Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A ética, como expressão do pensamento correto, é um ramo da filosofia que procura abarcar o que é moralmente certo ou errado, justo ou injusto, aceitável ou não aceitável em determinada sociedade.  Refletindo sobre essa temática, descreva os problemas éticos e os problemas morais que existem nas sociedades.
Resposta esperada
Em toda e qualquer sociedade existirão sempre os problemas éticos e os dilemas morais, pois em todas as sociedades é estabelecido um conjunto de regras, valores, padrões, condutas, entre outros fatores culturais. Os problemas surgem quando existe a contrariedade daquilo que genericamente a sociedade estabeleceu como padrão de valores e comportamentos. Os problemas éticos e morais estão relacionados também ao Estado, visto que os valores, tais como a liberdade, a democracia, a igualdade, a justiça, entre outros, por vezes são ameaçados ou não efetivados de fato na sociedade. Nesse sentido, existem muitos conflitos, pois as pessoas reivindicam seus direitos enquanto cidadãos. No sistema que vivemos, predominam os valores econômicos em detrimento dos valores sociais, educacionais, culturais, éticos. Alguns problemas éticos e morais estão relacionados a diferentes formas de preconceito e discriminação, injustiça e exclusão social, desigualdade e indiferença, entre outros aspectos.
Minha resposta
Os conflitos estão relacionados ao estado, quando os valores éticos e morais como liberdade, democracia, igualdade, justiça, não estão não estão sendo efetivados na sociedade. A maioria desses conflitos estão relacionados aos preconceitos, violências, discriminação, injustiças, desigualdades, indiferenças, exclusão social entre outros.
2Ao longo da história, o conceito de cidadania foi ampliado, passando a englobar um conjunto de valores sociais que determinam o conjunto de deveres e direitos de um cidadão. Assim, disserte sobre os aspectos do conceito de cidadania.
Resposta esperada
Cidadania é a expressão concreta do exercício da democracia. Nesse sentido, ela expressa a igualdade dos indivíduos perante a lei, pertencendo a uma sociedade organizada. Exercer a cidadania é ter consciência de suas obrigações e lutar pelos seus direitos, é ter a garantia plena dos direitos civis, políticos e sociais. Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade, ter direitos civis e deveres sociais. A cidadania está relacionada com a participação social, com a justiça social, com as normas sociais, com a inclusão social, com a qualidade de vida na sociedade.
Minha resposta
Cidadania é a pratica dos direitos e deveres de um individuo em um Estado. Onde esses direitos e deveres devem permanecer juntos, uma vez que o direito de um cidadão implica necessariamente numa obrigação de direitos, e formam um conjunto.

Continue navegando