Buscar

Metodologia do Ensino da Literatura

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Metodologia do Ensino da Literatura
Considere o extrato de texto a seguir:
“[...] numa imagem, a trajetória do olhar não é linear: o olhar percorre a ilustração em diversas direções, orientadas pelas características da imagem. Nessa leitura, componentes da imagem são hierarquizados segundo a intenção do ilustrador e o olho é guiado por essa hierarquia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, M. A. Como usar a literatura infantil em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2005, p. 40.
 
A partir do fragmento de texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura juvenil, sobre os livros de imagens, analise as sentenças a seguir, assinalando questão verdadeira:
 
Nota: 10.0
	A	
Os livros de imagens foram criados para as crianças que ainda não consolidaram sua alfabetização, tornando possível a sua interação com o livro, preparando-as para a leitura do texto escrito.
	B	
Os livros de imagens sempre são construídos por uma sequência linear de imagens, facilitando a construção do sentido pelo pré-leitor.
	C	
Os livros de imagens podem ser bastante complexos, exigindo um leitor atento e experiente.
Você acertou!
Comentário: A questão é verdadeira, pois os livros de imagens também podem abranger o público adulto e serem estruturas de texto bastante complexas, o que exige, desde cedo, a aprendizagem da leitura da imagem e de suas especificidades por meio de um mediador (livro-base, p. 144,145).
	D	Os livros de imagens são destinados exclusivamente para fins publicitários.
	E	
A leitura de imagens, por ser simples e clara, não precisa ser aprendida e exercitada, como acontece com a leitura de textos convencionais.
 
 
Questão 2/10 - Metodologia do Ensino da Literatura
Atente para a seguinte afirmação:
“Todo ato de linguagem é uma aventura em que o jogo entre a significação explícita e a implícita coloca em risco a eficácia do processo comunicativo. Todavia, os riscos dessa aventura e o prazer dela decorrente são maiores quando o receptor se defronta com um texto em que deve não só identificar possibilidades interpretativas, mas também se situar como responsável pela produção de sentidos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ASSMANN, J.; MÜGGE, E. [et al.]. Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 29.
Levando-se em consideração o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura juvenil, sobre as práticas pedagógicas que devem ser encaminhadas pelo professor para que favoreçam o amadurecimento do leitor, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	A	É papel do professor determinar as obras a serem lidas, uma vez que a falta de maturidade do leitor em formação possibilita que ele escolha textos que não sejam adequados a sua idade.
	B	O docente precisa estar atento à capacidade leitora do aluno, indicando livros com grau de complexidade adequado, sem, no entanto, deixar de promover experiências que o instiguem a avançar em níveis de dificuldade, tornando-o um leitor crítico e competente.
Comentário: A resposta está correta, porque, de acordo com o livro-base, o professor deve respeitar a fase de leitura na qual o aluno se encontra, mas também deve organizar seu trabalho pedagógico de forma que o aluno avance de nível, ultrapassando seus limites (livro-base, p. 100).
	C	No trabalho com a leitura em sala de aula, o professor deve deixar os alunos livres para escolherem o que desejam ler, sem se preocupar em fazer qualquer tipo de intervenção.
	D	O professor, enquanto mediador de leitura, não deve deixar de intervir constantemente no processo de leitura do aluno, sugerindo ao longo da leitura interpretações mais profundas e pertinentes do texto lido.
	E	O trabalho com a leitura em sala de aula deve respeitar o gosto do aluno, sem propor leituras diferenciadas daquelas escolhidas pelo leitor, respeitando seus limites, uma vez que este ainda não se encontra capaz de responsabilizar-se pela produção de sentidos.
Questão 3/10 - Metodologia do Ensino da Literatura
Atente para a seguinte afirmação:
“Todo ato de linguagem é uma aventura em que o jogo entre a significação explícita e a implícita coloca em risco a eficácia do processo comunicativo. Todavia, os riscos dessa aventura e o prazer dela decorrente são maiores quando o receptor se defronta com um texto em que deve não só identificar possibilidades interpretativas, mas também se situar como responsável pela produção de sentidos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ASSMANN, J.; MÜGGE, E. [et al.]. Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 29.
Considerando-se a leitura do texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura juvenil, em razão das especificidades do texto literário e da sua leitura, assinale a alternativa correta.
Nota: 0.0
	A	
A literatura é um gênero textual específico, o qual envolve a razão, no seu processo de escrita pela estética da palavra, e a emoção, quando possibilita ao leitor a experiência com a subjetividade e o exercício da imaginação.
Comentário: A literatura configura-se como um gênero textual específico, que envolve simultaneamente a razão e a emoção. Conforme o livro-base, os textos literários fogem do padrão hegemônico de escritos que circulam no cotidiano, buscando sempre surpreender o leitor, tanto na forma, quanto no conteúdo. O texto literário, por sua vez, não é o único responsável pela construção do sentido, o leitor também é responsável pela produção do sentido, conforme consta no elemento-base e no livro-base, o qual afirma que, para reconhecer as especificidades do texto literário, o leitor deverá desenvolver habilidades leitoras diferenciadas (livro-base, p. 27).
	B	
O texto literário, em função de sua especificidade, é o único responsável pela construção do sentido. Cabe ao leitor identificar o que o autor quis dizer, mesmo que seja expresso de forma figurada.
	C	
O texto literário extrapola a intenção informativa e comunicativa dos textos do cotidiano, organizando-se de forma específica, buscando surpreender o leitor, exigindo as habilidades leitoras diferenciadas.
	D	
O que caracteriza o texto literário é a sua literariedade, característica que apresenta o texto a partir das informações sobre a realidade apenas.
	E	
A literatura pode ser identificada apenas em gêneros textuais específicos, tais como: conto e romance apenas.
Questão 4/10 - Metodologia do Ensino da Literatura
Leia o extrato de texto a seguir:
“[...] defendendo a literatura infantil como agente formador, por excelência, chega-se à conclusão de que o professor precisa estar ‘sintonizado’ com as transformações do momento presente e reorganizar seu próprio conhecimento ou consciência de mundo, orientado em três direções principais: da literatura (como leitor atento), da realidade social que o cerca (como cidadão consciente da ‘geleia geral’ dominante e de suas possíveis causas) e da docência (como profissional competente)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000, p.18.
 
A partir da leitura dessa citação e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil, no que diz respeito às habilidades e competências do professor para trabalhar o texto literário em sala de aula, analise as sentenças, assinalando a alternativa correta:
Nota: 10.0
	A	
O conhecimento que o professor deve ter do acervo literário não precisa ser amplo, desde que conheça obras canônicas e representativas da Literatura Infantil brasileira, até mesmo porque são essas obras que serviram de referência para os autores contemporâneos.
	B	
O professor deve evitar a prática de leituras diversificadas em sala de aula, pois pode confundir os alunos com tanta
informação.
	C	
O professor deverá conhecer a evolução histórica da Literatura Infantil para não perder de vista o potencial pedagógico que se perpetuou no gênero desde a sua origem e cuja presença é de extrema importância no contexto da sala de aula, orientando a formação do leitor-criança.
	D	
É esperado do professor que trabalha com a literatura o conhecimento e a capacidade de desenvolver junto aos seus alunos técnicas e métodos de ensino que promovam o desenvolvimento do leitor em formação, bem como estimulem a continuidade desse processo.
Você acertou!
Comentário: A afirmativa é verdadeira porque se espera do professor não apenas o conhecimento técnico sobre o texto literário, mas também a capacidade de o tornar acessível ao leitor em formação, orientando sobre as habilidades a serem desenvolvidas para uma leitura madura e competente (livro-base, p. 77).
	E	
O professor de literatura deve privilegiar atividades didáticas, como o enfoque na gramática a partir do texto, pois esta é a melhor forma de formar o leitor.
Questão 5/10 - Metodologia do Ensino da Literatura
Leia o extrato de texto a seguir:
“[...] defendendo a literatura infantil como agente formador, por excelência, chega-se à conclusão de que o professor precisa estar ‘sintonizado’ com as transformações do momento presente e reorganizar seu próprio conhecimento ou consciência de mundo, orientado em três direções principais: da literatura (como leitor atento), da realidade social que o cerca (como cidadão consciente da ‘geleia geral’ dominante e de suas possíveis causas) e da docência (como profissional competente)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000, p.18.
A partir da leitura dessa citação e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil, no que diz respeito às habilidades e competências do professor para trabalhar o texto literário em sala de aula, assinale a alternativa correta.
 
Nota: 10.0
	A	
O conhecimento que o professor deve ter do acervo literário não precisa ser amplo, desde que conheça obras canônicas e representativas da Literatura Infantil brasileira, até mesmo porque são essas obras que serviram de referência para os autores contemporâneos.
	B	
O professor precisa limitar a prática pessoal de leituras, sem que haja necessidade de variações, focando em apenas ler os clássicos e a partir deles refletir os processos literários.
	C	
O professor deverá conhecer a evolução histórica da Literatura Infantil para não perder de vista o potencial pedagógico que se perpetuou no gênero desde a sua origem e cuja presença é de extrema importância no contexto da sala de aula, orientando a formação do leitor-criança.
	D	
É esperado do professor que trabalha com a literatura o conhecimento e a capacidade de desenvolver junto aos seus alunos técnicas e métodos de ensino que promovam o desenvolvimento do leitor em formação, bem como estimulem a continuidade desse processo.
Você acertou!
Comentário: Como mediador de leitura, o professor precisa não somente exercitar-se como leitor, mas também ampliar seu repertório de leituras. Se espera do professor não apenas o conhecimento técnico sobre o texto literário, mas também a capacidade de torná-lo acessível ao leitor em formação, orientando sobre as habilidades a serem desenvolvidas para uma leitura madura e competente (livro-base, p. 77).
	E	
Na sala de aula, o professor deverá se limitar a desenvolver atividades que trabalhem apenas um única gênero literário, para que o aluno não se confunda com as especificidades de cada um.
Questão 6/10 - Metodologia do Ensino da Literatura
Considere o trecho de texto:
“[...] a escola é, hoje, o espaço privilegiado, em que deverão ser lançadas as bases para a formação do indivíduo. E, nesse espaço, privilegiamos os estudos literários, pois, de maneira mais abrangente do que quaisquer outros, eles estimulam o exercício da mente [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000. p. 14.
A partir do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura juvenil, sobre as atribuições do professor como mediador de leitura, assinale a alternativa correta:
 
Nota: 10.0
	A	
É imprescindível que o professor utilize em seu trabalho com literatura apenas cânones literários, tendo em vista que são textos que foram aprovados por críticos e contribuem verdadeiramente para a formação do aluno.
	B	
Cabe ao professor, como mediador de leitura, supervisionar as leituras de obras literárias feitas pelos alunos, corrigindo os desvios de interpretação que não correspondam ao gabarito de leitura produzido pelo professor.
	C	Para atuar como mediador de leitura, é imprescindível que o professor seja um leitor e possua um amplo repertório de obras literárias.
Você acertou!
Comentário: A alternativa está correta, porque corresponde ao papel do professor como mediador de leitura, o que pode ser verificado no livro-base: “[...] há dois sujeitos fundamentais no contexto escolar: o professor e o aluno. No que diz respeito à formação do leitor, o professor é aquele que promove atividades de leitura, acompanha o encontro do leitor com o livro. O professor é um agente de leitura, portanto. Para promover a leitura, é primordial que o professor seja um leitor. Ademais, precisa ter um amplo repertório, conhecer o nível de leitura e o interesse de seus alunos, apropriar-se de metodologias que despertem para o mundo da leitura. Não é tarefa fácil, mas, com paixão e conhecimento, formar leitores é possível” (livro-base, p. 139).
	D	
O professor não precisa conhecer o nível de leitura de seus alunos, pois basta escolher livros de acordo com a faixa etária de cada leitor.
	E	
Como mediador de leitura, o professor tem como uma de suas atribuições selecionar os livros com os quais trabalhará durante todo o ano letivo. É interessante que, no processo de formação do leitor, apenas o professor selecione as obras a serem lidas, uma vez que crianças e jovens ainda não tem maturidade e conhecimento para selecionar obras de boa qualidade.
Questão 7/10 - Metodologia do Ensino da Literatura
Leia a passagem de texto:
“A percepção das relações intertextuais, das referências de um texto a outro, depende do repertório do leitor, do seu acervo de conhecimentos literários e de outras manifestações culturais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FIORIN, J.l.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1994. p. 20.
 
Levando-se em consideração o fragmento de texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura juvenil, sobre o que são os recontos, analise as afirmativas e assinale a correta:
Nota: 10.0
	A	
Reconto é a atividade de contar novamente uma mesma história em sala da aula, buscando fixar o conteúdo junto aos alunos.
	B	
Reconto é a ação de recriar uma história que alguém já contou a partir da conservação de alguns elementos e acréscimo de novos encaminhamentos.
Você acertou!
Comentário: A afirmativa está correta, pois explicita o que é reconto de forma apropriada, o que pode ser conferido no livro-base: “O reconto estabelece relações de intertextualidade com o texto original. [...] O reconto é um texto que dialoga com um primeiro texto: o texto original. [...] É a ação de recontar, de recriar uma história que alguém já contou” (livro-base, p. 145).
	C	
O reconto, por ser uma recriação, ela ignora completamente o texto original para construir um texto totalmente novo.
	D	
O reconto é uma ação que independe do conhecimento de mundo do leitor.
	E	O Reconto é uma atividade restrita aos quadrinhos e aos filmes ligados a esta temática.
Questão 8/10 - Metodologia do Ensino da Literatura
Leia a passagem de texto a seguir:
“[...] ler, mais do que um simples ato mecânico
de decifração de signos gráficos, é antes de tudo um ato de raciocínio, já que se trata de saber orientar uma série de raciocínios no sentido da construção de uma interpretação da mensagem escrita a partir da informação proporcionada pelo texto e pelos conhecimentos do leitor e, ao mesmo tempo, iniciar outra série de raciocínios para controlar o progresso dessa interpretação [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COLOMER, T.; CAMPS, A. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre: Artmed, 2002, p. 31.
 
A partir da leitura da citação dada como reflexão e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura juvenil, no que diz respeito às habilidades de um leitor crítico e competente, analise as sentenças, assinalando a questão correta.
Nota: 10.0
	A	
Ser capaz de fazer resumos dos textos que lê, sem esquecer nenhuma informação.
	B	
Reconhecer a estrutura que o texto apresenta, preenchendo as posições tematicamente vazias, segundo sua maturidade de leitura e de mundo.
Você acertou!
Comentário: A afirmativa é verdadeira, porque um leitor crítico e competente precisa ser capaz de “[...] reconhecer a estrutura que o texto apresenta, preenchendo as posições tematicamente vazias, segundo sua maturidade de leitura e de mundo” (p. 101).
	C	
Organizar-se mentalmente para a construção do sentido a partir de uma mensagem escrita a partir apenas dos conhecimentos passados pelo texto, sem se deixar influenciar pelo contexto externo, evitando a perda da concentração.
	D	
Ser capaz de ler textos acadêmicos e técnicos sem recorrer ao dicionário;
	E	
Ficar distante de espaços mediadores de leitura, pois podem atrapalhar o desenvolvimento autônomo do leitor
Questão 9/10 - Metodologia do Ensino da Literatura
Atente para a seguinte afirmação:
“As Literaturas Infantil e Infantojuvenil têm sua origem associada a mudanças sociais, principalmente vinculadas à ascensão da classe burguesa na sociedade europeia do século XVII. Tais mudanças modificaram radicalmente a concepção do conceito de infância e a organização da estrutura familiar”.
Fonte: Texto elaborado pela autora do banco de questões.
 
Considerando-se a leitura dessa reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura juvenil, sobre a origem da literatura infantil e juvenil, analise as sentenças, assinalando a alternativa correta:
Nota: 10.0
	A	
As primeiras obras publicadas para o público infantil e juvenil na Europa datam do final do século XIX.
	B	
Fábulas escolhidas, de La Fontaine, publicado originalmente em 1668, e Contos da mamãe gansa, de Charles Perrault, publicado originalmente em 1697, são consideradas as primeiras obras publicadas para o público infantil e juvenil.
Você acertou!
Comentário: A afirmação II é verdadeira, pois as obras citadas são consideradas as pioneiras na criação da literatura infantil e juvenil. (Livro-base, p. 30).
	C	
Jacob Grimm e Wilhelm Grimm, escritores alemães que ficaram conhecidos como os irmãos Grimm, são os autores das Crônicas da mamãe gansa, obra publicada em 1914, dando origem à literatura infantil.
	D	
A literatura infantil e juvenil, em sua origem, tinha como função consolidar o poder monárquico: manutenção das estruturas do Antigo Regime.
	E	
No século XVIII, não circulavam no espaço escolar textos como as fábulas de Jean de La Fontaine, pois elas desviavam a atenção dos jovens.
Questão 10/10 - Metodologia do Ensino da Literatura
Leia a passagem de texto:
“A articulação equilibrada entre texto e imagem, portanto, provém do uso ideal das funções de cada linguagem: a escrita e a visual. [...] a lógica textual leva a uma forma diferente de leitura em relação à leitura da imagem com sua lógica iconográfica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, M. A. Como usar a literatura infantil em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2005. p. 39.
Levando-se em consideração o extrato de texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura juvenil, sobre a relação entre a ilustração e o texto nas obras de literatura infantil e juvenil, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	A	A ilustração tem como função auxiliar o leitor em formação na compreensão do texto, uma vez que o ilustrador busca representar de forma fiel o que foi expresso no texto.
	B	A ilustração tem um papel mais importante que o texto nas obras de literatura infantil, pois possibilita que leitores que ainda não consolidaram a alfabetização possam desfrutar da obra.
	C	O texto é mais importante que a ilustração nas obras de literatura infantil e juvenil, pois é na palavra escrita que se constitui verdadeiramente o sentido na obra.
	D	Embora a construção do sentido na literatura infantil e juvenil contemporânea se dê na relação entre texto e ilustração, sempre há a predominância de um sobre o outro.
	E	Não há supremacia do texto sobre a ilustração ou vice-versa, pois é na relação equilibrada entre ambos e de forma complementar que se constitui o sentido na obra literária infantil e juvenil.
Comentário: A literatura infantil e juvenil tradicional estabelecia entre a ilustração e o texto uma relação de repetição, já a literatura contemporânea busca estabelecer uma relação de complementariedade, ou seja, texto e ilustração constroem o sentido do texto juntos (livro-base, p. 142-143).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais