Buscar

Introdução a Psicologia do Desenvolvimento

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 
Uma definição possível de desenvolvimento humano é “[...] o estudo científico de como as pessoas mudam ou como elas ficam iguais, desde a concepção até a morte [...]” (PAPALIA; OLDS, 2000, p. 25).
Contexto Histórico
Desde a Idade Média até meados do séc. XIX as crianças eram vistas como ¨mine adultos¨
O estudo da evolução da psicologia do desenvolvimento evidencia que no decorrer da história houve diferentes enfoques e propostas explicativas. A psicologia do desenvolvimento pode ser dividida em cinco períodos históricos: o período formativo (1882-1912, aproximadamente), a primeira fase (1920-1939, aproximadamente), a segunda fase (1940-1959, aproximadamente), a terceira fase (1960-1989) e, por fim, a quarta fase (1990-atualidade)
Os cientistas do desenvolvimento estudam os três principais domínios:
· Físico: O crescimento do corpo e do cérebro, as capacidades sensoriais, as habilidades motoras e a saúde
· Cognitivo: Aprendizagem, atenção, memória, linguagem, pensamento, raciocínio e criatividade
· Psicossociais: Emoções, personalidade e relações sociais
Objetivos gerais
1- Identificação da gênese de aspectos afetivos, cognitivos, motores e sociais do desenvolvimento humano
2- Reconhecer as causas que levam ao surgimento e às mudanças dos aspectos afetivos, cognitivos, motores e sociais
3- Distinguir os estágios/ fases do desenvolvimento humano, períodos específicos do ciclo de vida em que um conjunto particular de aspectos afetivos, cognitivos, motores e sociais do desenvolvimento humano se manifesta e se mantém mais ou menos estável
Princípios gerais
1- O desenvolvimento é composto por diferentes estágios/ etapas e cada uma delas apresenta um conjunto de características próprios, onde novos padrões de desenvolvimento se constituem e se consolidem a partir de padrões estabilizados em um estágio anterior (¨níveis¨ de vídeo game)
2- O desenvolvimento é sequencial e resultado de transformações estruturais (engatinhar – caminhar- correr)
3- Ocorre de aspectos mais gerais para aspectos mais específicos (mexer pernas, sentar < pintar, ler)
4- Ocorre em ritmos/ velocidades diferentes
Períodos do ciclo de vida
	Recém- nascida 
	0 a 2 anos 
	Primeira infância 
	2 a 6 anos
	Segunda infância 
	6 a 11 anos 
	Adolescência
	11 a 18 anos 
	Adultez emergente
	18 a 25 anos 
	Adultez 
	25 a 65 anos 
	Adultez avançada 
	65 anos ou mais 
A divisão do ciclo da vida em períodos é uma construção social que entende que embora cada pessoa tenha suas diferenças individuais, há um conjunto de características e necessidade básicas que precisam ser dominadas e satisfeitas para que o indivíduo tenha o desenvolvimento normal. 
Tendo em vista isso, os desenvolvimentistas classificaram o desenvolvimento humano como multidirecional (traços aparecem e desaparecem ao longo da vida), multicontextual (o contexto familiar/biológico/físico afeta-se mutuamente, mudando o desenvolvimento do indivíduo), multidisciplinar e plástico (as características podem ser moldadas)
· Sensibilidade Diferencial: Partindo do pressuposto multicontextual entendeu-se então que algumas pessoas são mais vulneráveis do que outras a certas experiências, normalmente o por causa de diferenças genéticas
Métodos de estudo da psico do desenvolvimento 
A escolha do método de pesquisa constitui um dos desafios enfrentados pelos investigadores em psicologia do desenvolvimento. Isto porque não é possível obter um consenso acerca de qual método de pesquisa é o mais adequado ou eficaz. Isso ocorre porque é necessário adequar alguns estudos levando em consideração a particularidade individual de cada ser.
· Abordagens
· Quantitativa: Realidade social objetiva, utiliza amostras representativas da população e relatos impessoais
· Qualitativa: Assume que a realidade social é continuamente construída pelos seus participantes, utiliza estudos de caso e prepara relatórios que refletem a construção dos dados por parte do pesquisador
· Estratégias de pesquisa básica: 
· Observação científica: momento de levantar hipóteses
· Experimento: causa e efeito onde o pesquisador pode manipular o ambiente (variável independente) ou apenas observar e registrar (variável dependente)
· Levantamento: as informações são coletadas através de entrevistas ou questionários 
· 3 delineamentos de pesquisa básicos:
· Estudos Transversais: Comparam indivíduos diferentes num mesmo momento.
Consiste em organizar grupos de indivíduos de diferentes idades e compará-los em relação a uma determinada habilidade
Vantagens: Pode-se testar em um período curto as habilidades investigadas, pouco problemas com a perda de sujeitos, pois as testagens ocorrem em um só momento
Desvantagens: como testa indivíduos diferentes, não controla totalmente os efeitos das variações individuais. É o efeito de coorte que não pode ser controlado nesse tipo de estudo.
· Estudo Longitudinal: Nesse tipo de delineamento um mesmo grupo de sujeitos é visto em diferentes momentos. Como os mesmos sujeitos (coorte) são acompanhados ao longo do tempo, esse delineamento controla as diferenças individuais, ou seja, os efeitos da coorte.
· Estudos sequencias: É a combinação de estudos longitudinais com estudos transversais. Nesse tipo de estudo, diferentes coortes são acrescentadas ao estudo ao longo do tempo.
Diferenças encontradas entre esses sujeitos nos apontam diferenças devidas às coortes. Esse tipo de estudo, embora eficiente, é extremamente trabalhoso. Demanda muitos sujeitos e longos períodos de tempo para serem completados.

Mais conteúdos dessa disciplina