Buscar

Origem e Heranças da Filosofia Grega

Prévia do material em texto

Filosofia 
Professor: Jonathas 
Aluna: Talita Barreto da Silva 
Matrícula: 20200846062
RESENHA 
Marilena Chauí - Convite a filosofia. Unidade 01 – Capítulo 01(A Origem da Filosofia). Esse. Ática, São Paulo, 2000.
Credenciais da Autora
Marilena de Souza Chauí(1994) é uma importante intelectual brasileira que atua como professora do departamento de filosofia da Universidade de São Paulo(USP) desde 1967. Além de professora, a educadora também foi secretaria municipal de cultura de São Paulo entre 1989 e 1992(durante o governo de Luiza Erundina). 
Resumo da obra
Segundo a autora e filósofo Marilene Chauí, na unidade 01, capítulo 01, ela vem apresentando “a origem da filosofia”:
Definição – Philos = Amizade e Shophia = Sabedoria.
Filosofia significa amizade, amor pelo saber, portanto filósofo é aquele que ama o saber.
A filosofia surge, quando alguns gregos insatisfeitos com as explicações que as tradições lhes davam sobre a realidade, começaram a questionar e a buscar respostas para esta realidade, ou ainda quando estes mesmos gregos insatisfeitos descobrem que a realidade do mundo e dos homens não era algo secreto e misterioso e que todos podiam, através da razão e do pensamento conhecer e transmitir a mesma.
Foi através da filosofia que os gregos introduziram no Ocidente princípios como razão, racionalidade, ética, ciência, política, técnica e arte. O que no caso de outras culturas são sabedorias, pois são até certo ponto limitadas, diferente da filosofia grega, que é uma forma de exprimir pensamentos muito mais ampla e completa, e que por razões históricas e políticas, difundiu-se para a Europa e o Brasil.
Heranças da filosofia grega:
1- A ideia de que a natureza opera obedecendo as leis e princípios necessários e universais.
2- A ideia que as leis necessárias e universais da natureza podem ser plenamente conhecidas por nosso pensamento.
3- A ideia de que o nosso pensamento é lógico e segue leis lógicas.
4- A ideia de que as práticas humanas depende da vontade livre, da deliberação e da discussão emocional ou racional, de nossas preferências segundo valores e padrões que foram estabelecidos por seres humanos e não por divindades ou por outras espécies de forças.
5- A ideia de que os acontecimentos naturais e humanos São necessários porque obedecem as leis da natureza humana, mas também podem ser acidentais. A diferença entre o necessário e o acidental, nos permite evitar o fatalismo.
6- A ideia de que os seres humanos, aspiram, o conhecimento verdadeiro, à felicidade e a justiça.
Crítica
Com uma linguagem objetiva e esclarecedora, Marilene Chauí explica sobre a origem da filosofia, a respeito surgimento e heranças da filosofia grega.

Continue navegando