Buscar

APX1 História da Educação 2021 2 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação Presencial APX1 – 2021.2
Disciplina: História da Educação
Coordenadora: Maria de Lourdes Silva
Aluno(a):__________________________________________________________________ 
Matrícula:_______________________________________Polo: ______________________ 
Prezado estudante, esse semestre nossa APX1 será totalmente discursiva com apenas duas questões. Observe que tomamos como referência o podcast feito como Revisão APX1 2021.2, a videotutoria “Problematizações sobre feminização do magistério no Brasil” e os textos das aulas. Essa é, portanto, uma avaliação discursiva. Cada um de vocês pode usar até 1 (uma) lauda para cada resposta. A capacidade de condensar uma resposta encorpada, densa e rica no conteúdo é parte da avaliação.
Desejamos a todos, um excelente trabalho!
1ª Questão: Sabemos que a escola pública no Brasil deixa o ambiente da casa do professor na virada do século XIX para o XX. Sobre esse assunto, explique como se dá a passagem do modelo escolar do mestre-escola aos grupos escolares.
2ª Questão: A história da entrada das mulheres no magistério combina lutas, resistências, enfrentamentos com os projetos de um Estado que aderia à modernidade sem desistir de manter sob controle parcelas da população importantes para a manutenção de uma estrutura social patriarcal, conservadora, latifundiária e racista. As mulheres, pilar da família, era uma parcela que deveria ter sua saída para o espaço público regulado por um projeto de nação cuidadoso, que ameaçasse a estrutura social. Pensando nisso, e no que diz a escritora Maria Carolina de Jesus na imagem ao lado, analise o processo de feminização do magistério, considerando a questão de gênero e de raça.
Boa Sorte!

Continue navegando