Buscar

Armas de fogo são engenhos mecânicos destinados a lançar projéteis no espaço pela ação da força expansiva dos gases oriundos da combustão da pólvora

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Armas de fogo são engenhos mecânicos destinados a lançar projéteis no espaço pela ação da força expansiva dos gases oriundos da combustão da pólvora.
A principal característica das armas de fogo consiste exatamente em aproveitar a grande quantidade de gases oriundos da reação química de combustão do propelente (pólvora), para obtenção de energia mecânica, consistente no arremesso do projétil.
Nas armas raiadas é necessário se fazer a distinção entre o calibre real e o nominal. O calibre real é medido na boca do cano, corresponde ao diâmetro interno da alma do cano, sendo, portanto, uma grandeza concreta. É sempre uma medida exata, expressa e aferível com precisão, dentro de escassos limites de tolerância. Calibre real, nas armas raiadas, corresponde à medida tomada entre duas raias diametralmente opostas. Já o calibre nominal é sempre designativo de um tipo particular de munição e também da arma específica na qual este tipo de munição deve ser usada corretamente. Em toda munição, apresentada em unidade de cartucho, é referido expressamente o calibre nominal determinado, calibre este frequentemente não representativo do calibre real correspondente, e que é enunciado, em cada caso, de maneira a indicar o tipo particular de arma a que se destina. Trata-se de uma referência necessária, porque não são incomuns cartuchos com projéteis de um mesmo diâmetro e com praticamente a mesma aparência exterior possuírem propriedades balísticas diferentes e se destinarem a armas com características distintas. Quando uma arma é destinada a utilizar um determinado tipo de munição, deve ser designada pelo calibre nominal específico para evitar possíveis confusões que podem ser prejudiciais ao rendimento e à conservação da arma, bem como à integridade física do atirador. Normalmente o calibre da arma é designado pelo calibre nominal da munição a ela correspondente, e esse calibre é gravado no cano dos revólveres, e, nas pistolas, em uma das faces laterais do ferrolho. Na prática, o que determina o calibre nominal de uma arma é a configuração interna da câmara na qual vai ser alojado o cartucho.

Continue navegando