Buscar

Gestão do desenvolvimento humano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA (AD)
Curso de Graduação em: Ciências Aeronáuticas
Unidade de Aprendizagem: Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional 
Aluno(a): Edson Rodrigues de Souza
1. Leia a reportagem publicada na Revista Você S/A, após responda às questões apresentadas.
	
4 executivos contam como ser o número 1 nas empresas
 
Estes quatro executivos foram revelados pela VOCÊ S/A com outros 100 potenciais CEOs. Eles chegaram lá e agora contam como ser o número 1.
São Paulo - Identificar executivos com potencial de liderar as empresas de amanhã. Essa era a proposta do CEO do Futuro, projeto da VOCÊ S/A que teve início em 2001, contou com sete edições e foi realizado em parceria com Korn/Ferry e Fundação Instituto de Administração.
Em sua primeira edição, recebeu 1.000 currículos. Os candidatos tinham o histórico auditado e as competências mapeadas. As informações eram confrontadas com as habilidades exigidas para ser presidente. O perfil dos vencedores foi publicado na VOCÊ S/A.
Dos 104 eleitos, 24 se tornaram presidente de empresa. O prêmio foi criado nos primeiros anos do Plano Real (de estabilidade econômica, portanto), quando centenas de empresas chegavam ao país ou estavam expandindo seus negócios. As companhias tinham urgência em identificar líderes — e o CEO do Futuro prestou esse serviço.
O prêmio teve sua última edição em 2008. A queda do número de inscrições motivou a decisão de encerrar o projeto, que deixou história. Em 2003 foi fundado o Instituto CEO do Futuro, que dá cursos para jovens de baixa renda, de 18 a 25 anos, desenvolverem-se profissionalmente — 300 deles já foram capacitados.
No LinkedIn, o grupo CEOs do Futuro conta com 78 executivos que estiveram nas páginas da VOCÊ S/A.
 
Marcelo Miranda
35 anos, CEO do Futuro em 2006, se tornou presidente da construtora BS em 2009.
Atualmente comanda a Precon Engenharia.
Quem é ele: engenheiro e líder precoce, Marcelo assumiu a área financeira da construtora Andrade Gutierrez aos 23 anos. Desde então, os desafios vem aumentando.
Conselho de carreira: "Nunca perca seus ideais. Quando você começa trabalhar só por dinheiro e por meta, as coisas perdem o sentido".
 
João Ramires
39 anos, CEO do Futuro em 2003, assumiu a direção da Coca-Cola Guararapes em 2004. É o atual gerente-geral da Coca-Cola no Brasil.
Quem é ele: carioca, administrador de empresas, João é um workaholic diagnosticado. Aos 23 anos, já estava com pressão alta. Hoje, faz esportes e tem uma vida regrada.
Conselho de carreira: "Não se contente com soluções simplistas".
 
Anna Chaia
44 anos, CEO do Futuro em 2002, se tornou presidente da L’Occitane no Brasil em 2009. Em agosto do ano passado, a empresa anunciou que optou por uma gestão francesa e nomeou Benjamin Beaufils presidente.
Quem é ela: formada em marketing, passou por diferentes setores de grandes empresas, como Unilever, Natura e Whirlpool.
Conselho de carreira: "Invista na sua formação. Eu tentei ser consistente desde o começo, investindo também na prática".
 
Rodrigo Santos
38 anos, CEO do Futuro em 2005, se tornou presidente da Monsanto em janeiro deste ano.
Quem é ele: engenheiro agrônomo, Rodrigo é tido pelos pares como um profissional inovador e criativo.
Conselho de carreira: "Tenha um olhar empreendedor, veja o positivo das coisas e busque os porquês".
 
Fonte: VOCÊ/SA, ed. 179, 01 jun. 2013. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/carreira/eles-venceram/>. Acesso em: 04 jul. 2017.
O texto fala de gestores de diversas áreas, mas que vivenciam a dinâmica que também se faz presente no contexto da Gestão de Pessoas: a necessidade de estar atualizado e motivado para se manter no mercado. Amparando-se nos nossos estudos, analise a reportagem (deixe claro o seu posicionamento de concordância ou discordância) e apresente o porquê se tem falado mais de habilidades e competências comportamentais do que de técnicas, quando o assunto é como deve ser o gestor de pessoas. (4,0)
 
R: Concordo como a reportagem e os entrevistados, os quatro citam conselhos ligados ao desenvolvimento comportamental. 
Nos dias atuais onde temos acesso facilitado ao conhecimento e informações em abundância, por que temos tantas pessoas despreparadas para o mercado de trabalho? 
Em minha opinião a resposta está na falta de desenvolvimento do comportamento das pessoas. 
Não adianta focarmos somente no conhecimento técnico como se fosse uma “receita de bolo”, para nos destacarmos, temos que ir além, temos que entender as questões que nos rodeiam e aprimorar nossas competências e habilidades diariamente.
	
2. É legítimo afirmar que o ser humano se desenvolve através do trabalho? Por quê? (3,0)
 
R: Sim, é completamente legítimo.
O trabalho não só é a execução de tarefas “corporativas e sociais” mas também o aprimoramento constante dessas tarefas, trabalho é atividade transformadora do homem, realizada na natureza e na sociedade em que vive, através do trabalho o homem vem modificando o mundo e sua própria existência, dês de que surgiu no planeta.
3. Há muitos autores e muitos textos na literatura que entende que os estudos da Psicologia, Sociologia e Ergonomia, sobre a Organização do Trabalho na busca pela compreensão do ser humano, a partir de suas atividades realizadoras e transformadoras da realidade, coloca o trabalho como uma das principais categorias de análise daquilo que é propriamente humano: a capacidade de mudar as condições de sobrevivência a partir da geração de novas necessidades. Desenvolva uma reflexão, explicitando as suas posições a respeito das ideias apresentadas no texto. (10 linhas). (3,0)
R: O trabalho faz parte da natureza humana dês de o início de sua existência, durante toda sua história o homem tem buscado no trabalho a solução para suas necessidades e respostas para suas perguntas.
A sociedade moderna tem no trabalho, um de seus pilares mais importantes, podemos dizer que se não existisse trabalho, a vida humana não seria capaz de se desenvolver e prosperar, pois o trabalho não é só um meio de sobrevivência, ele envolve praticamente toda a atividade humana, sendo ela, social, intelectual, ou no lazer, e tem grande importância no desenvolvimento de um individuo ou do coletivo. 
Podemos ainda afirmar, que o trabalho tem moldado e molda o comportamento humano, modificando diariamente a maneira que as pessoas se relacionam e se tornem cada dia mais codependentes entre si, gerando novas necessidades, trazendo novas soluções e fazendo com que esse ciclo nunca termine.
Sendo assim, o trabalho tem uma importância tão relevante no desenvolvimento humano que naturalmente, têm uma relação direta com os estudos da Psicologia, Sociologia e Ergonomia.

Continue navegando