecimento Científico deve apresentar objetividade, imparcialidade e desinteresse no processo progressivo e cumulativo.
8
9
10

Continue navegando