Buscar

Ciclos biogeoquímicos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Ciclos Biogeoquímicos.
Os ciclos biogeoquímicos representam a movimentação natural dos elementos químicos no ecossistema entre os componentes bióticos (seres vivos) e os abióticos (meio ambiente).
*
Principais ciclos
Ciclo da água.
Ciclo do carbono.
Ciclo do oxigênio.
Ciclo do nitrogênio.
*
Ciclo da Hidrológico (H2O)
Principais reservatórios: 
 Oceano e mares, geleiras, lençol freático, atmosfera.
 
Qual a importância dos seres vivos:
 Pequena, mesmo sem eles o ciclo continuaria a existir, se alterado relativamente pouco. Os seres vivos não controlam o ciclo da água, embora sejam dele dependentes.
*
Ciclo da água (H2O).
*
Ciclo da água
*
A água cobre 71% da superfície da Terra. 
*
Consumo de água
*
*
Ciclo da água - Ação antrópica 
As ações humanas podem esgotar o fornecimento da água subterrânea, causando uma escassez;
A atividade agrícola também é poluidora da água, já que os pesticidas e os agrotóxicos são levados pela água da chuva para os rios e mananciais ou penetram o solo atingindo os lençóis freáticos;
Ao remover a vegetação(desmatamento), a água flui sobre o solo mais rapidamente, de modo onde tem menos tempo para ser absorvida na superfície.
*
Ciclo da água (H2O)-Você sabia ?
Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água.
O corpo humano possui na sua composição 3/4 de água.
O homem pode passar até 28 dias sem comer, mas apenas 3 dias sem água.
O gotejamento de uma torneira desperdiça de 46 litros por dia. Isto é, 1.380 litros por mês.
Um buraco de 2 milímetros no encanamento pode causar um desperdício de 3.200 litros por dia, isto é, mais de três caixas d'água.
De toda a água doce disponível no planeta, aproximadamente 13,7 % estão no Brasil. A Bacia Amazônica concentra 73% do volume de água doce do país. http://www.natureba.com.br/desperdicio-agua.htm
*
Ciclo do carbono  (C) 
Principais reservatórios: 
 Atmosfera, solos, seres vivos, rochas (calcário, mármore), combustíveis fósseis, etc...
 
Qual a importância dos seres vivos:
 Total. Sem os seres vivos o ciclo, nesta forma, deixaria de existir. 
*
Ciclo do carbono 
O dióxido de carbono, também conhecido como gás carbônico, é uma substância química formada por dois átomos de oxigênio e um de carbono. Sua fórmula química é CO2.
Elemento químico que ocorre em todos os seres vivos. Não existe substância orgânica que não tenha o carbono
 
Dois processos naturais fazem com que o carbono circule pelo planeta são: 
 Respiração: O gás carbônico é liberado na atmosfera;
 Fotossíntese: o CO2 é retirado da atmosfera. 
*
Ciclo do carbono
*
Ciclo do Carbono
*
Ação antrópica - Ciclo do carbono
Ao efetuar queimadas de florestas ou de combustíveis fósseis (carvão e petróleo), uma grande quantidade de gás carbônico segue para a atmosfera. 
Aumentando a temperatura de todo o planeta, alteramos o clima e o nível do mar, o que consequentemente leva a extinção de várias espécies de animais e vegetais mais sensíveis às mudanças ambientais. 
Atualmente, o aquecimento global é responsável pelo aumento na incidência de furacões, derretimento das calotas polares e aumento do nível oceânico.
*
Ciclo do Oxigênio
A maior fonte do oxigénio presente na atmosfera e biosfera é a fotossíntese que transforma dióxido de carbono e água em oxigênio e açúcar.
*
Ciclo do Oxigênio (O2)
Movimento do oxigénio entre os seus três reservatórios principais: a atmosfera (0,49%), biosfera (0,01%) e a litosfera (99,5%). 
O ciclo do oxigênio se encontra intimamente ligado com o ciclo do carbono, uma vez que o fluxo de ambos está associado aos mesmos fenômenos: fotossíntese e respiração. 
 Parte do O2 da estratosfera é transformado pela ação de raios ultravioletas em ozônio (O3). 
Sua participação na composição da camada de ozônio é de fundamental importância, pois atua como barreira contra a penetração excessiva de radiação, e também auxilia na regulação térmica do planeta.
*
Ciclo do Nitrogênio (N2)
Principais reservatórios: 
Atmosfera (78%), solos, seres vivos.
Qual a importância dos seres vivos:
Total. Sem os seres vivos o ciclo, nesta forma, deixaria de existir. 
*
Ciclo do nitrogênio
*
Ação antrópica - Ciclo do (N2)
Uma das principais causas desta perda de nitrogênio é a remoção de plantas do solo. Os solos cultivados exibem freqüentemente um declínio constante no conteúdo de nitrogênio. 
Monocultura.
O nitrogênio pode ser também perdido quando a parte superficial do solo é decapitada pela erosão ou quando sua superfície é destruída pelo fogo. 
O nitrogênio é também removido pela lixiviação; os nitratos e nitritos, que são anions, mostram-se particularmente suscetíveis à lixiviação pela água que se infiltra através do solo. 
*
Importância .
Porque pode ajudar a identificar potenciais impactos ambientais.
 Essa compreensão ajudaria a responder perguntas como: Quão
 séria foi a contaminação? Quanto o contaminante poderá mover-se?
 Quanto o dano ambiental poderá ser minimizado?
 
 
*
Clima é, basicamente, a sucessão habitual dos tipos de tempo, analisados num período de 30 anos, sendo estes definidos pela Organização Mundial de Metereologia (OMM). 
Clima: padrão do tempo em determinada região durante as estações do ano, ou uma estatística de quantidades relevantes de mudanças do tempo meteorológico (variações de superfície como temperatura, precipitação e vento) num período de tempo. O clima é estudado pela Climatologia.
Tempo é um conceito mais coloquial, relacionado com a combinação passageira e temporária de elementos da atmosfera, tais como a chuva, a pressão atmosférica, os ventos, dentre outros.
O tempo pode mudar de um dia para o outro, de uma hora para outra, e tem duração máxima de 15 dias. A Metereologia é a ciência responsável pelo estudo do tempo.
Diferença entre:
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais