Buscar

Exercício - 2

Prévia do material em texto

Em uma Policlínica temos várias especialidades médicas atuando no mesmo ambiente, mas sem compartilhar entre si informações. Pensando nos diferentes tipos de equipe, podemos definir essa equipe como:
 
	
	
	
	Intraprofissional
	
	
	Interprofissional
	
	
	Interdisciplinar
	
	
	Multidisciplinar
	
	
	Pluridisciplinar
	
Explicação:
A equipe multidisciplinar caracteriza-se por um grupo de profissionais que atuam de forma independente em um mesmo ambiente de trabalho, utilizando-se de comunicações informais.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Na área de saúde, a mudança do trabalho individual para o trabalho em equipe se deu em função da inserção da Medicina Preventiva. Esta, tem como propósitos:
	
	
	
	atribuir aos médicos a responsabilidade exclusiva pelos cuidados com o doente, para recompor a hierarquia profissional na área da saúde.
	
	
	a prevenção da doença e a promoção da saúde.
	
	
	a cura do adoecimento e a distribuição de medicamentos.
	
	
	o extermínio das epidemias e a vacinação da população.
	
	
	o uso de procedimentos paliativos e de alívio da dor e do sofrimento.
	
Explicação:
Na área de saúde, a mudança do trabalho individual para o trabalho em equipe se deu em função da inserção da Medicina Preventiva. Esta, tem como propósitos a prevenção da doença e a promoção da saúde. Esta perspectiva inclui uma reformulação do lugar do médico, que passa a não ter mais, exclusivamente, a responsabilidade pelos cuidados em saúde, havendo, assim, a inserção de outros profissionais no contexto da saúde.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Na ala de Pediatria de um Hospital público há uma equipe que se reúne duas vezes por semana para analisar os casos mais graves de pacientes internados e trocar experiências para que os melhores tratamentos sejam efetivados para estes pacientes. Nestas trocas a equipe também tem a oportunidade de falar sobre as dificuldades do trabalho no setor e de situações difíceis de lidar. Este trabalho em equipe é denominado:
	
	
	
	Não divisível
	
	
	Perecível
	
	
	Divisível
	
	
	Interdisciplinar
	
	
	Multidisciplinar
	
Explicação:
Patricia Rosenfield (citada por Edson Perini em seu artigo ¿O indivíduo e o coletivo: alguns desafios da Epidemiologia e da Medicina Social¿) define a interdisciplinaridade como ¿a possibilidade do trabalho conjunto na busca de soluções, respeitando-se as bases disciplinares específicas¿. Assim, esta se caracteriza por dois aspectos distintos, porém integrados: A manutenção das fronteiras dos saberes de cada especialidade e a atuação conjunta destes saberes. 
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O Diretor da Unidade de Saúde apresentou a nova equipe que atuará no programa de saúde da família em sua unidade. Essa equipe será formada por um médico, um assistente social, um psicólogo, um enfermeiro, um dentista e três técnicos de enfermagem. De acordo com o Diretor essa equipe atuará discutindo em suas diferentes especialidades uma perspectiva para atenção integral à saúde. Ao ler essa notícia podemos afirmar que se trata de uma equipe:
	
	
	
	Multiprofissional
	
	
	Multidisciplinar
	
	
	Interdisciplinar
	
	
	Pluridisciplinar
	
	
	Intraprofissional
	
Explicação:
A interdisciplinaridade pode ser definida como a possibilidade do trabalho conjunto na busca de soluções, respeitando-se as bases disciplinares específicas. Assim, esta se caracteriza por dois aspectos distintos, porém integrados: A manutenção das fronteiras dos saberes de cada especialidade e a atuação conjunta destes saberes.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A base e o principal fundamento de uma atuação em equipe estão na colaboração de diferentes especialidades que apresentam conhecimentos e qualificações distintas. Estas diferenças, no entanto, precisam encontrar:
	
	
	
	Um foco de trabalho burocrático e verticalizado que não permita integração de ideias.
	
	
	Convergências que possibilitem uma atuação uniforme entre estes profissionais.
	
	
	Dificuldades na contribuição dos especialistas com outros especialistas, dificultando o trabalho em equipe.
	
	
	Divergências que possibilitem discussões e afastamentos entre esses profissionais.
	
	
	Possibilidades de atuação individualizada, sem troca de ideias ou colaboração.
	
Explicação:
Trabalhar em equipe requer um longo processo de ensino-aprendizagem ético e prazeiroso, com o intuito de alcançar resultados positivos para a pessoa a ser cuidada e para toda a equipe envolvida na ação. 
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O trabalho em equipe, mesmo na área de Saúde, requer acompanhamento por parte do líder. Neste processo de acompanhamento, cabe ao líder:
	
	
	
	não valorizar as competências de cada profissional.
	
	
	determinar as formas de comunicação informal.
	
	
	não estabelecer objetivos claros e definidos.
	
	
	delegar  tarefas e dar autonomia.
	
	
	não considerar as metas a serem alcançadas.
	
Explicação:
O trabalho em equipe, mesmo na área de Saúde, requer acompanhamento por parte do líder. Neste processo de acompanhamento, cabe ao líder delegar as tarefas e dar autonomia. Delegar significa deixar claras as expectativas em relação ao trabalho da equipe e dos profissionais nela envolvidos, de modo a atingir as metas e cumprir os objetivos, mas com autonomia, em função das competências técnicas e comportamentais de cada profissional.
 
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Patrícia é terapeuta ocupacional e trabalha em um Centro de Reabilitação. A sua equipe é composta por médicos, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, enfermeiras e técnicas de enfermagem. A conduta para os casos é discutida de forma conjunta pela equipe, em que todos os profissionais pactuam as decisões a serem tomadas. Esta equipe pode ser classificada de acordo com a dinâmica estabelecida no seu trabalho cotidiano. Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	Uniprofissional
	
	
	Intraprofissional
	
	
	Interdisciplinar
	
	
	Transdisciplinar
	
	
	Multidisciplinar
	
Explicação:
O trabalho em equipe interdisciplinar conta com um grupo de profissionais com formações diversificadas que atuam de maneira interdependente, inter-relacionando em um mesmo ambiente de trabalho, através de comunicação formal e informal. 
	
	
	
	 
		
	
		8.
		No Brasil, além das bases constitucionais relativas a direitos individuais, coletivos e sociais, a legislação infraconstitucional referente ao setor de saúde traz diretriz e normas que se referem, de forma direta ou indireta, à humanização da atenção em saúde, tais como:
	
	
	
	- Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	- o direito à informação das pessoas assistidas sobre sua saúde
	
	
	- à igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie,
	
	
	- os estabelecimentos de saúde devem proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente, além de manter alojamento conjunto possibilitando ao neonato estar junto à sua mãe
 
	
	
	- a preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral,
	
Explicação:
Livro Didático da disciplina, capítulo 5 página 106

Continue navegando