Buscar

rally 1 do conhecimento fam nota 10

Prévia do material em texto

Tarefa 1 | Rally do Conhecimento 
· Entrega 15 nov em 23:59 
· Pontos 10 
· Perguntas 10 
· Disponível 15 set em 0:00 - 15 nov em 23:59 2 meses 
· Limite de tempo Nenhum 
· Tentativas permitidas 2 
Instruções
Olá Estudante! 
Seja Bem-Vindo ao Rally do Conhecimento!
A nossa primeira fase é composta de 10 questões objetivas sobre conhecimentos gerais e você deverá acertar o número mínimo de 4 (quatro) questões para avançar para a próxima etapa.
A cada etapa vencida você ganhará uma medalha virtual que equivale a 5h de atividades complementares representando a conquista desta fase. 
Você terá duas tentativas em cada fase para alcançar a pontuação mínima, vamos lá!
Prepare-se e Boa Sorte!
Coordenação
 
 
Histórico de tentativas
	
	Tentativa
	Tempo
	Pontuação
	MANTIDO 
	Tentativa 2 
	5 minutos 
	10 de 10 
	MAIS RECENTE 
	Tentativa 2 
	5 minutos 
	10 de 10 
	
	Tentativa 1 
	10 minutos 
	9 de 10 
As respostas corretas estarão disponíveis em 16 nov em 0:00. 
Pontuação desta tentativa: 10 de 10 
Enviado 6 out em 17:20 
Esta tentativa levou 5 minutos. 
 
Pergunta 1 
1 / 1 pts 
A violência contra as mulheres é uma questão que não ocorre somente e durante a pandemia de Covid-19. Veja a imagem (figura 1) abaixo mostra ilustrativamente o feminicídio no cenário brasileiro:
  
Fonte: http://www.geografia-ensinareaprender.com/2018/08/feminicidio-no-brasil-dados.html (Links para um site externo.) Acesso em 22 dez. 2020
 
A segunda imagem (figura 2) mostra em porcentagem a opinião de pessoas quanto a tema relacionados a violência contra a mulher e temas relacionados a comportamento:
 
Fonte: http://www.geografia-ensinareaprender.com/2016/07/violencia-contra-mulheres-10-anos-da.html (Links para um site externo.)  Acesso em 22 dez. 2020
 
No ano 2020 com a pandemia as ocorrências aumentaram como ilustra o texto abaixo:
A medida mais eficaz contra a disseminação do novo coronavírus (Links para um site externo.) é o isolamento social. Entretanto, essa medida tem provocado impactos negativos na vida de mulheres que já eram vítimas de violência domésticas. O isolamento social tem exacerbado os conflitos familiares e obrigado mulheres a permanecerem em convivência com seus agressores no seu lar, por um período mais prolongado. O número de casos de feminicídio também apresentou aumento em diversos estados do Brasil e no mundo, quando comparado com o mesmo período do ano de 2019.
Fonte: https://pebmed.com.br/violencia-contra-a-mulher-cresce-durante-pandemia-de-covid-19/ (Links para um site externo.) Acesso em 22 de dez. 2020
Observando os números apresentados na primeira imagem, identificando a visão dos entrevistados na segunda imagem, o tema da violência contra a mulher, o feminicídio no Brasil e as ideias do feminismo na atual sociedade moderna, qual alternativa está correta?
  
As opiniões apresentadas na figura 2 demonstram que não vivenciamos uma cultura misógina, portanto, não é possível relacionar indiretamente ou diretamente que tais comportamentos refletem nos altos números de feminicídio (figura 1).
  
Os parceiros – namorados ou maridos – são responsáveis pela maioria dos casos de violência em regiões rurais (figura 1), pois no meio urbano o homem é um ser civilizado e não ocorrem tais situações.
  
As respostas apresentadas na figura 2 mostram uma verbalização que ilustra uma cultura de masculinidade tóxica e que sustentam os altos números de violência contra a mulher e feminicídio (figura 1).
As respostas apresentadas na figura 2 mostram uma verbalização que ilustra uma cultura de masculinidade tóxica e que sustentam os altos números de violência contra a mulher e feminicídio. Quando verificamos que uma parte significativa dos entrevistados verbalizam comportamentos misóginos ocorre um cenário favorável para situações de violência e feminicídio.
  
A violência sexual que sofre a mulher é decorrente de um comportamento inadequado na sociedade (figura 2), pois cabe ao sexo feminino apresentar hábitos sociais que condizem com o modelo conservador.
  
A violência contra as mulheres (figura 1) é um fator cultural e não é necessário desenvolver campanhas e estudos para refletir sobre o tema, pois isso tenderá a desaparecer com o processo de urbanização da sociedade.
 
Pergunta 2 
1 / 1 pts 
No ano de 2020 e resultante da pandemia muitos museus e outros espaços culturais criaram ou estão criando formas de visitas virtuais. Veja o trecho dessa reportagem sobre o tema:
“Ainda que seja hora de ficar em casa por conta do coronavírus, graças à internet há muito que se ver pelo mundo - ainda que virtualmente. Através do Google Arts & Culture, por exemplo, é possível explorar mais de 2500 museus e galerias de todo o mundo. Entre os destaques, estão obras como The Milkmaid, de Vermeer (no Rijksmuseum, em Amsterdã) ou A Adoração dos Magos, de Da Vinci (na recentemente fechada Galeria Uffizi de Florença).”
Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2020/03/19/tours-virtuais-de-museus-sao-uma-alternativa-cultural-em-tempos-de-cod-19.htm?cmpid=copiaecola (Links para um site externo.)
Do outro lado, o advento da pandemia agravou e ampliou uma situação de desigualdade social e econômica no mundo. Veja o trecho de uma reportagem publicada na ONU News e a visão de uma especialista chamada Sônia Jorge sobre ao acesso a internet: 
“Em entrevista à ONU News, Sónia Jorge afirmou que antes da crise de saúde “não existia atenção a este problema, mas é um problema urgente e a crise veio trazer luz a esta realidade”.
“A população mundial que não tem acesso a internet está numa desvantagem terrível, não só no acesso à informação, mas no acesso à educação, dados sobre saúde, possibilidades de trabalho e formas de compensar a crise econômica. Outro problema que também é muito importante é que muitos não têm um acesso que seja bom suficiente para, por exemplo, usufruir da educação em linha, informações de saúde ou simplesmente informação geral sobre o estado do país, negócios, informações básicas”.
Fonte: https://news.un.org/pt/story/2020/07/1720021 (Links para um site externo.) Acesso em 22 dez. 2020
Considerando os textos apresentados no enunciado e o tema da educação e tecnologia, desigualdade de acesso e a pandemia de Covid, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I. Com as novas ferramentas tecnológicas disponíveis, alunos do ensino fundamental, médio e superior podem desenvolver projetos e realizar visitas a espaços culturais dentro de uma sala de aula ou em suas residências.
PORQUE
II. O advento da pandemia mostrou que o uso da tecnologia e acesso à internet em diferentes países é extremamente desigual, por conseguinte, há um agravamento das diferenças sociais, econômicas e culturais dos estudantes. 
  
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I está correta, pois o uso da tecnologia como smartphone, computadores e a internet possibilitam que profissionais e alunos de diferentes níveis escolares possam realizar projetos e estudos dentro do próprio ambiente escolar. Visitar um museu e fazer um trabalho que proporcione reflexão com os colegas da sala de aula.
A asserção II não é uma justificativa para a primeira asserção, pois ela trata da desigualdade de acesso a internet e como tal fato tornou-se claro diante da pandemia de Covid no decorrer do ano de 2020.  Essa diferença de acesso agravada pela pandemia potencializa as diferenças sociais, econômicas e culturais dos estudantes. 
  
As asserções I e II são proposições falsas.
  
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
  
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
 
Pergunta 3 
1 / 1 pts 
Leia o trecho de uma reportagem extraída da Folha Digital sobre a empregabilidade trans:
Segundo Ricardo, a população trans ainda enfrenta questões muito significativas em relaçãoao ingresso e à ascensão ao mercado de trabalho. Isso porque uma vez que a pessoa consegue um emprego, ela ainda tem dificuldade de crescer na profissão. 
"O fator principal por trás disso é o preconceito. Se olhar para a nossa realidade no Brasil, hoje, apesar do cenário de exclusão e de preconceito, você tem algumas pessoas trans que conseguiram superar essas barreiras e chegar à universidade, por exemplo. E aí elas descobrem que mesmo com diploma, isso não é garantia de que vão conseguir emprego, porque o preconceito passa à frente."
Fonte: https://folhadirigida.com.br/mais/noticias/empregos/empregabilidade-trans-ainda-e-um-desafio-para-o-mercado-de-trabalho (Links para um site externo.) Acesso em 22 dez 2020.
Esse processo de exclusão alimenta e potencializa dos dados apresentados na imagem abaixo:
  
Fonte: https://antrabrasil.org/category/violencia/ (Links para um site externo.) Acesso em 21 dez. 2020
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas:
 
I. Há necessidade de um trabalho intenso na sociedade e, por conseguinte, no mercado de trabalho para orientação e importância da inclusão das pessoas trans nas organizações e na produção econômica.
PORQUE
II. Uma das formas de combater o preconceito e valorização das diferenças está no aprendizado e convívio em diferentes espaços sociais.
Sobre essas asserções, assinale a alternativa correta:
  
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I está correta, pois como o texto apresentado mostra é fundamental um trabalho de inserção das pessoas trans em espaços de trabalho.  A asserção II está correta e justifica a primeira, pois o combate ao preconceito deve envolver o processo de convívio com as diferenças. Assim, há um aprendizado de ambas as partes envolvidas e o mercado de trabalho não está alheio a tal problema. 
  
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  
As asserções I e II são proposições falsas.
  
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
 
Pergunta 4 
1 / 1 pts 
A economia brasileira já não estava tão bem antes da pandemia de Covid-19 e a situação para pequenas e médias empresas não ficou tranquila no decorrer de 2020. Veja os dados abaixo:
Fonte: https://vocesa.abril.com.br/empreendedorismo/por-um-fio-a-luta-dos-pequenos-negocios-e-a-ajuda-que-vem-dos-grandes/ (Links para um site externo.) Acesso em 22 de dez. 2020.
Do outro lado, observamos o crescimento dos chamados microempreendedores como mostra um artigo do jornal Correio Braziliense:
De acordo com o Portal do Empreendedor, mais de 327 mil pessoas se formalizaram como MEI no Brasil desde o início da pandemia do novo coronavírus. O total de microempreendedores individuais passou de 9,8 milhões, na segunda quinzena de março, para 10,2 milhões no fim de maio.
Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2020/06/08/internas_economia,861916/desde-o-inicio-da-crise-mais-de-327-mil-pessoas-tornaram-se-meis.shtml (Links para um site externo.). Acesso em 22 dez. 2020
Considerando os dados apresentados na imagem e o trecho da reportagem, avalie as afirmações a seguir.
 
I. Diante da pandemia muitas empresas de porte médio tiveram que restringir seus negócios e isso levou a algumas demissões, consequentemente, uma saída para muitos trabalhadores foi a abertura de uma microempresa.
II. O crescimento de microempreendedores no ano de 2020 não tem relação direta com o fechamento de algumas empresas, pois tais microempreendedores não estavam empregados em outras organizações.
III. A interrupção dos negócios temporariamente não causa prejuízo, pois a empresa pode retomar seus negócios após a pandemia e continuar atuando normalmente no mercado.
 
É correto o que se afirma em:  
  
I e III, apenas.
  
II e III, apenas.
  
I e II, apenas.
  
I, apenas
Somente a afirmativa I está correta.
A afirmativa I está correta, pois uma das alternativas para uma parte da população que ficou desempregada foi torna-se um microempreendedor.
A afirmativa II está incorreta, pois uma parte dos novos microempreendedores é oriunda de empresas que fecharam no decorrer da pandemia de Covid-19.
A afirmativa III está incorreta, pois a interrupção de um negócio causa prejuízo e tal organização não consegue dar conta das despesas e custos de manutenção nas mais diversas ordens. A retomada do negócio nem sempre é possível e ocorrerá de forma normal e tranquila.
  
III, apenas.
 
Pergunta 5 
1 / 1 pts 
A imagem abaixo é extraída do Instituto AKatu e são perguntas que devem ser feitas quando uma pessoa resolve consumir:
  
Fonte: Disponível em: https://www.iguiecologia.com/consumo-consciente/ (Links para um site externo.)
Com o advento da pandemia que assolou diferentes países em 2020 há de se observar que o consumo também ficou restrito para poucos. Veja o trecho de uma reportagem do Portal UOL em que o antropólogo Michel Alcofardo pensa sobre tal momento e as perspectivas:
 
"O que a gente não pode esquecer [...] é a massa cada vez maior de pessoas que não vão poder consumir nada [...] Essa vida desmaterializada dá uma ideia para gente de que ela é fluida e de que todo mundo pode entrar, mas a gente esquece que para poder fazer parte da internet ou de qualquer plataforma dessas [...] você precisa ter dinheiro para comprar um computador bom, uma internet boa em casa [...] Esse mundo vai ficar cada vez mais para poucos [...] eu acho que a gente vai consumir menos porque não vai poder, mas vai ter muita gente que não vai poder consumir nada e tem pouca gente olhando para eles", comentou o antropólogo.
Fonte: https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2020/04/25/em-um-mundo-desmaterializado-e-online-o-consumo-sera-para-poucos.htm (Links para um site externo.). Acesso em 22 dez. 2020
Considerando o texto apresentado, a imagem e o tema do consumo consciente, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I. A pandemia agravou a situação de grande parte da população mundial, pois houve a diminuição da renda e o acesso aos alimentos ficou restrito a uma pequena parcela da população.
PORQUE
II. É premente que empresas, poder público e população repensem a forma de consumo desenfreado de produtos e serviços, pois os efeitos negativos ao meio ambiente já estão presentes no nosso cotidiano.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
  
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  
As asserções I e II são proposições falsas.
  
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Observamos que a asserção I aborda os efeitos da pandemia no acesso ao consumo e que reflete a visão apresentada pelo antropólogo no que tange a restrição de consumo.
A asserção II está correta, mas o tema central da afirmação busca abordar o consumo consciente por parte das diferentes partes que formam a sociedade.  Enquanto a primeira fala do acesso ao consumo, a segunda aborda o exagero no consumo e seus efeitos ambientais. Por conseguinte, ela não é uma justificativa para a primeira asserção. 
  
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
 
Pergunta 6 
1 / 1 pts 
Leia o texto a seguir:
 
A intensidade atingida pela crise recente dos refugiados na Europa, com perdas de milhares de vidas no Mar Mediterrâneo, tem-se comparado aos eventos vividos no continente europeu durante e imediatamente após a Segunda Guerra Mundial, quando se estima que tenha havido cerca de 60 milhões de deslocados. Contudo, o movimento de refugiados e de pessoas em busca de proteção neste continente nunca desapareceu (RICHMOND, 1993). Os fluxos de refugiados, com maior ou menor intensidade, permanecem como uma dimensão estruturaldas migrações para a (e na) Europa nas últimas sete décadas (FIDDIAN-QASMIYEH, 2014).
Grandes movimentos migratórios e crises de refugiados não são, pois, novos na história da humanidade. A consciência pública e o impacto percepcionado destas realidades parecem ser, porém, maiores do que os verificados anteriormente.
 
Fonte: OLIVEIRA, Catarina Reis; PEIXOTO, João; GOIS, Pedro. A nova crise dos refugiados na Europa: o modelo de repulsão-atração revisitado e os desafios para as políticas migratórias. Rev. bras. estud. popul., São Paulo, v. 34, n. 1, p. 73-98, Abr. 2017.  
 
No ano de 2020 a situação de migrantes e refugiados não foi diferente e houve um aumento dos pedidos para o refúgio como demonstra a publicação de um artigo no site da ONU News:
 
No início do ano, cerca de 79,5 milhões de pessoas foram forçadas a deixar suas casas devido a perseguições, conflitos e violações dos direitos humanos. 
Este total inclui 45,7 milhões de deslocados internos, 29,6 milhões de refugiados e outros deslocados à força para fora do país e 4,2 milhões de requerentes de asilo.
Apesar do apelo do secretário-geral da ONU, em março, por um cessar-fogo global, os conflitos e a perseguição continuaram. 
Fonte: https://news.un.org/pt/story/2020/12/1735542 (Links para um site externo.) Acesso em 22 dez. 2020
Não há dados consolidados do ano de 2020, mas em 2019 o gráfico abaixo mostra um perfil dos refugiados em solo brasileiro:
  
https://noticias.r7.com/internacional/no-brasil-84-dos-refugiados-querem-ficar-definitivamente-31052019 (Links para um site externo.) Acesso em 22 de dez. 2020
A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
 
I. Fica claro que os refugiados buscam outros países para acolhimento devido a situações de crise econômica e da pandemia de covid-19.
II. As situações de conflitos entre aqueles que são nativos e os migrantes apontam para a necessidade de revisão da infraestrutura e das políticas públicas voltadas aos migrantes e refugiados.
III.  No caso brasileiro os refugiados são em sua maioria de países latino-americanos e um número reduzido do continente africano.
É correto o que se afirma em:
  
I e III, apenas.
  
II, apenas
Apenas a afirmação II está correta.
A afirmação II está correta, pois há uma necessidade de qualificar as políticas públicas voltadas aos migrantes e refugiados em diferentes países.
A afirmativa I está incorreta, pois a busca por um refúgio também ocorre por problemas resultantes de guerras e conflitos regionais.
A afirmativa III está incorreta, pois os refugiados latino-americanos em solo brasileiro não são maioria. Os povos de países africanos são a maioria do grupo. 
  
III, apenas
  
II e III, apenas
  
I e II, apenas.
 
Pergunta 7 
1 / 1 pts 
O trecho do texto abaixo foi extraído do site da OXFAM Brasil e aborda o alto lucro de algumas corporações durante a pandemia de covid-19:
Apesar do cenário de crise para os mais vulneráveis e para os pequenos empresários, tem gente lucrando, e não é pouco. O número de grandes corporações que, na verdade, cresceram e aumentaram seus lucros é assustador. As medidas de isolamento social trouxeram a possibilidade de desenvolvimento de novos negócios e aumento da venda de outros.
A Amazon, empresa de comércio online, por exemplo, teve um aumento de vendas de R$ 63 mil por segundo! Empresas de entrega como Ifood, Rappi e UberEats tiveram aumento de 30% no número de pedidos (Links para um site externo.). A concentração de renda aumentou durante a pandemia do novo coronavírus e os bilionários ficaram ainda mais ricos. 
 
Fonte: https://www.oxfam.org.br/blog/crise-para-quem-grandes-corporacoes-lucraram-bilhoes-durante-a-pandemia/ (Links para um site externo.) Acesso em 22 de dez. 2020
Essa concentração de lucro e riquezas não é nova. Veja o gráfico abaixo que mostra o lucro dos bancos no cenário brasileiro ao longo de 9 anos:
 
Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/02/13/lucro-dos-maiores-bancos-do-brasil-cresce-18percent-em-2019-e-soma-r-815-bilhoes.ghtml (Links para um site externo.)
No ano de 2020 o lucro dos bancos não foi diferente:
O setor financeiro destoa dos demais setores.  Em meio à pandemia de Covid-19, os quatro maiores bancos do Brasil – Bradesco, Itaú, Santander e BB – lucraram R$ 28,4 bilhões no primeiro semestre de 2020. 
Fonte: https://bancarioscg.com.br/em-meio-a-pandemia-bancos-lucram-r-284-bi/ (Links para um site externo.) Acesso em 22 de dez. 2020.
Considerando os textos e o gráfico apresentados e o cenário de pandemia ao longo de 2020, avalie as afirmações a seguir:
 
I. O lucro das instituições bancárias brasileiras resulta em um exemplo de como há um bom nível de distribuição de renda por toda a população.
II. Ao analisar os textos e o gráfico podemos considerar que o aumento do lucro de algumas corporações não foi afetado drasticamente pela pandemia.
III. Apesar do cenário de crise social vivido no decorrer de 2020 houve um conjunto de corporações que conseguiram aumentar seus lucros e crescer no mercado.
 
É correto o que se afirma apenas em:
  
I, apenas.
  
II e III, apenas.
As afirmativas II e III estão corretas.
A afirmativa II está correta, pois o gráfico o segundo texto mostram que houve uma continuidade e crescimento dos lucros do sistema bancário. Bancos e outras corporações não foram afetados pela pandemia.
A afirmativa III está correta, a crise social não atingiu algumas corporações e estas não sofreram com os danos sociais e econômicos de uma parte da população.
A afirmativa I está incorreta, pois os gráficos e os textos apresentados reforçam que no cenário brasileiro ocorre uma concentração de renda e isso reforça a possibilidade de lucro por parte de grandes corporações.
  
I e II, apenas.
  
I, II e III.
  
III, apenas.
 
Pergunta 8 
1 / 1 pts 
Leia o trecho inicial da música Ismália do músico e compositor Emicida e que faz parte do álbum AmarElo, ganhador do prémio Grammy Latino 2020:
“Ela quis ser chamada de morena
Que isso camufla o abismo entre si e a humanidade plena
A raiva insufla, pensa nesse esquema
A ideia imunda, tudo inunda
A dor profunda é que todo mundo é meu tema
Paisinho de bosta, a mídia gosta
Deixou a falha e quer migalha de quem corre com fratura exposta
Apunhalado pelas costa
Esquartejado pelo imposto imposta
E como analgésico nós posta que
Um dia vai tá nos conforme
Que um diploma é uma alforria
Minha cor não é uniforme
Hashtags #PretoNoTopo, bravo!
80 tiros te lembram que existe pele alva e pele alvo
Quem disparou usava farda (Mais uma vez)
Quem te acusou nem lá num tava (Banda de espírito de porco)
Porque um corpo preto morto é tipo os hit das parada:
Todo mundo vê, mas essa porra não diz nada”
Fonte: https://www.letras.mus.br/emicida/ismalia-part-larissa-luz-e-fernanda-montenegro/ (Links para um site externo.) Acesso: 22 dez. 2020
Abaixo há um outro trecho em que é feita uma análise da letra pelo site Aganpazan:
Emicida ressignifica Ismália, transformando-a numa mulher negra do século XXI, ou melhor, Ismália para o rapper seria a personificação dos transtornos mentais ocasionados pelo racismo estrutural e como isso impacta na saúde mental da população negra. O seguinte trecho da canção, exemplifica esses transtornos quando o rapper rima “ela quis ser chamada de morena/que isso camufla o abismo entre si e a humanidade plena/ […] a dor profunda é que todo mundo é meio tema”.
A Ismália de Emicida (Links para um site externo.) corresponde a 52,9% da população brasileira que são negros e negras. A Ismália representa o lugar social e o lugar simbólico da população negra no imaginário da sociedade brasileira, esses dois lugares  contribuem para a manutenção e reprodução do racismo.
 
Fonte: https://oganpazan.com.br/emicida-e-alphonsus-de-guimaraens-as-duas-ismalia/ (Links para um site externo.) Acesso em 22 de dez 2020
Considerando as informações acima, analise as afirmativas abaixo:
 
I. A letra apresentada por Emicida mostra uma realidade que não está presente no cenário brasileiro e típica dos países africanos.
II. Em um trecho da letra Emicidafaz referência ao assassinato de um homem negro e que foi morto com mais de 80 tiros dentro de seu carro pelo exército brasileiro.
III. O desejo da personagem da letra em ser chamada de morena é uma forma de tentar diminuir o peso do chamado racismo estrutural existente no Brasil.
É correto o que se afirma em:
  
III, apenas.
  
I, II e III.
  
II, apenas.
  
I e II, apenas.
  
II e III, apenas
Somente as afirmativas II e III estão corretas. A afirmativa II é uma referência direta ao assassinato de um homem negro que foi fuzilado por integrantes do exército brasileiro. https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/04/08/dez-militares-sao-presos-apos-acao-do-exercito-que-fuzilou-carro-de-familia-no-rio-com-80-tiros.ghtmlLinks para um site externo.
A afirmativa III está correta, pois o racismo estrutural provoca em uma parte da população negra e excluída tentativas de inclusão por meio de uma aproximação com a etnia branca.
A afirmativa I está incorreta, pois a letra do Emicida é repleta de referências sociais, políticas e culturais do cenário brasileiro.
 
Pergunta 9 
1 / 1 pts 
Veja o gráfico abaixo quanto a acesso a internet em domicílios.  
Fonte: https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/20787-uso-de-internet-televisao-e-celular-no-brasil.html (Links para um site externo.)
Abaixo o trecho de uma reportagem do site BBC que mostra a dificuldade de acesso a internet no ano de 2020 e após o advento da pandemia de Covid-19:
“A pandemia do coronavírus acentuou as desigualdades na educação e tornou mais comuns, pelo Brasil inteiro, as dificuldades de conectividade enfrentadas por Matheus e Vânia. Enquanto redes e alunos com mais estrutura avançaram (mesmo que com percalços) no ensino remoto, uma parcela dos alunos e de locais mais carentes não conseguiu se manter conectada e foi perdendo tanto conteúdo quanto entusiasmo pelos estudos.”
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-54380828 (Links para um site externo.) Acesso em 22 de dez. 2020
Observando o gráfico e o problema de acesso de estudantes a internet e, consequentemente, do conteúdo para aprendizado, avalie as afirmações a seguir:
I. Apesar da carência de acesso à internet em regiões rurais como mostra o gráfico, as aulas online facilitarão e vão promover igualdade no acesso ao conhecimento.
II. A situação de acesso à internet na zona rural é precária e não facilita o uso de ensino por meio de videoaulas, consequentemente, a preocupação dos estudantes é factível.
III. Estudantes das chamadas regiões urbanas tem acesso a internet de forma desigual, pois há muitas regiões dentro dos centros urbanos em que a rede de dados não é acessível por motivos técnicos e financeiros.
É correto o que se afirma em: 
  
I e II, apenas.
  
I, apenas.
  
II e III, apenas.
Somente as afirmativas II e III estão corretas.
A afirmativa II está correta, pois o gráfico mostra que em algumas regiões o acesso a internet na residência é inferior a 30%. Nesse sentido, estudantes de tal grupo social e econômico não terão acesso ao conteúdo, em videoaulas, na sua residência.
A afirmativa III está correta, pois observamos que em diferentes zonas urbanas do Brasil ocorrem espaços aonde a internet não chega ou o custo de serviço não é acessível para uma parte da população com menor poder financeiro.
A afirmativa I está incorreta, pois as aulas online não podem promover igualdade se uma grande parte dos estudantes da zona rural não tem acesso a internet em suas residências
  
I, II e III.
  
I e III, apenas.
 
Pergunta 10 
1 / 1 pts 
No trecho de uma reportagem do Portal G1 observamos uma representante da ONU abordando a interferência humana no campo da biodiversidade.
“Não temos tempo para esperar. A perda da biodiversidade, a perda da natureza, está em um nível sem precedentes na história da humanidade” diz Elizabeth Mrema, secretária-executiva da Convenção sobre Diversidade Biológica, da ONU. “Somos a espécie mais perigosa da história mundial”.
“Os humanos estão causando a extinção de outras espécies por meio da caça, pesca, predatória e derrubada de florestas”
Fonte: https://g1.globo.com/natureza/noticia/2020/10/12/somos-a-especie-mais-perigosa-da-historia-cinco-graficos-sobre-o-impacto-da-atividade-humana-na-biodiversidade.ghtml (Links para um site externo.). Acesso em 21 dez. 2020.
Essa interferência humana também se dá nas questões que envolvem os eventos climáticos.
Veja o gráfico abaixo que apresenta o aumento de perdas humanas, de espécies da fauna, flora e outros problemas sociais advindos de eventos climáticos. Tais eventos climáticos são intensificados com os diferentes impactos negativos ao meio ambiente sendo prejudicial à produção agrícola. 
 Fonte: Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/novo-panorama-ambiental-global-da-onu-estabelece-desafios-para-o-mundo/ (Links para um site externo.). Acesso em: 07 dez. 2020
Observando os dados apresentados no gráfico e o tema relacionado ao aquecimento global, avalie as afirmações a seguir:
 
I. Os dados mostram que há um crescimento de eventos meteorológicos e hidrológicos que embasam a preocupação quanto às mudanças climáticas e afetam as sociedades urbanas e rurais.
II. As mudanças climáticas mostram um aumento expressivo dos eventos geofísicos e que permitem considerar que os eventos climatológicos são fruto de terremotos e atividades vulcânicas.
III. O aumento dos eventos meteorológicos apresentados na série histórica é extremamente prejudicial na produção agrícola e, consequentemente, afeta o acesso a alimentos de qualidade por toda a população global. 
 
É correto o que se afirma em: 
  
I, apenas.
  
I e III, apenas.
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
A afirmativa I está correta, pois o período histórico deixa claro que houve um aumento expressivo de eventos meteorológicos e hidrológicos. A consequência de tais eventos tem sua relação com o tema das mudanças climáticas e mostra seus efeitos no ambiente rural e urbano. É fato apresentado em diversos materiais o quanto tal evento tem levado a deslocamento de populações e migrações forçadas de uma região para outra, a queda na produção agrícola e outros efeitos no meio urbano.
A afirmativa III está correta, pois a série histórica mostra como os eventos meteorológicos aumentaram no período apresentado. A junção de tais eventos prejudicam diversos tipos de plantações e em diferentes regiões do planeta.  O efeito disso é a queda da produção de alimentos que servirá para abastecimento da população mundial.
A afirmativa II está incorreta, pois os eventos geofísicos na série histórica não mostram um aumento e continuam ocorrendo em níveis semelhantes há décadas passadas. Consequentemente, não é possível afirmar a relação proposta na afirmativa.
  
I e II, apenas.
  
II e III, apenas.
  
I, II e III.

Continue navegando