Buscar

Exercícios GEOGRAFIA COMO CIÊNCIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercícios
Respostas enviadas em: 01/10/2021 09:26
1. 
Emmanuel Kant teve uma participação importante para a consolidação da Geografia como ciência.  Foi professor de Geografia Física na Universidade de Konigsberg na Prússia, atual Alemanha, em 1770. O método científico considerado por ele foi o da razão pura e o conhecimento dado pela experiência. Essa perspectiva sobre o método em Kant contribuiu para o desenvolvimento da ciência geográfica. Identifique o método ao qual o texto se refere.
Você acertou!
C. 
Método empírico.
O método empírico criado por Emmanuel Kant tem caraterísticas essenciais através da razão pura e aborda a realidade dos fatos que são realizados através das observações. Este método, todavia, determina se uma hipótese é verdadeira ou falsa. Neste sentido, para comprovar ou não a veracidade de tal hipótese são utilizados diferentes experimentos e são analisados os resultados colocados em conexão com as hipóteses.
2. 
Sabe-se que a geografia se consolidou como uma ciência moderna no final do século XIX e o início do XX. Nessa época, houve a contribuição dos geógrafos alemães e franceses. Marque a resposta correta das principais caraterísticas que indiquem a Geografia no caminho para a consolidação como ciência.
Você acertou!
A. 
A Geografia estava sistematizando suas ideias e informações pelo surgimento da Geografia como disciplina nas universidades da Europa e o segundo pela constituição das Sociedades Geográficas com os exploradores naturalistas que cooperaram com a ciência. A descrição não era mais o fator determinante de análise e, sim, a explicação dos fenômenos.
As sociedades Geográficas com os exploradores naturalistas e a disciplina de geografia nas Universidades da Europa foram importantes para a consolidação da geografia como ciência, essas não podem ser estudadas de forma dissociadas. Um dos principais exploradores que tinha como formação a botânica era Alexander Von Humboldt. Porém nas Universidades tivemos a contribuição de professores como Karl Ritter e Vidal de La Blache. Obviamente que os acontecimentos da época foram importantes também com os aspectos políticos e geopolíticos, o sistema capitalista e as questões sociais e culturais das diferentes sociedades. O fator determinante também foi que a geografia não se utilizava das descrições e sim as explicações das observações das causas dos fenômenos e sua distribuição.
3. 
Na Geografia, os aspectos expansionistas da Alemanha acabaram por consolidar a nova ciência, com motivações de natureza política. Ratzel não era geógrafo de formação e, como zoólogo e etnógrafo, introduziu o homem no campo geográfico, assim ele considerava que o homem pouco podia fazer diante das condições naturais. Vidal de La Blache esclarecia as dificuldades do homem em relação ao meio, porém havia a possibilidade de os homens dominarem o meio. Ideologicamente ambas as teorias foram influenciadas pelos interesses da burguesia. A quais teorias o texto se refere?
Você acertou!
E. 
Teorias do Determinismo e Possibilismo geográfico.
O determinismo e possibilismo geográfico são as duas teorias criadas na ciência geográfica no século XIX. A primeira foi criada por Ratzel, alemão que acreditava que o homem pouco podia fazer em relação ao meio natural e a segunda criada pelo Francês Vidal de La Blache do qual o homem tinha a possibilidade de modificar o meio para suprir as próprias necessidades. O determinismo geográfico pelos os geógrafos alemães era racionalizar uma Geografia que valorizava o determinismo geográfico, juntamente com o pensamento filosófico e político alemão. A teoria do possibilismo geográfico foi criada em contradição ao determinismo geográfico.
4. 
Criada em 1970, o Espaço e a Geografia Crítica foi uma importante corrente que contribuiu para o avanço do pensamento geógrafo. Essa linha da Geografia procurou romper com a Geografia Tradicional e a Geografia Teorética Quantitativa. Milton Santos é o geográfo crítico que publicou diversas obras com essa corrente de pensamento geográfico, contribuindo para as diferentes análises espaciais na perspectiva política, econômica, social e cultural. Essa corrente de pensamento é fundamentada em qual característica teórica?
Resposta correta
C. 
Em fundamentos do materialismo histórico e na dialética.
A corrente da geografia crítica é fundamentada no materialismo histórico e na dialética de Karl Marx. Ele viveu em uma época determinada por grandes mudanças essencialmente pelo crescente processo da industrialização dos países europeus. As obras de Milton Santos, o geógrafo brasileiro em suas obras apresenta este fundamento do materialismo histórico, principalmente em contraposição a corrente fundamentada no positivismo lógico. Os estudos com a fundamentação da geografia cultural e da geografia da fenomenologia surge uns anos após da criação da geografia crítica. Os fundamentos da geografia econômica e política fazem parte de estudos, ou seja, fazem parte de um ramo da ciência e não da corrente geográfica.
5. 
O espaço geográfico apresenta caraterísticas próprias que atualmente colocam essa categoria de análise como objeto central, desde a fase avançada do sistema capitalista e as necessidades dos homens de transformar o espaço natural, mudando de 1º para 2º natureza. As outras categorias de análise da Geografia são tão essenciais como o espaço. Ratzel tinha uma apreciação em relação a outra categoria geográfica na época, os aspectos políticos e geopolíticos e as relações de poder são as caraterísticas deste conceito. Desse modo, identifique a qual categoria refere-se o enunciado.
Você acertou!
D. 
Território.
Em meados do século XIX e XX, a Alemanha foi em busca de novas terras, inclusive a Prússia foi território conquistado dos alemães, os aspectos políticos e a necessidade de conhecer o mundo desconhecido, Ratzel foi o grande nome da época. O imperialismo e o colonialismo para Ratzel, essas teorias surgem para caracterizar a superioridade entre raças. O espaço Vital pela perspectiva de Ratzel era ocupado por territórios de sociedades indignas de estarem nesses, assim o conceito de território é caraterizado por relações de poder entre povos dominantes e dominados. ​​​​​​​

Continue navegando