Buscar

Exercícios - Forças Intermoleculares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS FORÇAS INTERMOLECULARES
1. A variação de entalpia para o processo Mn+(g) + xH2O(l) → [M(H2O)x]n+ (aq) é denominada entalpia de hidratação. Explique a tendência observada nas variações de entalpia dos íons Cs+ , Na+ e Mg 2+ , iguais, respectivamente, a –255, -397 e –1908kJmol-1 .
Explique como as ligações de hidrogênio são responsáveis pelo fato de, nas regiões muito frias da Terra, as águas dos rios e dos lagos só se congelarem na superfície.
Considere as temperaturas de ebulição do hidrogênio, do nitrogênio e do oxigênio, iguais a, respectivamente, 20,4 K, 77,4 K e 90,2 K. Explique a tendência observada.
Após decidir qual é o tipo de força envolvida em cada caso, ordene, segundo os valores crescentes das intensidades das interações intermoleculares, os seguintes sistemas: CH4(l) , CH3OH(aq) , NaC(s) e NaC(aq).
Os comprimentos de ligação carbono-carbono no diamante, em uma camada da grafita e no etileno são iguais, respectivamente, a 154, 142 e 135pm. Que conclusão pode ser tirada quanto a ordem de ligação na grafita?
Cervejas e refrigerantes possuem dióxido de carbono dissolvido em água. Quando a garrafa ou a lata é aberta, ele se desprende na forma de bolhas, uma vez que sua solubilidade é menor à pressão atmosférica. Qual é o tipo de interação, que permite que o gás carbônico se dissolva em água?
Explique a tendência observada para a solubilidade (g/1000L) na água do mar dos seguintes gases: He (1,24), N2 (15,1), O2 (35,2) e Xe (407).
Em cada um dos seguintes grupos, preveja qual substância é mais volátil:
a) SiH4, PH3, H2S		b) I2, Cl2, Br2
Explique, em termos de forças intermoleculars, o que ocorre durante o fenômeno da sublimação de um sólido como o iodo.
10. Considere os compostos abaixo e suas respectivas temperaturas de ebulição/ºC: SO2 (-10), NH3 (-33,4), CH4 (-161,5) e H2O (100). Qual é a natureza das forças de coesão em cada caso? Ordene esses compostos segundo a ordem crescente dessas forças.
Carbono, como diamante, e o chumbo elementar são dois sólidos que se caracterizam, o primeiro pela sua dureza e o segundo pela sua maleabilidade.
Que relação existe entre a “dureza” desses sólidos e o tipo de ligação química existente neles?
Qual é a diferença mais marcante nesses dois tipos de ligação e como essa diferença afeta a condutividade elétrica dos dois sólidos?
Cloreto de estanho(IV), SnC4, tem cristais do tipo “mole”, com ponto de fusão de –30,2ºC. O líquido apresenta baixa condutividade elétrica. Que tipo de sólido é formado pelo SnC4? Justifique sua resposta.
Considerando as ligações envolvidas entre as partículas constituintes, explique por que, à temperatura ambiente, o dióxido de silício é um sólido (temperatura de fusão de 1700ºC), enquanto o dióxido de carbono é um gás (sublima a -78,5ºC).

Outros materiais