Buscar

Atividade Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A lei de Beer-Lambert, também conhecida como lei de Beer ou lei de Beer-Lambert-Bouguer é uma relação empírica que envolve o fenômeno da absorção da radiação eletromagnética e as propriedades do material atravessado por esta. Ela é válida para inúmeros métodos instrumentais e, por isso, muito útil para a quantificação de compostos.
Defina os termos da Lei de Lambert-Beer, discuta em quais condições ela é válida e quais os métodos estudados que fazem uso desta Lei.
Resposta:
A lei de Beer-Lambert-Bouguer demonstra uma relação entre a absorção de uma solução e a sua concentração, quando penetrada por uma radiação luminosa composta por raios monocromáticos e paralelos. Quando a radiação recai sobre uma amostra que está em um recipiente transparente, se observa uma diminuição na radiação transmitida.
A lei faz observações validando que a radiação que incide na amostra é monocromática, e que as regiões não dependem uma da outra para absorver essa radiação, e a absorções é realizada em uma área que seja uniforme. A lei não tem aplicação sobre soluções com concentrações elevadas (>10-2 mol. L-1).
Os métodos que usam a lei de Beer-Lambert-Bouguer são os de análise por espectrofotometria UV/visível que se baseia na medida da absorção de radiação eletromagnética nas regiões visível e ultravioleta por espécies químicas (moléculas ou íons) em uma solução. Existe também outras técnicas que obedecem a lei de Beer, como a fotometria de chama, a espectrometria de absorção atômica (AAS) e a espectrometria de emissão atômica (AES).

Continue navegando

Outros materiais