Buscar

Unidade I - transportes por membrana

Prévia do material em texto

Monitoria Biologia Celular e Molecular - 2018.1
Monitora: Juliana Lopes Cavalcante 
Professora: Lucia Silveira
Transportes por membrana
A natureza tende sempre a igualar concentrações. 
TRANSPORTE PASSIVO: não há gasto de energia (ATP).
Difusão: partículas de SOLUTOS do meio hipertônico (mais concentrado) pro meio hipotônico (menos concentrado). 
 Difusão simples: substâncias lipossolúveis que atravessam a membrana plasmática.
 Difusão facilitada: substâncias hidrossolúveis que utilizam um facilitador (proteína de membrana) para ir para o meio hipotônico.
 Osmose: transporte de SOLVENTE, a ÁGUA. Ocorre do meio menos concentrado pro meio mais concentrado, uma vez que a água tende a dissolver o soluto.
A solução hipotônica é a que apresenta menor pressão osmótica e de concentração de soluto. Uma célula colocada em meio hipotônico pode inchar até romper, pois há movimento de água para dentro da célula.
A solução hipertônica apresenta maior pressão osmótica e de concentração de soluto. Em meio hipertônico as células tendem a encolher, já que perdem água.
Na osmose, as soluções buscam atingir o equilíbrio, numa solução denominada isotônica, quando a concentração de soluto e a pressão osmótica são iguais.
 
TRANSPORTE ATIVO: as moléculas tendem a ir do meio menos concentrado pro meio mais concentrado (contra gradiente de concentração). Há gasto de energia (ATP).
 Ex: bomba de sódio e potássio.
A concentração do sódio é maior no meio extracelular enquanto a de potássio é maior no meio intracelular. A manutenção dessas concentrações é realizada pelas proteínas transportadoras que capturam íons sódio (Na+) no citoplasma e bombeia-os para fora da célula. No meio extracelular, capturam os íons potássio (K+) e os bombeiam para o meio interno. Se não houvesse um transporte ativo eficiente, a concentração destes íons iria se igualar.
É fundamental para as células musculares e nervosas.
ENDOCITOSE: comandada pelos lisossomos. Ocorre em grande quantidade.
Fagocitose: processo de ingestão e destruição de partículas SÓLIDAS. Ex: bactérias, tecido necrosado, tinta de tatuagem no tecido epitelial.
Pinocitose: ingestão de FLUIDOS. Ex: células do intestino delgado capturam gotículas de lipídios resultantes da digestão.
EXOCITOSE: liberação de moléculas grandes. Ex: secreção de hormônios pelas glândulas endocrinas.

Continue navegando