Buscar

Adg4 - Introdução À Biologia Celular e do Desenvolvimento

Prévia do material em texto

Matéria: Adg4 - Introdução À Biologia Celular e do Desenvolvimento
Curso: enfermagem
1)
A partir da fecundação, originando o zigoto, é quando ocorrem as maiores transformações pelas quais um ser vivo passa em toda a sua vida. Estas mudanças podem ser observadas basicamente em três processos importantes: a segmentação ou clivagem, a gastrulação e a organogênese.
O processo em que o embrião se implanta no endométrio da cavidade uterina e inicia-se a gravidez, é chamado de
Alternativas:
· a)
organogêse.
· b)
blastocisto.
· c)
nidação.
Alternativa assinalada
· d)
gastrulação.
· e)
fecundação.
2)
Finalizada a primeira semana do desenvolvimento, inicia-se a segunda semana caracterizada por uma série de acontecimentos, dentre eles o término da implantação do blastocisto, aproximadamente no décimo dia após a fertilização; a formação de estruturas extraembrionárias; e alterações no embrioblasto.
Com a progressão da implantação do blastocisto, ocorrem mudanças no embrioblasto, resultando na formação do disco embrionário bilaminar formado por duas camadas, são elas
Alternativas:
· a)
o sinciciotrofoblasto e o citotrofoblasto.
· b)
o ectoderma e o mesoderma.
· c)
o trofoblasto e o embrioblasto.
· d)
o epiblasto e o mesoblasto.
· e)
o epiblasto e o hipoblasto.
Alternativa assinalada
3)
Após o processo de nidação, o embrião começa a produzir um hormônio, através das células do trofoblasto, cuja função é manter o corpo lúteo no ovário durante o primeiro trimestre da gestação, de forma a manter o espessamento do endométrio. Este hormônio auxilia na inibição da menstruação e ausência de uma nova menstruação, e ao final dos 10 primeiros dias de desenvolvimento já é detectado na corrente sanguínea da mãe, indicando a gravidez.
Assinale a alternativa correta que indica o hormônio descrito no texto.
Alternativas:
· a)
Hormônio luteinizante.
· b)
Gonadotrofina coriônica humana.
Alternativa assinalada
· c)
Progesterona.
· d)
Esteroides.
· e)
Hormônio folículo estimulante.
4)
No início do desenvolvimento embrionário humano, o embrião não se parece em nada conosco, ele adquire características humanas ao final da oitava semana de desenvolvimento.
Comparando a embriologia de diversos vertebrados observa-se uma grande semelhança no padrão de desenvolvimento inicial. À medida que o embrião se desenvolve, surgem características individualizantes e as semelhanças diminuem.
A fase em que o embrião passa a apresentar os três folhetos germinativos e é marcado por intensos movimentos morfogenéticos é a
Alternativas:
· a)
clivagem.
· b)
organogênese.
· c)
gastrulação.
Alternativa assinalada
· d)
neurulação.
· e)
morfogênese.

Continue navegando