Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Sumário
Introdução	3
Resumo	4
1.	Características gerais	5
1.1.	Histórico	6
1.2.	Produtos e Serviços	6
1.3.	Posicionamento de Mercado	8
1.4.	Escopo de Atuação	9
1.5.	Características importantes	9
2.	Mapeamento do ambiente externo	10
2.1.	Elementos do ambiente de ações indiretas:	10
2.1.1.	Variáveis Políticas e Legais:	10
2.1.2.	Variáveis Econômicas:	11
2.1.3.	Variáveis Ambientais:	11
2.1.4.	Variável sociocultural:	12
2.2.	Características Mercado	12
2.3.	Estrutura de mercado	13
2.4.	Elasticidade-preço da demanda dos produtos	15
2.5.	Elementos do ambiente de ação direta	15
2.5.1.	Clientes	15
2.5.2.	Fornecedores	15
2.5.3.	Concorrentes	16
3.	Mapeamento do ambiente interno	17
3.1.	Planejamento	18
3.1.1.	Missão	18
3.1.2.	Visão	18
3.1.3.	Objetivo Estratégico	18
3.1.4.	Objetivos Táticos	18
3.1.5.	Gestão das áreas funcionais de Marketing e Pesquisa e Desenvolvimento	19
3.1.6.	Cultura Organizacional	19
3.1.7.	Processos Internos	20
3.1.8.	Responsabilidade Sócio-cultural	20
3.2.	Organização	21
3.2.1.	Organograma	21
3.2.2.	Funcionários	22
3.2.3.	Poder e Grau de centralização	22
3.2.4.	Comunicação Interna	22
4.	Indicadores Financeiros	23
4.1.	Principais Números	23
4.1.1.	Receita	23
4.1.2.	Despesas	23
4.1.4.	Margens de Lucro	24
4.2.	Análise dos Indicadores Contábeis da Empresa	25
4.2.1.	Rentabilidade	25
4.2.3.	Capital Circulante Líquido (CCL)	27
4.2.4.	Quantidade da Dívida (QTD)	27
4.3.	Estrutura de Capital da Empresa 	28
5.	Conclusão	29
5.1.	Análise Crítica e Recomendações do Grupo	29
5.2.	Experiência do Grupo	32
5.2.1.	A Procura da Empresa	32
5.2.2.	Inicio e Desenvolvimento do Projeto Empresa	32
5.2.3.	Finalização do projeto	33
Bibliografia	34
Sumário de Tabelas, Tables e Figures
Table 1 – Crescimento no número de lojas da Yogoberry	13
Table 2 – Participação no Mercado	14
Tabela 1 - Principais Números	24
Tabela 2 – Margens de Lucro	25
Tabela 3 - Rentabilidade	26
Figure 1 - Foto Filial Olegário Maciel	5
Figure 2 - Eleita pela Veja Rio Comer & Beber 2010 pela melhor especialidade de Frozen Yogurt	6
Figure 3 – Porções de Frozen Yogurt	7
Figure 4 - Smoothie	7
Figure 5 – Informação Nutricional	8
Figure 6 – Informação Nutricional	8
Figure 7 – Publicidade Yogoberry	9
Figure 8 – Filial Downtown	10
Figure 9 – Filial Barra Shopping	10
Figure 10 – Filial Barra Garden	10
Figure 11 – Marcas de Frozen Yogurt	13
Figure 12 – Mapa com localização dos concorrentes (Google Maps)	17
Figure 13 - Organograma	21
Introdução
O “Projeto Empresa” da disciplina Integradora I tem como objetivo fazer com que os estudantes do segundo período do curso de Administração de Empresa tenham o conhecimento pleno do funcionamento externo e interno de uma empresa.
A partir de diversas entrevistas realizadas pelo grupo (Leticia Morgado, Lucas Monteiro, Luisa Ronchi e Sylvio Peluzo) com a empreendedora Renate Barreto, informações gerais e específicas sobre a organização foram recrutadas. 
Com os aprendizados obtidos durante a realização deste estudo; espera-se dos grupos a formulação de opiniões, sugestões e conclusões à respeito da empresa. Para isso, pesquisas em livros, o uso da internet e a análise de casos são fontes fundamentais para a contextualização da empresa estudada no ambiente em que vivemos.
Resumo
O estudo a seguir apresentará uma profunda análise do ambiente externo e interno da franquia da Yogoberry, localizada na Olegário Maciel, na Barra da Tijuca.
Inicialmente o trabalho trará, de maneira breve, características gerais da empresa e de suas duas sócias (Renate Barreto e Maria Elene Allgayer) como, por exemplo, seu histórico, que apesar de ser uma empresa recente no mercado, apresenta sucesso extremo em seu ramo alimentício. A franquia oferece aos seus clientes dois tipos de especialidades, que serão brevemente citados e descritos. 
Os tópicos seguintes irão abordar o público alvo e a área de atuação, além de características específicas da loja.
O mapeamento do ambiente externo também será abordado, apontando os fatores legais, econômicos, socioambientais, socioculturais, entre outros. Todos estes aspectos interveem na atuação deste setor, seja positivamente ou negativamente. 
O setor alimentício de Frozen Yogurt será analisado, bem como os elementos de ação direta, por exemplo: clientes, fornecedores, agências reguladoras, etc. Caminhando mais profundamente na empresa: sua missão, visão e objetivos estratégicos e táticos serão conceituados e citados.
A estrutura organizacional (organograma) será apresentada e explicada detalhadamente. E por fim de toda a análise do ambiente externo e interno, os indicadores financeiros virão para melhor ilustrar o estudo junto com as críticas gerais e sugestões para a empresa, feitas pelo grupo. 
Características gerais
Ao analisarmos uma empresa, é importante observarmos as características referentes ao tipo de contrato social utilizado, devido às grandes diferenças entre as diversas formas jurídicas existentes. Também é importante conhecermos a qualificação dos sócios para entendermos melhor a organização.
A empresa analisada é a filial da Yogoberry localizada no Jardim Oceânico, na Av. Olegário Maciel, 135, Loja C - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro.
A entrevistada que forneceu os dados sobre a loja foi a sócia majoritária e uma das administradoras da empresa, a Sra. Renate Koller Barretto, que é formada em administração e é responsável pelas áreas de recursos humanos e finanças da empresa. Um sócio majoritário e aquele que detém a maior quantidade de participações na organização, possuindo o controle das decisões da empresa.
A empresa é composta por duas sócias, a já citada Sra. Renate Barretto e pela Sra. Maria Elene Allgayer que possui o segundo grau completo e atua na administração da loja. A organização tem como forma jurídica a sociedade limitada por cotas, na qual 51% delas pertencentes a Sra. Renate, sócia majoritária e os outros 49% à Sra. Maria Elene, sócia administrativa. Esta forma de sociedade se caracteriza por ser a forma jurídica mais simples de organização de uma companhia. Nela, as participações são transformadas em cotas e divididas entre os sócios, de acordo com seu aporte financeiro na organização. Uma sócia administrativa tem por obrigação responder publicamente pela firma, e recebe o pró labore um salário pago pela própria empresa.
Figure 1 - Foto Filial Olegário Maciel
 
Histórico
Segundo o site oficial da Yogoberry, “A marca Yogoberry foi fundada em novembro de 2007, por três sócios apaixonados por frozen yogurt de alta qualidade, sem gordura e sem conservante. Os sócios Un Ae Hong, Marcelo Bae e a nutricionista Jong Ae Hong, percorreram diversos fornecedores internacionais para encontrar os melhores equipamentos e matérias-primas que possibilitassem a implantação de um frozen yogurt realmente diferenciado e com receita única no Brasil. Uma das preocupações dos sócios foi conceber uma receita de menor valor calórico do que os tradicionais sorvetes, com uma quantidade bem pequena de açúcar e utilizando leite desnatado em sua formulação.” (Yogoberry)
Já a loja foi inaugura em 21 de Dezembro de 2009 e a composição de sócios da empresa é a mesma desde o inicio. A Sra. Renate recebeu o convite de uma amiga, Sra. Maria Elene, para abrir um negocio próprio. A idéia inicial sempre foi abrir uma filial do Yogoberry, pois a Maria Elene já havia trabalhado por quase dois anos como gerente da filial da marca que se localiza no Barra Shopping.
A partir da decisão de abertura da filial, ambas procuraram a empresa Yogoberry que indicou o local que seria ideal, pois não havia nenhuma franquia da empresa nessa região e também poderia ser um bom mercado a ser explorado. E então, nasceu a Yogoberry na Av. Olegário Maciel.
Figure 
2
 
- Eleita pela Veja Rio Comer & Beber 2010 pela melhor especialidade de Frozen Yogurt
Produtos e Serviços 
Um componente importante para a avaliação de uma empresa é estudar seus produtos e serviços oferecidos. Dessa forma derivam diversas outras analises como, público alvo, mercado onde a firma está inserida e também variáveis do ambienteinterno: Planejamento, organização, liderança e controle.
O Frozen Yogurt é um sorvete de yogurt composto por um pó concentrado, misturado a água, açúcar e leite. A marca Yogoberry, o tem como seu principal produto, tendo este uma vantagem competitiva devido à sua fórmula exclusiva e sua altíssima qualidade.
A preocupação com a qualidade do produto fez com que as sócias Un Ae Hong e Jong Ae Hong, pesquisassem a fundo qual seria a melhor matéria-prima para o frozen, optando por importá-la da Itália. Do restante dos ingredientes, apenas o leite tem uma exigência de marca, sendo utilizada a Elegê, do tipo desnatado. O açúcar e a água não têm marca fixa. 
A loja oferece aos seus clientes dois tipos de especialidades: o Frozen Yogurt, já citado anteriormente, e o Smoothie de Yogurt. Este primeiro pode ser Natural, de Chá Verde, mix entre eles, de Chocolate ou o sabor do mês, todos estes associados à toppings, opcionais, como: frutas frescas, caldas, cereais, grãos e outros vários tipos de doces e chocolates. Além do sabor, o cliente também tem a opção de escolher o tamanho do Yogurt, que varia entre: P (120g), M(200g), G(260g) e GG (560g).
Figure 
3
 – Porções de 
Frozen
 
Yogurt 
Figure 
4
 - 
SmoothieA segunda especialidade é o Smoothie, um shake onde ao Frozen Yogurt é adicionada a polpa da fruta de preferência do cliente, nos sabores: abacaxi, morango, manga, kiwi, maracujá, açaí e pêssego. Há também a venda dos produtos: água e café expresso, da marca Nespresso, sendo este último um opcional da filial da Olegário. 
Todo mês a empresa Yogoberry desenvolve um sabor diferente dos padrões para comercializar, como por exemplo, melão ou manga com pêssego.
A empresa possuía um serviço de entrega, porém parou de prestar o mesmo devido à falta de demanda deste.
A empresa também tem um comprometimento com um produto saudável, visto que seu publico alvo busca isso e é a grande diferenciação para com seu principal concorrente, o sorvete.
 
Figure 
5
 – Informação Nutricional
Figure 
6
 – Informação Nutricional
Posicionamento de Mercado
Devemos qualificar o posicionamento de mercado, pois é de suma importância estabelecer o público alvo que a empresa pretende atingir. No caso da filial YogoBerry Olegário,este público alvo é composto por indivíduos, prioritariamente, das classes sócios econômicas A e B,de ambos os gêneros e de diversas faixas etárias.Estas informações foram adquiridas com o secretário geral da Yogoberry,porém não foi possível uma pesquisa mais especifica,porque a mesma possui um caráter sigiloso para a marca .
Como os clientes têm a liberdade de escolher sabor do frozen e montar com os toppings de sua preferência, o público atingido acaba não sendo muito específico. Uma situação comum é a preferência das crianças por um yogurt mais doce quando comparado com uma pessoa que está preocupada com sua saúde, possivelmente optando por toppings mais saudáveis.
Como o consumo de yogurt é considerado um supérfluo e seu preço relativamente “caro” (em torno de R$12,00 um pote médio sem topping), o público fica restrito nas classes ditas anteriormente.
Figure 
7
 – Publicidade Yogoberry 
Escopo de Atuação
É importe avaliarmos o escopo de atuação de uma organização para que possamos dimensionar o seu mercado consumidor,bem como seu raio de ação,e também seus concorrentes diretos.
A filial estudada atua prioritariamente na área do Jardim Oceânico e em suas adjacências (Barrinha, Itanhangá e início da Barra da Tijuca). Como as lojas da marca Yogoberry mais próximas localizam-se no Shopping Downtown e no Barra Shopping, o escopo de atuação da Filial da Olegário Maciel fica restrito apenas as áreas já citadas, num raio aproximado de 8 km.
Características importantes
A Yogoberry é uma franquia bastante padronizada. Copos, guardanapos, toppings, maquinário utilizado para a fabricação do yogurt, entre outras coisas. 
Ao adquirir o espaço onde irá ser montada a franquia, a Yogoberry envia um arquiteto próprio para que ele possa dar os padrões estipulados pela marca.
As máquinas responsáveis por armazenar e dar a consistência ao produto são fabricadas pela Taylor, no interior de São Paulo. Todas as lojas são obrigadas a possuírem duas máquinas da citada acima. Além disso, também é utilizado um liquidificador industrial para fazer a mistura que é colocada na máquina de Yogurt.
Decorada por um arquiteto da Yogoberry, as lojas da marca se assemelham, como se pode observar nas seguintes fotos:
Figure 
8
 – 
Filial
 
Downtown
Figure 
9
 – 
Filial
 Barra Shopping
Figure 
10
 – 
Filial
 Barra Garden
Mapeamento do ambiente externo
O ambiente externo é composto de elementos de ação indireta, do mercado em que atua a empresa e dos stakeholders externos.
É de grande valor que analisemos o ambiente externo de uma companhia para que se possa adequar às funções internas da mesma.
Elementos do ambiente de ações indiretas:
Os elementos de ações indiretas impactam indiretamente na atividade da organização e são compostos pelas seguintes variáveis: Político-legais, socioculturais, econômicas, tecnológicas e ambientais.
A importância de avaliar eles se deve ao grande impacto que eles podem causar em uma empresa.
Variáveis Políticas e Legais: 
Segundo Churchill Variáveis Políticas e Legais “São leis, regulamentações e pressões políticas que afetam as decisões das empresas.” (Churchill Jr. & Peter, 2011, p. 31).
Criada pela Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999, a ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) opera na “proteção da saúde da população por intermédio do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária.” (Agência Nacional de Vigilância Sanitária, 2005). Portanto, a ANVISA inspeciona os restaurantes e bares (no caso Yogoberry) para verificar o cumprimento das leis sobre vendas e produção de bens e produtos alimentícios. 
A Resolução RDC N° 216 da ANVISA, instrui quanto ao Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, que se aplica a Yogoberry, pois nesta há a manipulação, preparação, armazenamento e exposição à venda de alimentos preparados ao consumo. Nesta resolução está contida a regulamentação quanto a Instalação e Equipamentos, Higienização das Instalações e Equipamentos, Controle Integrado de Vetores e das Pragas Urbanas, Abastecimento de Agua, Manejo de Resíduos, Manipuladores (empregados que tem contato direto com o alimento a ser preparado), Matéria Prima, Ingredientes e Embalagens, Preparação do Alimento, Armazenamento e Transporte do Alimento Preparado, Exposição ao Consumo do Alimento Preparado, Documentação e Registro e Responsabilidade. 
Toda essa regulamentação tem como objetivo assegurar a saúde e o bem estar dos consumidores.
Variáveis Econômicas: 
Para Churchill, as Variáveis Econômicas “Representam a parte do ambiente geral que define como os recursos estão sendo distribuídos e usados dentro do ambiente” (Churchill Jr. & Peter, 2011, p. 73)
A economia brasileira tem previsão de crescimento do PIB de 3,5% em 2011 segundo o Banco Central, o que revela que o país vem se desenvolvendo bem economicamente. O setor de serviços foi o menos afetado na crise de 2009 e é a parte da economia que vem sustentando uma parte do crescimento do PIB. Alem disso, nos últimos 5 anos houve o aumento da renda do brasileiro o que levou a modificação do aspecto da pirâmide das classes sociais. Milhares de brasileiros ascenderam para as classes A e B, aumentando a renda discricionária dessas pessoas, potenciais clientes da loja Yogoberry. 
O banco central diminuiu a taxa de juros básica em 0,5% o que também afeta diretamente o setor de comércio e serviços. 
Variáveis Ambientais: 
Churchill define que Variáveis Ambientais “representam o estado geral da natureza e condições do ambiente físico e natural, bem como a preocupação da sociedade como o meio ambiente.” (Churchill Jr. & Peter, 2011, p. 73)
Aspectosambientais que vem atingindo a maioria dos negócios e projetos atualmente é a busca pelo desenvolvimento sustentável. Cada vez mais os clientes procuram consumir de forma mais correta e que atinja o meio ambiente menos bruscamente. A Yogoberry vem se adequando quanto a esses novos padrões impostos pelos consumidores com atitudes como a utilização de copos recicláveis.
Também se pode citar a mudança pela procura de alimentos gelados e refrescantes em estações quentes e em tempo de calor. A demanda tende a crescer significativamente quando as temperaturas de elevam pois essas pessoas procuram se refrescar através de sorvetes, yogurts e afins.
Variável sociocultural: 
Churchill diz que Variáveis Socioculturais “representam a parte do ambiente geral que descreve as características da sociedade na qual a organização existe” e também “representam a parte do ambiente geral que contem os elementos relacionados com os valores sociais e culturais que prevalecem na sociedade”. (Churchill Jr. & Peter, 2011, p. 73)
No caso da Yogoberry, o produto gera uma associação com um estilo de vida saudável. Muitos dos clientes procuram hoje alimentos com menos calorias e menos conservantes, e que possam consumir sem se preocupar com danos que esses farão a sua saúde. Além disso, a proximidade com a praia traz ainda mais uma associação com uma vida saudável, levando os consumidores a procurar alimentos que possam satisfazer as necessidades quanto a saúde, fome e bem estar.
	
Características Mercado 
As franquias do ramo alimentício obtiveram um crescimento no seu faturamento de 20% em 2010 com relação ao ano anterior, faturando por volta de R$ 15,2 bilhões no ano passado. Como vem se repetindo ao longo dos anos passados, o setor de alimentação foi mais uma vez um dos segmentos mais rentáveis para investimento.
Table
 
1
 – Crescimento no número de lojas da YogoberryO destaque para esse ano foi o frozen Yogurt, que tem atraído milhares de brasileiros para uma nova “moda” na forma de consumir sorvetes e afins. Só em 2010 foram criadas 79 redes de Frozen Yogurt no país, o que supera todos os números no ramo de alimentação já registrados no Brasil.
Sendo assim, é possível perceber que em termos de mercado, há umas grandes procuras pelo produto que a Yogoberry oferece e também novos concorrentes. 
Estrutura de mercado
 Existem quatro amplas classificações para estrutura de mercado, monopólio, concorrência monopolista, concorrência perfeita e oligopólio.
Figure 
11
 – Marcas de 
Frozen
 
YogurtMonopólio: é uma condição de mercado caracterizada pelo controle, por um só produtor, dos preços e das quantidades de bens ou serviços oferecidos aos usuários e consumidores.
Oligopólio: “é a situação de um mercado com um número reduzido de empresas, de tal forma que cada uma tem que considerar os comportamentos e as reações das outras quando toma decisões de mercado. A característica fundamental do oligopólio é a existência da interdependência entre as empresas.”(Mankiw, 2010)
Concorrência perfeita: é caracterizado por empresas tomadoras de preço introduzidas em uma indústria que produz um produto homogêneo.
Concorrência monopolista: “um tipo de concorrência que ocorre quando há muitos vendedores de produtos similares, mas com alguma diferenciação, e cada vendedor tem uma participação relativamente pequena no mercado” (Churchill Jr. & Peter, 2011, p. 48)
As várias formas ou estruturas de mercado dependem fundamentalmente de três características:
O número de empresas que compõem esse mercado.
O tipo do produto (se as firmas fabricam produtos idênticos ou diferenciados).
Se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.
Segundo pesquisa da Yogoberry realizada em 2010, a marca possui 40 % de participação no mercado de Frozen Yogurt, sendo o restante pulverizado entre muitas outras empresas. Os produtos vendidos são similares, porém com fórmulas de preparo, sabores e toppings diferentes. Mesmo com grande participação da Yogoberry, pode-se classificar este mercado como uma concorrência monopolista, visto que a maioria dos concorrentes detém pequena participação.
Table
 
2
 – Participação no Mercado.
Elasticidade-preço da demanda dos produtos
O grande interesse em calcular a elasticidade preço da demanda dos produtos é saber o quanto sua demanda varia em proporção à variação do preço, para que a firma possa escolher a precificação ideal.
A elasticidade-preço da demanda “mede o quanto a quantidade demandada responde a variação de preço” (Mankiw, 2010, p. 90) por Frozen Yogurt e Smoothie qualifica-se como elástica, pois segundo Mankiw, “diz-se que a demanda de um bem é elástica se a quantidade demandada responde substancialmente a variação do preço” (Mankiw, 2010, p. 90). Diante disso, segundo informações adquiridas com o Secretário Geral da Yogoberry, os dois produtos são considerados bens substitutos, que nada mais são do que bens que podem ser facilmente trocado por um que seja similar. A elasticidade-preço da demanda também pode ser considerada elástica por se tratar de um bem supérfluo e ter um mercado restrito. 
Com isso, a mudança no preço afetará diretamente a demanda pelo produto. Se esse aumenta, a tendência é que a demanda caia na mesma proporção.
Elementos do ambiente de ação direta
Também chamados de stakeholders externos, os elementos de ação direta são igualmente importantes aos de ação indireta, possuindo mesmo poder de impactar a atividade da empresa.
Clientes
Faz se de grande valor o desenvolvimento de uma pesquisa sobre os clientes da companhia, essa pesquisa consegue demonstra para a empresa se a mesma tem conseguido conquista o publico algo que havia planejado, e tem a capacidade de guiá-la em novos planejamentos.
De acordo com o secretario geral da Yogoberry, os clientes tem diversas faixas etárias, são de ambos os gêneros, porém em sua maioria mulheres,são das classes sócio econômicas A e B e em sua maioria são clientes recorrentes.
Devido ao caráter sigiloso para a Yogoberry não foi possível obter uma pesquisa mais abrangente a cerca dos clientes.
Fornecedores
Conhecer os diversos fornecedores que uma empresa pode utilizar, da a ela um bom poder de barganha sobre o mercado, porém em uma situação onde o fornecedor e único, a firma tem seu poder de barganha bastante reduzidos e deve tomar medidas para se proteger de situações como, aumento abusivo de preços, queda brusca de qualidade ou problemas na produção.
Na Yogoberry todos os fornecedores são padronizados pela marca, exceto os de açúcar e frutas. O principal fornecedor da empresa é a Pregel SpA, que provê a matéria prima (pó concentrado) para a fabricação do Frozen Yogurt. De acordo com o site da Pregel SpA , “Em seus quarenta anos de atividade, PreGel tem contribuído para o desenvolvimento do setor de  sorveteria, acrescentando novos ingredientes e sabores de grande sucesso, como Yogoberry. (...) Hoje a PreGel tornou-se uma verdadeira referência no mercado global do setor de sorveteria e produtos de pastelaria, graças à pesquisa contínua, controle de qualidade e inovação. A PreGel é a única empresa no setor que tem três unidades de produção (Itália e, desde 2009, EUA), nove filiais (Austrália, Áustria, Brasil, Alemanha, Canadá, México, Polônia, Suíça , EUA) e vende seus produtos em mais de 100 países, através de uma densa rede de importadores e distribuidores”, esta matéria prima é importada da Itália e distribuída pelo Empório Chiapetta e a formula utilizada é de exclusividade da marca Yogoberry.
Outros dois importantes fornecedores são a BR foods, fornecedora do leite Elegê, segundo o site da BR foods, “A BRF Brasil Foods foi criada a partir da associação entre Perdigão e Sadia. A empresa nasceu como um dos maiores players globais do setor alimentício (...)”; e a CDI Barra, fornecedora do açúcar, segundo o site, “uma empresa 100% de capital nacional, sendo especializada na comercialização e distribuição de toda a linha de produtos alimentícios para o mercado Foodservice...”, ambos são ingredientes que juntamente com a água, sãomisturados à matéria prima para a geração do produto final. O restante dos fornecedores que abastecem a filial são pulverizados. 
Concorrentes
Um dos motivos que nos leva a estudar os concorrentes são os fatos de fixação de preços.
Figure 
12
 – Mapa com localização dos 
concorrentes (Google 
Maps
)Próximo ao escopo de atuação da Yogoberry na Olegário Maciel encontram-se três concorrentes: A 250 metros a Sorveteria Itália, que vende um produto substituto; a 57 metros a Sorvetti Premium (também um produto substituto) e a 300 metros o Bendita Fruta (concorrência direta), pois vende um produto similar.
Yogoberry
Sorvetti
Sorveteria Itália
Bendita Frutta
Mapeamento do ambiente interno
O mapeamento do ambiente interno de uma empresa, e muito importante que seja avaliado, pois ele tem uma influência direta e rápida na corporação.
A análise deste ambiente tem como foco apontar as forças e as fraquezas da empresa, sendo forças as vantagens dela contra seus concorrentes e suas fraquezas onde ha alguma falha que possa ser consertada.
Dentro do ambiente interno podemos observar quatro funções – planejamento, organização, liderança e controle- que ajudarão a analisar as fraquezas e forças já ditas antes. 
Planejamento
Missão
Conforme o Chiavenato definiu, “A missão de uma organização significa a razão de sua existência. É a finalidade ou o motivo pelo qual a organização foi criada, e para o que ela deve servir (...). A missão deve constar de uma declaração formal e escrita, (...) a fim de que os funcionários saibam para onde e como conduzir os negócios...” (Chiavenato, 2004, p. 220).
 A missão da Yogoberry, que conta para todas as lojas, não só a loja da Olegário Maciel é: “Oferecer produtos de qualidade, saudáveis e saborosos, como opção entre refeições, através de atendimento diferenciado”.
Visão
Idalberto Chiavenato cita que a “Visão é a imagem que a organização tem a respeito de si mesma e do seu futuro. (...) Toda organização deve ter, uma visão adequada de si mesma, dos recursos de que dispõe, do tipo de relacionamento que deseja manter com seus clientes e mercados...” (Chiavenato, 2004, p. 224)
A Marca Yogoberry estabeleceu como visão para todas as lojas da rede, incluindo a localizada na Olegário Maciel: “A busca por alimentação leve e saudável e uma tendência de longo prazo”.
Objetivo Estratégico
Para o Chiavenato, objetivos estratégicos “São os objetivos globais e amplos da organização e definidos no longo prazo (...). Em termos de horizonte de tempo, os objetivos estratégicos estão focalizados no longo prazo, isto é, entre dois a cinco ou mais anos pela frente.” (Chiavenato, 2004, p. 235).
Por ser uma franquia, há dois objetivos estratégicos operantes na loja, um determinado pela marca e outro determinado pelas donas da loja na Olegário Maciel. 
Quanto a marca, o objetivo mais importante é expandir a rede de franquias por todo o Brasil. A Yogoberry quer ser fazer cada vez mais presente em todo o país e ter o seu produto como a primeira associação quando se fala de Frozen Yogurt de qualidade.
Já na loja, as sócias determinaram como o principal objetivo estratégico da empresa a conquista de novos clientes, pretendendo expandir os seus lucros e vendas ao máximo que o mercado e o escopo de atuação permitirem. 
Objetivos Táticos
Para o Chiavenato, os objetivos táticos “São os objetivos de médio prazo e que abrangem cada unidade específica da organização. São geralmente objetivos divisionais ou departamentais relacionados com as áreas de produção, finanças, marketing e de recursos humanos da organização. Os objetivos táticos estão voltados para um horizonte de médio prazo de um ano (...), podendo, em alguns casos, chegar a dois anos.” (Chiavenato, 2004, p. 238).
A empresa só possui objetivos táticos na área de marketing e é obrigada a seguir outros que são próprios da empresa.
 A estratégia adotada pelo departamento de Marketing da empresa é participar da Associação do Pólo Comercial Jardim Oceânico, que tem como principais objetivos a promoção dessa região como um pólo gastronômico, através de ações como o patrocínio de shows e eventos na área, como por exemplo: festas de natal, réveillon, páscoa entre outros feriados comemorativos, tudo isso aumentando o fluxo de clientes
A filial não tem nenhuma autonomia na área de Pesquisa e Desenvolvimento que é de responsabilidade total da matriz, porém as ações da marca influenciam diretamente no objetivo estratégico da empresa. A Yogoberry desenvolve e põe um novo sabor a venda todo mês, aumentando com isso as variações de produtos oferecidos, possibilitando que a filial atinja clientes que antes não conseguia.
Gestão das áreas funcionais de Marketing e Pesquisa e Desenvolvimento
Da mesma forma que o crescimento original da rede foi espontâneo, através da propagação viral, o famoso "boca a boca", utilizar canais virtuais como redes sociais e site para dar continuidade a este processo.
Cultura Organizacional
“A cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia e que direciona suas ações para o alcance de objetivos organizacionais.” (Chiavenato, 2004, p. 158)
Existem algumas normas informais desta organização que identificamos. A contratação somente de mulheres devido às sócias acreditarem que mulheres são mais responsáveis e confiáveis. A carga horária é reduzida de 8 para 7 horas e 30 minutos por dia, retirando esses 30 minutos do horário de almoço dos funcionários, baseado em um acordo solicitado pelos mesmos, afim de saírem mais cedo do trabalho. São fornecidos pela empresa no horário do lanche, sanduíches e refrigerante aos funcionários, além dos mesmos terem direito a um frozen yogurt por dia. Há grande preocupação com a organização e a limpeza do ambiente de trabalho. Não é utilizado o relógio de ponto, visto que a empresa é muito pequena e uma das sócias está sempre presente, sendo o controle feito através de planilha manual.
Processos Internos
“Processo significa uma sequência de ações que sucedem para chegar a um determinado ponto. Uma maneira sistemática de fazer as coisas. É um meio, método ou maneira de conduzir certas atividades.” (Chiavenato, 2004, p. 15)
Analisando os processos internos da organização, podemos identificar alguns deles. O controle de estoque é feito através de planilha física. É utilizado um software, padronizado pela Yogoberry, que além de dar suporte as vendas, também faz o envio de informações do dia da filial para o contador (terceirizado) e para a matriz automaticamente. O sistema aplicado é chamado de “Redução Z”, onde o envio das informações é criptografado. 
A loja da Olegário Maciel utiliza um sistema de alta tecnologia de segurança. Com 6 câmeras instaladas no interior e exterior da loja ligadas 24 horas. Suas sócias podem fiscalizar a franquia remotamente e online, ou seja, em qualquer lugar onde elas estejam conectadas a um computador. 
Alarmes também fazem parte do sistema de segurança após o fechamento.
Responsabilidade Sócio-cultural
“Responsabilidade social é o grau de obrigações de uma organização em assumir ações que protejam e melhorem o bem-estar da sociedade na medida em que ela procura atingir seus próprios interesses.” (Chiavenato, 2004, p. 112).
A empresa demonstra responsabilidade social ao empregar pessoas que nunca trabalharam, reconhecendo o caráter simples da tarefa exigida, dando assim oportunidades para o primeiro emprego. 
Em relação ao meio ambiente, a Yogoberry utiliza recipientes recicláveis, percebendo então a importância da responsabilidade ambiental tem nos dias de hoje.
Organização
Organograma
Figure 
13
 - Organograma
O organograma da empresa é classificado como em linha, que segundo o Chiavenato: “a organização linear apresenta linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superiores e subordinados.” (Chiavenato, 2004, p. 154),que como se pode ver, há a ligação direta de todas as áreas com as sócias que delegam aos seus funcionários, localizados abaixo delas noorganograma, as tarefas, funções e decisões tomadas na empresa.
O critério de departamentalização utilizado foi por área funcional, que nada mais é do que “o agrupamento de atividades baseado no uso de habilidades, conhecimentos e recursos similares (...). É o tipo mais comum de departamentalização.” (Chiavenato, 2004, p. 317). A sua estrutura é achatada, pois esta possui poucos níveis hierárquicos e um ampla amplitude geral. Isso ocorre também pela pouca departamentalização e o pequeno numero de funcionários.
Funcionários
Na organização trabalham cinco vendedoras coordenadas por uma gerente que possui como qualificação o segundo grau completo. A empresa não determina um nível de escolaridade mínimo para as vendedoras, além da alfabetização. Elas tem como funções atender aos clientes, fazer a mistura do produto e organizar o estoque. Já a gerente, cumpre as mesmas funções, além de coordenar todas as funcionárias.
Poder e Grau de centralização
Segundo o Chiavenato, “poder em uma organização é a capacidade de afetar e controlar as ações e decisões das outras pessoas, mesmo quando elas possam resistir.” (Chiavenato, 2004, p. 292)
Em função do seu modelo de estrutura organizacional linear e o pequeno porte da empresa, o poder que prevalece é o legítimo, que nada mais é que um poder próprio da estrutura organizacional. Ele é atribuído não a pessoa especificamente, mas sim ao cargo que ela ocupa. Caso essa pessoa deixe o cargo, esse poder continuará a existir e a pessoa que ocupar o cargo em seu lugar o terá. Por isso, tanto as sócias Renate e Elene, quanto a gerente detém um poder legítimo, já que ambas detem os cargos mais elevados na estrutura organizacional.
Quanto ao grau de centralização da empresa, o Chiavenato define como sendo “o grau de concentração nas decisões na cúpula da organização” (Chiavenato, 2004, p. 59), com isso podemos dizer que a empresa é centralizada já que as decisões são tomadas pelas sócias e não há uma discussão sobre o assunto. Isso se da por ser uma empresa pequena e ainda ser muito jovem, com apenas dois anos.
Comunicação Interna
A comunicação utilizada dentro da empresa em geral é informal devido o seu pequeno porte. Porém alguns meios como o telefone e e-mail são utilizados. Entre funcionários e chefe, a filial utiliza além da comunicação interpessoal, o quadro de avisos (localizado na cozinha), no qual dias de folga, horários, e observações importantes são escritas.
Entre as sócias e o contador a comunicação é feita por e-mail. Assim como entre sócias da filial e o escritório central da marca Yogoberry.
Indicadores Financeiros
Analisar a contabilidade de uma empresa é de total relevância para compreender a respeito de sua saúde financeira. Outro motivo para fazer esta analise é dar suporte a possíveis investidores.
Iremos utilizar o balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício e demonstração de fluxo de caixa, do ano de 2010. Para efeito de cálculos e explicações iremos considerar a metodologia contábil aplicada pelo contador da filial.
 Principais Números
Utilizando os principais números da companhia podemos gerar indicadores contábeis e analisar a estrutura de capital da empresa.
Receita
Receita é a soma de todos os valores financeiros adquiridos por uma empresa através da venda de produtos e serviços.
A receita da empresa estudada foi de R$ 946.203, proveniente da vendas de seus produtos.
Despesas
São gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos. A despesa pode ser classificada como, Despesa operacional que são as despesas não computadas nos custos, necessárias à atividade da empresa e à manutenção da respectiva fonte produtora, e Despesas não operacionais que são aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa.
O valor total das despesas operacionais da empresa foi de R$ 339.036, divididas entre fixas e variáveis.
Também existem despesas fixas e variáveis, São consideradas despesas fixas, aquelas cujo total não varia proporcionalmente ao volume produzido, como por exemplo, podemos citar: aluguel, honorários de contador, seguro da empresa, salário dos funcionários, entre outros; E variáveis, são aquelas que variam proporcionalmente ao volume produzido ou ao volume vendido, ou seja, só haverá despesa se houver venda ou unidades produzidas. São exemplos: comissões sobre vendas e impostos.
O valor total das despesas fixas foi de R$ 274.518, compostas por:
	ALUGUEL
	PESSOAL
	ÁGUA E LUZ
	MATERIAL E SERVIÇOS DE TERCEIROS
	COMUNICAÇÃO
	MANUTENÇÃO
	MATERIAL DE ESCRITÓRIO
	SEGUROS
	SINDICATO
	DEPRECIAÇÃO E AMORTIZAÇÃO
	OUTRAS
O valor total de despesas variáveis foi de R$ 64.518, composta por:
ROYALTIES
FINANCEIRAS
FRETES
Lucro Operacional
O lucro operacional é calculado diminuindo do lucro bruto as despesas operacionais, fixas e variáveis.
O lucro operacional foi de R$ 210.423.
	
Receita
	
Despesas 
Operacionais
	
Despesas 
Fixas
	
Despesas Variáveis
	
Lucro
Operacional
	
R$ 946.203
	
R$ 339.036
	
R$ 274.518
	
R$ 64.518
	
R$ 210.423 
Tabela 1 - Principais Números
Margens de Lucro
Margens de Lucro Bruto é um indicador usado na análise financeira de empresas, que expressa à relação entre o resultado bruto da empresa e sua receita líquida de vendas. A margem bruta indica a percentagem de cada R$1 de venda que restou após o pagamento do custo das mercadorias e pode ser calculada como sendo o quociente entre o resultado bruto e a receita líquida de vendas da empresa. 
Na empresa analisada a Margem de Lucro Bruto (MLB) foi de 58,07%. O cálculo é Lucro Bruto/Receita Líquida. R$549.459/R$946.203 = 0,5807 x 100 = 58,07%.
Margem de Lucro Operacional é um indicador usado na análise financeira de empresas. Como no Brasil o resultado operacional já desconta a despesa líquida com juros, a margem operacional determina a porcentagem de cada R$ 1 de venda que restou após a dedução de todas as despesas, menos o imposto de renda e as despesas não operacionais ou extraordinárias. Pode ser calculado como sendo o quociente entre o resultado operacional e a receita líquida de vendas da empresa. 
Na empresa analisada a Margem de Lucro Operacional (MLO) foi de 22,24%. O cálculo é Lucro Operacional/Receita Líquida. R$ 210.423/R$946.203 = 0,2224 x 100 = 22,24%.
Margem de Lucro Líquida - Indicador usado na análise financeira de empresas, que expressa a relação entre o lucro líquido da empresa e a sua receita líquida de vendas. A margem líquida determina a porcentagem de cada R$ 1 de venda que restou após a dedução de todas as despesas, inclusive o imposto de renda, e é calculada como sendo o quociente entre o lucro líquido e a receita líquida de vendas da empresa.
Na empresa analisada a Margem de Lucro Líquido (MLL) foi de 18,94%. O cálculo é Lucro Líquido/Receita Líquida. R$ 179.188/R$946.203 = 0,1894 x 100 = 18,94%.
	
MLB
	
MLO
	
MLL
	
58,07%
	
22,24% 
	
18,94% 
Tabela 2 – Margens de Lucro
Análise dos Indicadores Contábeis da Empresa
Rentabilidade
Os indicadores financeiros de rentabilidade são a taxa de retorno sobre investimento (TRI), a taxa de retorno sobre patrimônio liquido (TRPL) e seus respectivos playbacks.
TRI Mede o quanto a empresa lucrou em relação ao investimento total. É calculado, Lucro Liquido/ Ativo, R$ 179.188/R$ 383.860 = 0,4668 x 100 = 46,68%
Payback TRI Mede o tempo necessário para o pagamento total do investimento da empresa. É calculado Ativo/Lucro Liquido, R$ 383.860/R$179.188 = 2 anos aprox.
TRPLMede o quanto a empresa lucrou em relação ao capital próprio investido. É calculado, Lucro Liquido/ Patrimônio Liquido, R$179.188/ R$369.308 = 0,4852 x 100 = 48,52%
Payback TRPL Mede o tempo necessário para o pagamento total do investimento dos acionistas. É calculado Patrimônio Liquido/Lucro Liquido, R$ 369.308/179.188 = 2 anos aprox.
	
TRI
	
PAYBACK
TRI
	
TRPL
	
PAYBACK
TRPL
	
46,68% 
	
2 anos 
	
48,52% 
	
2 anos 
Tabela 3 - RentabilidadeLiquidez
Liquidez corrente é calculada a partir da Razão entre os direitos em curto prazo da empresa (Caixas, bancos, estoques, clientes) e a as dívidas em curto prazo (Empréstimos, financiamentos, impostos, fornecedores). No Balanço estas informações são evidenciadas respectivamente como Ativas Circulantes e Passivo Circulante. 
Este índice irá refletir a capacidade de pagamento da empresa em curto prazo, ele nasce da confrontação de quanto à empresa possui no ativo circulante com as dívidas existentes no passivo circulante, ou seja, se a empresa possui recursos suficientes no ativo circulante para cobrir suas dívidas de curto prazo.
Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante
A partir do resultado obtido podemos fazer a seguinte análise: Resultado da Liquidez Corrente:
Maior que 1: Resultado que demonstra folga no disponível para uma possível liquidação das obrigações.
Se igual a 1: Os valores dos direitos e obrigações a curto prazo são equivalentes.
Se menor que 1: Não haveria disponibilidade suficientes para quitar as obrigações a curto prazo, caso fosse preciso.
Na empresa estudada o ILC foi de 6,645 . É calculado por, Ativo Circulante/ Passivo Circulante, R$ 96.706/14.552 = 6,645
Liquidez geral, o referido índice é utilizado para se verificar a saúde financeira a curto e a longos prazos da empresa, através da comparação do Ativo, mais o Realizável em Longo Prazo, com o Passivo Circulante, mais o Exigível em Longo Prazo, É um indicador que determina que se a empresa fosse encerrar suas atividades naquele momento, teria ou não condições de honrar seus compromissos
Assaf Neto, (2007, p. 191) afirma que, “Esse indicador revela a liquidez, tanto a curto como em longo prazo. De cada $ 1 que a empresa tem de dívida, o quanto existe de direitos e haveres no circulante e no realizável em longo prazo.” Com o relato do autor, entende- se que esse índice aponta quanto à empresa possui em dinheiro, bens e direitos realizáveis a curto e longo prazo.
Uma fez que não existam dividas de longo prazo, nem recebíveis a longo prazo o valor referido do ILC será igual ao do ILG.
Capital Circulante Líquido (CCL)
O Capital Circulante Líquido(CCL) é a diferença entre o ativo circulante, ou seja, a soma das contas a receber, estoques e despesas pagas e o passivo circulante que são os fornecedores, contas a pagar e outros, em determinada data. Se o Ativo Circulante for maior que o Passivo Circulante, tem-se o Capital Circulante Líquido. De outro modo, se ele for menor que o Passivo Circulante, tem-se um Capital Circulante Líquido negativo ou emprestado.
Na empresa estudada o CCL foi de R$ 82.154.É calculado por Ativo Circulante - Passivo Circulante, R$ 96.706 – R$ 14.552 = R$ 82.154.
Quantidade da Dívida (QTD)
A Quantidade da dívida (QTD) mede a quantidade de capital de terceiros (passivo circulante e exigível a longo prazo) em relação ao capital total. Este indicador é calculado a partir do Capital de Terceiros/ Capital Total, no caso da empresa estudada, R$14.552/R$383.860 = 3,79% 
Estrutura de Capital da Empresa [1: As fontes presentes neste tópico provem do caderno de um dos integrantes do primeiro período.]
Analisando o balanço patrimonial podemos definir alguns conceitos. 
“ATIVO é um termo que determina propriedades ou itens de valor possuídos por uma empresa ou pessoa. No caso das empresas, representa todos os itens (caixa, estoques, créditos, imóveis, equipamentos, investimentos, etc.) que a empresa possui e que estão contabilizados em seu balanço patrimonial. Em geral, os ativos de uma empresa são alocados em três categorias, de acordo com a sua liquidez e duração (ativo circulante, realizável no longo prazo e permanente). O total de ativos de uma empresa equivale à soma dos seus passivos e de seu patrimônio líquido.” 
Passivo é um termo que denomina a origem dos recursos de uma empresa. São divididos em duas categorias, passivo circulante e passivo não circulante, também conhecido como exigível a longo prazo. O total de passivo somado com patrimônio liquido equivale ao total de ativo. 
“ATIVO CIRCULANTE - Um dos componentes do balanço patrimonial das empresas. O ativo circulante reflete a soma de todos os ativos de uma empresa que podem no curto prazo (até 365 dias), ser convertidos em liquidez, ou seja, vendidos de forma a aumentar o caixa da empresa. Em geral, o ativo circulante inclui contas como disponibilidades, créditos, estoques, entre outros.” 
Passivo circulante é composto por obrigações financeiras realizáveis em curto prazo (até 365 dias). Geralmente e formado por contas a pagar, fornecedores, empréstimos, salários a pagar, aluguel a pagar, impostos a recolher, juros a pagar, entre outros. 
ATIVO NÃO CIRCULANTE, também chamado de realizável a longo prazo, são ativos que podem ser convertidos em caixa apenas em longo prazo (a partir de 365 dias).Geralmente é composto por contas a receber, duplicatas, entre outros.  
Passivo não circulante, também chamado de exigível a longo prazo, são obrigações financeiras de longo prazo(a partir de 365 dias).geralmente e composto por financiamentos.  
“ATIVO IMOBILIZADO é um dos componentes do balanço patrimonial das empresas. O ativo imobilizado é composto da soma dos bens tangíveis utilizados nas atividades operacionais da empresa e que não devem ser convertidos em dinheiro, ou consumidos no curso das atividades da empresa (ex. imóveis, maquinário, equipamento, terrenos etc.).” 
“PATRIMÔNIO LÍQUIDO é um dos componentes do balanço patrimonial de uma empresa, o patrimônio líquido ou valor patrimonial de uma empresa reflete a soma do capital social realizado, reservas de capital, reservas de reavaliação, reservas de lucro e lucro ou prejuízo acumulados período. O total de ativos de uma empresa equivale à soma de todos os seus passivos mais seu patrimônio líquido.” 
A empresa analisada é formada por 100% de capital próprio, tendo este sendo injetado pelas duas sócias. O ativo da companhia e dividido em 15,57% de caixa, 9,62% de estoques e 74,81% de imobilizado. O passivo da empresa é da seguinte forma, 3,79% de contas a pagar e 96,21% de Patrimônio Líquido. O patrimônio liquido é dividido em 78,15% capital social, 15,39% lucros acumulados e 2,67% recebido para aumento de capital. 
A maior participação do ativo em imobilizado se deve ao custo histórico de aquisição (instalação da loja, máquinas e equipamentos e direto de uso da franquia) deduzido da depreciação e amortização acumuladas. O direito de uso da franquia tem validade de 60 meses e sua depreciação e amortização são distribuídas linearmente como despesa ao longo destes 5 ano.  A dívida da empresa é de apenas 3,79% em relação ao Passivo Total, pois a mesma não detém nenhum tipo de exigível a longo prazo, por exemplo financiamentos. 
Conclusão
Análise Crítica e Recomendações do Grupo
A partir do estudo realizado, podemos concluir que a empresa tem grandes chances de sucesso nos próximos anos, podendo entretanto, estar sujeita a ameaças que são comuns no setor alimentício. 
Como dito nos itens 2.3 e 2.4, a Yogoberry se classifica em uma concorrência monopolista e produz bens substitutos, o que traz ameaça quanto as novas empresas do ramo que vem surgindo com uma velocidade acelerada em todo país e também em seu escopo de atuação. O item 2.2 exemplifica isso bem, mostrando a quantidade de novas franquias abertas só em 2010 no ramo de Frozen Yogurt, sem contar com as empresas do ramo de Sorvetes que são também concorrentes diretos da Yogoberry. 
Outra ameaça à Loja Yogoberry descrita, é que o mercado de Frozen Yogurt está atualmente em alta, podendo passar apenas como uma tendência rápida de mercado, caindo rapidamente no esquecimento do público. 
Apesar das possíveis ameaças mencionadas, a Yogoberry tem possibilidade de reduzi-las investindo em  atitudes como a promoção da marca e enfoque no aspecto saudável do seu produto. A marca e a loja precisam manter a qualidade dos seus produtos para que se mantenham como Top Of Mind na mente de seus clientes, tendo o diferencial em comparação comtodas as outras varias empresas no ramo de Frozen Yogurt. Por ser a primeira nesse mercado, como já citado no item 1.1, a Yogoberry já possui a vantagem de ter uma preferencia junto aos seus consumidores, mas que precisa ser constantemente reforçada para não sofrer com a perda para seus concorrentes. 
Além disso, é preciso mostrar aos consumidores que o Frozen Yogurt não é um bem da “moda”, mas sim um produto criado para ficar presente no mercado por muitos anos, como acontece até hoje com o mercado de Sorvetes. Para isso, vale citar as vantagens com relação a saúde e bem estar que o Frozen tem sobre o sorvete.
Apesar das ameaças, o mercado também apresenta oportunidades. Uma delas é o aumento da procura por alimentos mais saudáveis, que vem conquistando cada vez mais os clientes devido a maior conscientização da população quanto ao estilo de vida saudável. A procura por bens desse tipo também se deve à valorização da estética, e por ser um alimento com baixo teor calórico, este se torna muito atrativo para pessoas que buscam estar em forma. 
Outra oportunidade é que o mercado de Frozen no Brasil tende a crescer a medida que a temperatura se eleva. Por morarmos em um país de clima predominantemente tropical, as temperaturas elevadas permanecem por boa parte do ano, o que facilita a transformação de desejo em necessidade transformando os brasileiros moradores de locais mais quentes em potenciais clientes. Confirmamos esta tendência principalmente quando falamos da Yogoberry na Olegário Maciel, pois esta se localiza muito próxima a praia e atrai ainda mais o publico que frequenta  o local em dias quentes.
Um modo de capitalizar essas oportunidades e novos clientes é a publicidade direta dos produtos em dias de calor nas praias próximas a loja, sempre dando enfoque aos conceitos e vantagens do produto da Yogoberry.
Entre as forças da Yogoberry podemos citar a sua fórmula exclusiva de Frozen Yogurt, que é reconhecida por sua alta qualidade e por isso também, possui a vantagem de ter preferência no mercado. Podemos dizer que por ser a primeira marca do ramo a surgir no Brasil e pelo pouco tem de existência, a empresa possui benefício na sua participação no mercado e acaba dominando o mesmo, tendo participação de 40%.  
Para manter estas forças, a Yogoberry precisa manter o  serviço de excelência e sempre conquistar clientes fieis a cada compra feita, e aumentar o seu mercado, buscando atingir outros potenciais consumidores.
Apesar de suas forças, a loja possui também suas fraquezas que precisam ser analisadas e minimizadas ao máximo para não comprometer a empresa. Podemos citar como fraqueza a falta de treinamento dos funcionários quanto ao relacionamento com os clientes. Por atuar diretamente com os consumidores, os atendentes da Loja deveriam ter uma orientação de como atuar em diversas ocasiões, mas isso não acontece. Quando há a contratação de novos funcionários, esses aprendem com funcionários antigos através da observação. Isso pode trazer transtornos e insatisfação dos consumidores que frequentam a loja. Para isso, seria necessária a instauração de um treinamento e desenvolvimento dos funcionários tanto em relação a apresentação física dos mesmos quanto as técnicas de relacionamento com os consumidores. 
Outra fraqueza que foi identificada é com relação a comunicação interna, que é feita muito impessoalmente podendo ter problemas com o recebimento da mensagem com ruídos normais que podem ocorrer durante o processo. Para minimizar estes problemas, seria necessária a implementação de reuniões semanais para discutir os assuntos da semana de trabalho (problemas e coisas a fazer) e comunicação melhor nos quadros de aviso existentes na loja. Além disso, seria um grande beneficio a melhoria do relacionamento interpessoal para que a comunicação entre eles seja melhor compreendida.
Após avaliar as oportunidades, ameaças, fraquezas e forças, ainda podemos dizer algumas sugestões quanto a empresa. Uma delas é que a Yogoberry continue focada em seus dois produtos nos quais são especializados e lideres de mercado. Com a ampliação do seu cardápio é possível que haja uma perda de identidade da empresa podendo causar má impressão em seus consumidores.
Como já foi dito no item 1.3, a Yogoberry só atinge as classes sociais A e B. Para abranger mais o publico, poderia ser feita promoções para atrair os demais públicos inferiores já que o produto tem um preço considerado elevado e leva aos consumidores das classes C e D a não consumirem.
A filial não estipulou uma missão própria da loja, isso pode gerar uma desmotivação por parte dos funcionários. Seria ideal que as sócias entrassem em um acordo e definissem sua missão e visão para a loja, independente da Mara Yogoberry, e os apresentasse aos funcionários.
A loja também não definiu objetivos táticos nas áreas de finanças, pessoal e produção. Tendo em vista estas deficiências, a sugestão é que as sócias estabelecessem objetivos táticos na área de finanças como fazer um orçamento com mais verba para marketing, visando uma maior divulgação da loja e, consequentemente, conquistando novos clientes. 
Na área de produção, para evitar desperdícios, poderia ser feita o aprimoramento do processo produtivo, como no corte de frutas e armazenamento das mesmas.
No item 3.1.6. citamos que não existe um relógio de ponto, o que poderia acarretar em problemas legais futuros em relação a leis trabalhistas sobre carga horaria máxima dos funcionários. Portanto seria uma boa ideia que fosse implementado um relógio de ponto para melhor controle por parte da administração.
Experiência do Grupo
A Procura da Empresa
O grupo, a princípio sem rumo, optou por distribuir em lojas de rua e de shopping uma carta de apresentação elaborada por nós e o roteiro do projeto, na expectativa de que alguma delas iria se prontificar a nos ajudar na nossa empreitada. 
Por esse caminho não obtivemos sucesso e realizamos que só conseguiríamos alguma empresa que nos abrisse as portas através de nossos conhecimentos. Este foi nosso primeiro aprendizado: A importância do network. 
O grupo, já preocupado com o prazo de apresentação do nome da empresa, foi atrás de empresários conhecidos que fariam esse favor. A primeira ideia sugerida foi de uma Pizzaria conhecida em Volta Redonda, da família de um integrante do grupo. Devido à distância da pizzaria e da necessidade de visitações constantes, esta opção foi discutida e descartada. 
Nossa segunda opção seria uma Gráfica localizada no Estácio, também de um familiar do grupo, mas o próprio integrante colocou sua posição contrária e o restante do grupo considerou sua opinião como a de maior importância, já que a empresa era de sua família. 
Por fim, fomos a filial da Yogoberry, na Olegário Maciel, onde a sócia Renate Barreto é conhecida de um dos integrantes do grupo. Fomos muito bem recebidos e este foi nosso ponto de partida. 
Inicio e Desenvolvimento do Projeto Empresa
Desde o princípio o projeto nos requereu paciência, respeito, tolerância, e principalmente organização. 
Após muitas idas a filial Yogoberry da Olegário Maciel, muita conversa, discussões, troca de e-mails, telefonemas, encontros e vídeo conferências, conseguimos concluir o “Projeto Empresa” da disciplina de Integradora I.
Foram dois longos meses coletando dados, realizando entrevistas e pesquisas com o fim de obtermos o maior número de dados e um conhecimento amplo sobre a empresa. 
Com esse estudo, tivemos a oportunidade de ficar frente às dificuldades e caminhos que um empreendedor enfrenta e encontra ao longo de sua carreira. Observamos a importância de uma boa relação com os funcionários da empresa visando à criação de um clima organizacional agradável e harmonioso. 
Finalização do Projeto
Após muito esforço e dedicação total dos integrantes ao trabalho, podemos concluir com êxito o Projeto Empresa. Este nos trouxe muitas informação que não nos lembrávamos, como conceitos aprendidos no primeiro período, e também como aplicar estes conceitos na pratica das empresas.
Chegamos a conclusão deque a Loja Yogoberry é uma boa oportunidade de comercio quando bem administrada. A Marca da total apoio, assistência incentivo aos franquiados, mantendo com eles uma boa relação. Por ser uma franquia, muitos obstáculos que poderiam ser encontrados ao longo do desenvolvimento e abertura da loja são amenizados e solucionados pela própria marca.

Mais conteúdos dessa disciplina