Buscar

sistematização empreendedorismo - EAD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SISTEMATIZAÇÃO EMPREENDEDORISMO
	
	Nome
	
	
	Matrícula
	
Olá, estudante!
A atividade Sistematização 1 deve ser respondida neste arquivo. Observo que você de renomear o arquivo com o nome da atividade Sistematização 1 e o seu nome (Exemplo: Sistematização 1 João Martins). Depois de responder as quatro questões, você deverá salvar o arquivo e anexá-lo no local indicado na Sistematização 1 (há também orientações sobre como anexar arquivos na Sala de Ambientação), observando o seguinte:
- A resposta de cada questão deve ter, no máximo, 15 linhas, com texto justificado, fonte Arial, tamanho 12 e espaçamento simples;
- Atente-se à norma padrão da língua portuguesa;
- Lembre-se! Este arquivo deve ser salvo no formato Word ou PDF e anexado à atividade, no espaço destinado a isso.
Vamos às questões:
	QUESTÃO 1
(ENADE 2015 – Administração) Qualquer análise das ameaças e oportunidades com que uma empresa se depara deve começar com um entendimento do ambiente geral em que ela opera. O ambiente geral consiste de seis elementos interrelacionados: mudanças tecnológicas, tendências demográficas, tendências culturais, clima econômico, condições legais e políticas, e acontecimento internacional específicos.
BARNEY, J. B.; HESTERLY, W. S. Administração estratégica e vantagem competitiva. 3. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011 (adaptado).
Escolha três dos elementos citados no texto e discorra sobre possíveis oportunidades ou ameaças para as empresas, decorrentes de cada um desses elementos.
	
Tendências Culturais: Ao investir em tendências culturais a empresa consegue gerar um laço mais firme com o cliente e com isso ganhar mais clientes. A ameaça que as tendências culturais trazem é que a empresa ao optar por não segui-la pode perder alguns clientes uma vez que não terão aquela interação/identificação com a empresa.
Clima econômico: Com o conhecimento certo e o planejamento devido, a empresa pode não se afetar com crises e inclusive tirar delas boas formas de empreender e inovar. Porém ignorando o clima econômico a empresa pode ficar sem um norte e acabar causando a própria crise.
Mudanças tecnológicas: As empresas que optam pela tecnologia garantem um diferencial, chamam atenção, tornam as atividades desempenhadas mais práticas. Todavia, as mudanças tecnológicas também são uma ameaça para as empresas, de modo que, correm o risco de ficarem ultrapassadas, perdendo o espaço que lhe foi conquistado em virtude da tecnologia. 
	QUESTÃO 2
Um analista de marketing foi contratado por uma prefeitura de um município turístico do Estado do CE, para analisar o macro e microambiente de forma a indicar as melhores estratégias de marketing para melhorar o turismo da cidade. O analista, depois de 2 semanas de trabalho, identificou as seguintes variáveis:
- Maior parte das praias (paradisíacas) sem acesso e sem estrutura de suporte para banhistas;
- Pouca divulgação do turismo na região e nível nacional;
- Baixo nível técnico dos profissionais de turismo na cidade;
- Crescimento do turismo no Estado de Alagoas.
Com base no exposto, faça o que se pede:
a) Classifique as variáveis acima entre oportunidades, ameaças, forças e fraquezas.
b) Indique, ao menos, 02 estratégias que poderiam ser adotadas pela prefeitura, considerando as variáveis acima.
	O crescimento do turismo no Estado de Alagoas é uma ameaça; O baixo nível técnico dos profissionais de turismo é uma fraqueza; A pouca divulgação do turismo na região e nível nacional é uma oportunidade; As praias sem suporte para os banhistas também pode ser classificado como uma fraqueza.
Assim, a Prefeitura poderia tomar como estratégia, investir em estruturas para receber os banhistas, pois, todo o investimento voltaria para os fundos municipais quando os turistas começassem a visitar o Estado, para atrair os turistas ele também precisariam investir na divulgação das novas estruturas e dos pontos turísticos pertencentes no Estado, por meio de redes sociais, televisão, entre outros meios de comunicação e por ultimo, qualificar os funcionários da parte turística, para atenderem de forma capacitada os futuros turistas. 
	QUESTÃO 3
O crescimento do fenômeno do intraempreendedorismo, ou empreendedorismo corporativo, é um fato que comprova que empreender não é, necessariamente, o ato abrir um negócio, mas, muito mais que isso, um tipo de comportamento. Assim, o intraempreendedorismo demonstra que empreender pode ser também uma alternativa de carreira e de desenvolvimento profissional. Diante disso, descreva a importância do intraempreendedorismo para uma empresa e aponte, ao menos, 3 características comportamentais fundamentais para ser um intraempreendedor de sucesso na sua área de formação.
	Intraempreendedorismo é o empreendedorismo dentro de uma empresa.
Características fundamentais são ter o poder tomar decisões, saber calcular os possíveis riscos e ser racional, paciente quando situações difíceis acontecem, sempre buscando lidar com tranquilidade, da melhor forma possivel para solucionar o problema.
	QUESTÃO 4
É comum que os empreendedores escolham atuar em segmentos onde já possuem alguma familiaridade ou experiência profissional e, por isso, eles já têm muito da ideia do negócio em mente. Nestes casos, é também comum crer que não é necessário realizar o planejamento do negócio, já que a experiência de vida pode dar a sensação de que o conhecimento tácito é suficiente. Sabemos, entretanto, que pensar dessa forma é um erro, e que as ferramentas que propiciam o processo empreendedor são fundamentais para o êxito da empreitada. Diante do exposto, explique a importância de se fazer o projeto do negócio, explicando também as diferenças entre Plano de Negócios e Modelo Canvas.
	A importância do projeto do negocio e a precisão de dados que são obtidos, onde o empreendedor consegue prever despesas futuras, rendimentos, dessa forma ele não corre o risco de “dar o passo maior que a perna”. Plano de negócios por exemplo é importante pois é um guia, com detalhes muitos específicos sobre a empresa, com cálculos e características do determinado ramo do empreendedor, sua principal função é visualizar os gastos e lucros para que não haja erros administrativos. Já o Canvas, também é um bom material para ser usado no projeto, porém, diferente do plano de negócios, ele é mais simplificado, contendo os gastos e o retorno financeiro da empresa.

Outros materiais