Logo Passei Direto
Buscar

PROVA Gestão Estratégica da Informação

User badge image
EvandroJulio

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Podemos definir os sistemas de informação como o conjunto integrado de procedimentos para transformar dados em informação, esta que resulta em conhecimento. Todo sistema de informação é composto pela etapa de entrada de dados brutos, que serão validados, armazenados e transformados em informação na etapa de processamento, oferecidos ao usuário da informação na etapa da saída e da retroalimentação.
Assinale a alternativa que corresponda à etapa da retroalimentação:
a. Etapa de captura de dados por meio de mecanismos eletrônicos, como leitor de código de barras ou, até mesmo, os teclados disponíveis nos terminais da empresa.
b. Etapa de descontrole dos sistemas de informação, na qual o volume de dados é tão alto, que é impossível avaliar a qualidade da informação.
c. Etapa de obtenção das informações geradas por meio de relatórios impressos pelos estagiários e levados à direção da empresa para a tomada de decisões.
d. Etapa referente à descrição primária de objetos, de eventos, de atividades e de transações que são gravados, classificados e armazenados na organização.
e. Etapa na qual é possível avaliar a qualidade da informação oferecida e a necessidade de adaptação ou de melhoria do sistema como um todo.

Segundo Lucca (2013), hoje é, praticamente, impossível pensar em gestão organizacional sem o apoio de sistemas de informação, suportados por tecnologias modernas e funcionais. Diante do atual contexto, de crises macroeconômicas, de recursos escassos e de diferenciação competitiva, as tecnologias assumiram postura estratégica para integração, personalização e customização de serviços e de produtos voltados ao cliente.
A partir dos nossos estudos, assinale a alternativa que aponte as etapas da gestão estratégica:
a. Definição da equipe financeira; projeto de gestão subordinada; processo de mediação de conflitos; e os planos de ação econômica.
b. Definição da equipe de trabalho; o projeto de gestão estratégica da informação; processo de medição estratégica; e os planos de ação estratégicos.
c. Definição da equipe de RH; projeto de gestão tática da informação; processo de medição operacional; e os planos de ação técnica.
d. Definição da equipe de gestores; projeto de equipe tática da concorrência; processo de medição de competitividade; e os planos de ação técnica.
e. Definição da equipe técnica; projeto de gestão operacional; processo de medição de dados; e os planos de ação superficial.

A gestão estratégica da informação se tornou aspecto essencial nas organizações contemporâneas, pois a quantidade de informações inseridas nas empresas é muito grande, devido a inúmeros departamentos encontrados nas instituições e a todos os processos envolvidos, o que dificulta o seu controle e a sua disseminação adequada. Nesse sentido, a falha nesse sistema pode acarretar em muitos prejuízos à organização.
Leia as asserções a seguir e assinale a alternativa que corresponda a possíveis consequências desse erro de informação:
I. A empresa estipula a entrega de seus produtos ao cliente em determinada data, mas não consegue entregá-los devido ao atraso de seu fornecedor.
II. Esse tipo de erro impacta negativamente na imagem que o consumidor tem da organização e na sua satisfação.
III. A data de entrega não é cumprida, mas a culpa não é da empresa, e sim do fornecedor, por isso, não haverá prejuízos.
IV. Esse tipo de erro impacta negativamente na imagem que o consumidor tem do fornecedor da matéria-prima, e não da empresa que efetuou a venda.
a. II e III apenas.
b. I, II, III e IV.
c. III e IV apenas.
d. I, II e III apenas.
e. I e II apenas.

As organizações que enxergam e que valorizam os dados e as informações como estratégias, criam inovações e revolucionam absolutamente tudo, impactando qualquer mercado ou forma de fazer negócios nos tempos atuais. Como é o caso de empresas como Google e Netflix.
Assinale a alternativa que corresponde ao outro uso que a Netflix faz a partir dos dados de seus usuários e que são analisados por seu algoritmo baseado em dados:
a. A Netflix tem produzido séries originais com roteiros baseados nos dados de navegação e nos interesses de seus usuários.
b. A Netflix está criando conteúdo a partir do IBOPE das emissoras de TV.
c. A Netflix está criando conteúdo a partir do IBOPE das emissoras de TV por assinatura.
d. A Netflix tem produzido séries originais com roteiros baseados nas novelas da TV Globo.
e. A Netflix está tomando decisões sobre quais conteúdos precisa produzir e disponibilizar, em sua plataforma, a partir do gosto pessoal de seus roteiristas.

A ferramenta 5W2H (what, why, where, when, who, how e how much) é muito utilizada para realizar planos de ação e será utilizada nesse modelo pela equipe de trabalho, para formalizar e para realizar objetivos propostos. Com relação ao modelo 5W2H, leia as asserções e assinale a única alternativa correta:
I. É a ferramenta de ação vinculado a duas perguntas-chave para o processo de gestão estratégica da informação.
II. É a ferramenta de plano de ação com as seguintes perguntas: o que fazer? Por que fazer? Quando fazer? Quem faz? Onde fazer? Como fazer? Quanto custa?
III. Plano de ação vinculado apenas aos indicadores de desempenho propostos para a gestão de banco de dados. Tem o objetivo de tornar os indicadores mais claros para os gestores organizacionais.
IV. É a ferramenta para elaboração de planos de ação, que abrange sete perguntas-chave.
a. I, II, III e IV.
b. II e IV apenas.
c. I, II e IV apenas.
d. III e IV apenas.
e. I, II e III apenas.

O volume de dados do que se denomina Big Data é tão grande, que nenhum sistema de banco de dados atual é capaz de armazená-los e analisá-los, e isso nem seria possível ainda, pois os dados emergem de inúmeros e de diversas novas fontes a cada instante.
Leia as asserções e, a seguir, assinale a alternativa correta sobre velocidade e variedade:
I. Escala maciça e crescimento de dados não estruturados supera o armazenamento tradicional e as soluções analíticas.
II. Dados coletados a partir de novas fontes, que não foram minadas no passado.
III. Dados gerados em tempo real, com as exigências de informação útil a serem servidas.
IV. Dados com origem em fontes e formatos tão diferentes, como e-mail, redes sociais, vídeos, imagens, blogs e sensores de dados.
a. I, II, III e IV.
b. III e IV apenas.
c. II e III apenas.
d. II, III e IV apenas.
e. I, II e III apenas.

O Big Data Analytics é o desdobramento ou as formas de uso organizadas e estruturadas para análise do Big Data. Esses sistemas se referem ao processo eletrônico, que transforma o conjunto de dados soltos em informações, estas em conhecimento e, por fim, este em sabedoria, que será usada para tomar as decisões mais assertivas e céleres ao contexto de seu negócio.
Leia as asserções e, a seguir, assinale a alternativa correta sobre Big Data Analytics:
I. Refere-se aos poderosos softwares capazes de tratar esses dados para transformá-los em informações úteis às organizações.
II. Iniciativas apoiadas em Analytics podem prejudicar a análise de dados estruturados e não estruturados, como registros de call center ou postagens de redes sociais e blogs.
III. Soluções de Big Data Analytics processam o grande volume de dados brutos até transformá-los em informações valiosas para as tomadas de decisão.
IV. Sistemas de Big Data Analytics dificultam a análise de quantidades gigantescas de dados, pois são muito complexos para interagir com seres humanos.
a. II, III e IV apenas.
b. I e III apenas.
c. III e IV apenas.
d. I, II, III e IV.
e. I, II e III apenas.

A diretoria de uma empresa do ramo de cosméticos masculinos, analisou os relatórios de vendas de um hidratante corporal. Ao analisar os resultados dos últimos três anos perceberam acréscimo nas vendas em torno de 10% em relação ao ano anterior, sempre ocorrendo no último trimestre do ano, período que compreende o verão. Esse conhecimento foi obtido pela análise de relatórios gerenciais armazenados de vários anos consecutivos.
Com isso, pode-se dizer que esse conhecimento foi obtido por qual nível do sistema de informação? Assinale a alternativa correta.
a. Sistema de informação operacional de vendas automatizado.
b. Esse tipo de análise cabe ao nível de abrangência tático.
c. Esse tipo de análise é comum nos níveis operacionais.
d. Esse conhecimento só foi obtido pela experiência de vida do gestor.
e. Sistema de informação estratégico ou de apoio à decisão.

A TI utiliza conjunto de recursos físicos ou lógicos, organizados sistematicamente, com o objetivo de viabilizar coleta, análise, armazenamento, tratamento e apresentação de dados e/ou de informações. Essa infraestrutura é composta por componentes como hardware, software, arquitetura de sistemas e redes, e/ou telecomunicações, que, por sua vez, suportam os aplicativos utilizados para o fluxo de informações.
Assinale a alternativa que corresponde ao componente de hardware:
a. Sistemas e aplicativos criados para o gerenciamento do sistema e da interação com o usuário.
b. Equipamentos utilizados para a utilização do sistema, ou seja, a parte física (computadores, servidores etc.).
c. A parte lógica do processo referente à análise e à engenharia de software.
d. Conjunto integrado de procedimentos para transformar dados em informação e esta resulta em conhecimento.
e. Conjunto de nós ou terminais, conectados de modo a permitir a telecomunicação entre os terminais.

O termo SWOT é o acrônimo para strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) and threats (ameaças). Portanto, também podemos chamá-la de FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças). Trata-se da ferramenta simples para posicionar ou para verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão, utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão estratégica da organização.
Sobre as características da matriz SWOT, assinale com V, as afirmacoes verdadeiras, e com F, as falsas:
( ) Forças e oportunidades: tirar o máximo partido dos pontos fortes, para aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas.
( ) Forças e ameaças: tirar o máximo partido dos pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças detectadas.
( ) Fraquezas e oportunidades: desenvolver estratégias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos e que, simultaneamente, aproveitem as oportunidades detectadas.
( ) Fraquezas e ameaças: as estratégias adotadas devem minimizar ou ultrapassar os pontos fracos e, tanto quanto possível, fazer face às ameaças.
( ) Fraquezas e fraquezas: desenvolver estratégias que minimizem os efeitos das fraquezas pré-existentes.
a. V-V-V-F-V.
b. F-V-V-V-V.
c. V-V-V-V-F.
d. V-V-F-V-V.
e. V-F-V-V-V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Podemos definir os sistemas de informação como o conjunto integrado de procedimentos para transformar dados em informação, esta que resulta em conhecimento. Todo sistema de informação é composto pela etapa de entrada de dados brutos, que serão validados, armazenados e transformados em informação na etapa de processamento, oferecidos ao usuário da informação na etapa da saída e da retroalimentação.
Assinale a alternativa que corresponda à etapa da retroalimentação:
a. Etapa de captura de dados por meio de mecanismos eletrônicos, como leitor de código de barras ou, até mesmo, os teclados disponíveis nos terminais da empresa.
b. Etapa de descontrole dos sistemas de informação, na qual o volume de dados é tão alto, que é impossível avaliar a qualidade da informação.
c. Etapa de obtenção das informações geradas por meio de relatórios impressos pelos estagiários e levados à direção da empresa para a tomada de decisões.
d. Etapa referente à descrição primária de objetos, de eventos, de atividades e de transações que são gravados, classificados e armazenados na organização.
e. Etapa na qual é possível avaliar a qualidade da informação oferecida e a necessidade de adaptação ou de melhoria do sistema como um todo.

Segundo Lucca (2013), hoje é, praticamente, impossível pensar em gestão organizacional sem o apoio de sistemas de informação, suportados por tecnologias modernas e funcionais. Diante do atual contexto, de crises macroeconômicas, de recursos escassos e de diferenciação competitiva, as tecnologias assumiram postura estratégica para integração, personalização e customização de serviços e de produtos voltados ao cliente.
A partir dos nossos estudos, assinale a alternativa que aponte as etapas da gestão estratégica:
a. Definição da equipe financeira; projeto de gestão subordinada; processo de mediação de conflitos; e os planos de ação econômica.
b. Definição da equipe de trabalho; o projeto de gestão estratégica da informação; processo de medição estratégica; e os planos de ação estratégicos.
c. Definição da equipe de RH; projeto de gestão tática da informação; processo de medição operacional; e os planos de ação técnica.
d. Definição da equipe de gestores; projeto de equipe tática da concorrência; processo de medição de competitividade; e os planos de ação técnica.
e. Definição da equipe técnica; projeto de gestão operacional; processo de medição de dados; e os planos de ação superficial.

A gestão estratégica da informação se tornou aspecto essencial nas organizações contemporâneas, pois a quantidade de informações inseridas nas empresas é muito grande, devido a inúmeros departamentos encontrados nas instituições e a todos os processos envolvidos, o que dificulta o seu controle e a sua disseminação adequada. Nesse sentido, a falha nesse sistema pode acarretar em muitos prejuízos à organização.
Leia as asserções a seguir e assinale a alternativa que corresponda a possíveis consequências desse erro de informação:
I. A empresa estipula a entrega de seus produtos ao cliente em determinada data, mas não consegue entregá-los devido ao atraso de seu fornecedor.
II. Esse tipo de erro impacta negativamente na imagem que o consumidor tem da organização e na sua satisfação.
III. A data de entrega não é cumprida, mas a culpa não é da empresa, e sim do fornecedor, por isso, não haverá prejuízos.
IV. Esse tipo de erro impacta negativamente na imagem que o consumidor tem do fornecedor da matéria-prima, e não da empresa que efetuou a venda.
a. II e III apenas.
b. I, II, III e IV.
c. III e IV apenas.
d. I, II e III apenas.
e. I e II apenas.

As organizações que enxergam e que valorizam os dados e as informações como estratégias, criam inovações e revolucionam absolutamente tudo, impactando qualquer mercado ou forma de fazer negócios nos tempos atuais. Como é o caso de empresas como Google e Netflix.
Assinale a alternativa que corresponde ao outro uso que a Netflix faz a partir dos dados de seus usuários e que são analisados por seu algoritmo baseado em dados:
a. A Netflix tem produzido séries originais com roteiros baseados nos dados de navegação e nos interesses de seus usuários.
b. A Netflix está criando conteúdo a partir do IBOPE das emissoras de TV.
c. A Netflix está criando conteúdo a partir do IBOPE das emissoras de TV por assinatura.
d. A Netflix tem produzido séries originais com roteiros baseados nas novelas da TV Globo.
e. A Netflix está tomando decisões sobre quais conteúdos precisa produzir e disponibilizar, em sua plataforma, a partir do gosto pessoal de seus roteiristas.

A ferramenta 5W2H (what, why, where, when, who, how e how much) é muito utilizada para realizar planos de ação e será utilizada nesse modelo pela equipe de trabalho, para formalizar e para realizar objetivos propostos. Com relação ao modelo 5W2H, leia as asserções e assinale a única alternativa correta:
I. É a ferramenta de ação vinculado a duas perguntas-chave para o processo de gestão estratégica da informação.
II. É a ferramenta de plano de ação com as seguintes perguntas: o que fazer? Por que fazer? Quando fazer? Quem faz? Onde fazer? Como fazer? Quanto custa?
III. Plano de ação vinculado apenas aos indicadores de desempenho propostos para a gestão de banco de dados. Tem o objetivo de tornar os indicadores mais claros para os gestores organizacionais.
IV. É a ferramenta para elaboração de planos de ação, que abrange sete perguntas-chave.
a. I, II, III e IV.
b. II e IV apenas.
c. I, II e IV apenas.
d. III e IV apenas.
e. I, II e III apenas.

O volume de dados do que se denomina Big Data é tão grande, que nenhum sistema de banco de dados atual é capaz de armazená-los e analisá-los, e isso nem seria possível ainda, pois os dados emergem de inúmeros e de diversas novas fontes a cada instante.
Leia as asserções e, a seguir, assinale a alternativa correta sobre velocidade e variedade:
I. Escala maciça e crescimento de dados não estruturados supera o armazenamento tradicional e as soluções analíticas.
II. Dados coletados a partir de novas fontes, que não foram minadas no passado.
III. Dados gerados em tempo real, com as exigências de informação útil a serem servidas.
IV. Dados com origem em fontes e formatos tão diferentes, como e-mail, redes sociais, vídeos, imagens, blogs e sensores de dados.
a. I, II, III e IV.
b. III e IV apenas.
c. II e III apenas.
d. II, III e IV apenas.
e. I, II e III apenas.

O Big Data Analytics é o desdobramento ou as formas de uso organizadas e estruturadas para análise do Big Data. Esses sistemas se referem ao processo eletrônico, que transforma o conjunto de dados soltos em informações, estas em conhecimento e, por fim, este em sabedoria, que será usada para tomar as decisões mais assertivas e céleres ao contexto de seu negócio.
Leia as asserções e, a seguir, assinale a alternativa correta sobre Big Data Analytics:
I. Refere-se aos poderosos softwares capazes de tratar esses dados para transformá-los em informações úteis às organizações.
II. Iniciativas apoiadas em Analytics podem prejudicar a análise de dados estruturados e não estruturados, como registros de call center ou postagens de redes sociais e blogs.
III. Soluções de Big Data Analytics processam o grande volume de dados brutos até transformá-los em informações valiosas para as tomadas de decisão.
IV. Sistemas de Big Data Analytics dificultam a análise de quantidades gigantescas de dados, pois são muito complexos para interagir com seres humanos.
a. II, III e IV apenas.
b. I e III apenas.
c. III e IV apenas.
d. I, II, III e IV.
e. I, II e III apenas.

A diretoria de uma empresa do ramo de cosméticos masculinos, analisou os relatórios de vendas de um hidratante corporal. Ao analisar os resultados dos últimos três anos perceberam acréscimo nas vendas em torno de 10% em relação ao ano anterior, sempre ocorrendo no último trimestre do ano, período que compreende o verão. Esse conhecimento foi obtido pela análise de relatórios gerenciais armazenados de vários anos consecutivos.
Com isso, pode-se dizer que esse conhecimento foi obtido por qual nível do sistema de informação? Assinale a alternativa correta.
a. Sistema de informação operacional de vendas automatizado.
b. Esse tipo de análise cabe ao nível de abrangência tático.
c. Esse tipo de análise é comum nos níveis operacionais.
d. Esse conhecimento só foi obtido pela experiência de vida do gestor.
e. Sistema de informação estratégico ou de apoio à decisão.

A TI utiliza conjunto de recursos físicos ou lógicos, organizados sistematicamente, com o objetivo de viabilizar coleta, análise, armazenamento, tratamento e apresentação de dados e/ou de informações. Essa infraestrutura é composta por componentes como hardware, software, arquitetura de sistemas e redes, e/ou telecomunicações, que, por sua vez, suportam os aplicativos utilizados para o fluxo de informações.
Assinale a alternativa que corresponde ao componente de hardware:
a. Sistemas e aplicativos criados para o gerenciamento do sistema e da interação com o usuário.
b. Equipamentos utilizados para a utilização do sistema, ou seja, a parte física (computadores, servidores etc.).
c. A parte lógica do processo referente à análise e à engenharia de software.
d. Conjunto integrado de procedimentos para transformar dados em informação e esta resulta em conhecimento.
e. Conjunto de nós ou terminais, conectados de modo a permitir a telecomunicação entre os terminais.

O termo SWOT é o acrônimo para strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) and threats (ameaças). Portanto, também podemos chamá-la de FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças). Trata-se da ferramenta simples para posicionar ou para verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão, utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão estratégica da organização.
Sobre as características da matriz SWOT, assinale com V, as afirmacoes verdadeiras, e com F, as falsas:
( ) Forças e oportunidades: tirar o máximo partido dos pontos fortes, para aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas.
( ) Forças e ameaças: tirar o máximo partido dos pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças detectadas.
( ) Fraquezas e oportunidades: desenvolver estratégias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos e que, simultaneamente, aproveitem as oportunidades detectadas.
( ) Fraquezas e ameaças: as estratégias adotadas devem minimizar ou ultrapassar os pontos fracos e, tanto quanto possível, fazer face às ameaças.
( ) Fraquezas e fraquezas: desenvolver estratégias que minimizem os efeitos das fraquezas pré-existentes.
a. V-V-V-F-V.
b. F-V-V-V-V.
c. V-V-V-V-F.
d. V-V-F-V-V.
e. V-F-V-V-V.

Prévia do material em texto

Gestão Estratégica da Informação v.2 ► AVALIAÇÃO ► PROVA
Data de inicio sexta, 8 Out 2021, 14:42
Estado Finalizada
Data de conclusão sexta, 8 Out 2021, 15:35
Tempo empregado 53 minutos 27 segundos
Nota 5,40 de um máximo de 6,00(90%)
https://moodle.universoead.com.br/course/view.php?id=806
https://moodle.universoead.com.br/mod/quiz/view.php?id=18140
Questão 1
Correto
Atingiu 0,60 de
0,60
Podemos de�nir os sistemas de informação como
o conjunto integrado de procedimentos para
transformar dados em informação, esta que
resulta em conhecimento. Todo sistema de
informação é composto pela etapa de entrada de
dados brutos, que serão validados, armazenados e
transformados em informação na etapa de
processamento, oferecidos ao usuário da
informação na etapa da saída e da
retroalimentação.
Assinale a alternativa que corresponda à etapa da
retroalimentação:
Escolha uma:
a. Etapa de obtenção das informações geradas
por meio de relatórios impressos pelos
estagiários e levados à direção da empresa
para a tomada de decisões.
b. Etapa referente à descrição primária de
objetos, de eventos, de atividades e de
transações que são gravados, classi�cados e
armazenados na organização.
c. Etapa de captura de dados por meio de
mecanismos eletrônicos, como leitor de código
de barras ou, até mesmo, os teclados
disponíveis nos terminais da empresa.
d. Etapa de descontrole dos sistemas de
informação, na qual o volume de dados é tão
alto, que é impossível avaliar a qualidade da
informação.
e. Etapa na qual é possível avaliar a qualidade
da informação oferecida e a necessidade de
adaptação ou de melhoria do sistema como
um todo. 
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Etapa na qual é possível
avaliar a qualidade da informação oferecida e a
necessidade de adaptação ou de melhoria do
sistema como um todo..
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de
0,60
Segundo Lucca (2013), hoje é, praticamente,
impossível pensar em gestão organizacional sem o
apoio de sistemas de informação, suportados por
tecnologias modernas e funcionais. Diante do
atual contexto, de crises macroeconômicas, de
recursos escassos e de diferenciação competitiva,
as tecnologias assumiram postura estratégica para
integração, personalização e customização de
serviços e de produtos voltados ao cliente. A partir
dos nossos estudos, assinale a alternativa que
aponte as etapas da gestão estratégica:  
Escolha uma:
a. De�nição da equipe de RH; projeto de
gestão tática da informação; processo de
medição operacional; e os planos de ação
técnica.
b. De�nição da equipe de gestores; projeto de
equipe tática da concorrência; processo de
medição de competitividade; e os planos de
ação técnica.
c. De�nição da equipe técnica; projeto de
gestão operacional; processo de medição de
dados; e os planos de ação super�cial. 
d. De�nição da equipe �nanceira; projeto de
gestão subordinada; processo de mediação de
con�itos; e os planos de ação econômica.
e. De�nição da equipe de trabalho; o projeto
de gestão estratégica da informação; processo
de medição estratégica; e os planos de ação
estratégicos.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: De�nição da equipe de
trabalho; o projeto de gestão estratégica da
informação; processo de medição estratégica; e os
planos de ação estratégicos..
Questão 3
Correto
Atingiu 0,60 de
0,60
A gestão estratégica da informação se tornou
aspecto essencial nas organizações
contemporâneas, pois a quantidade de
informações inseridas nas empresas é muito
grande, devido a inúmeros departamentos
encontrados nas instituições e a todos os
processos envolvidos, o que di�culta o seu
controle e a sua disseminação adequada. Nesse
sentido, a falha nesse sistema pode acarretar em
muitos prejuízos à organização. Por exemplo, a
transmissão de informação errada sobre data de
entrega pelo fornecedor das matérias-primas.
Leia as asserções a seguir e assinale a alternativa
que corresponda a possíveis consequências desse
erro de informação:
I. A empresa estipula a entrega de seus produtos
ao cliente em determinada data, mas não
consegue entregá-los devido ao atraso de seu
fornecedor.
II. Esse tipo de erro impacta negativamente na
imagem que o consumidor tem da organização e
na sua satisfação.
III. A data de entrega não é cumprida, mas a culpa
não é da empresa, e sim do fornecedor, por isso,
não haverá prejuízos.
IV. Esse tipo de erro impacta negativamente na
imagem que o consumidor tem do fornecedor da
matéria-prima, e não da empresa que efetuou a
venda.
 
Escolha uma:
a. II e III apenas.
b. I, II, III e IV.
c. III e IV apenas.
d. I, II e III apenas.
e. I e II apenas. 
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: I e II apenas..
Questão 4
Correto
Atingiu 0,60 de
0,60
As organizações que enxergam e que valorizam os
dados e as informações como estratégias, criam
inovações e revolucionam absolutamente tudo,
impactando qualquer mercado ou forma de fazer
negócios nos tempos atuais. Como é o caso de
empresas como Google e Net�ix. A partir de seu
Big Data e de seus algoritmos inteligentes, a
Net�ix analisa o comportamento e o consumo de
vídeos de cada usuário e, de forma automatizada,
faz recomendações e interações com eles,
personalizando o serviço de vídeo por demanda. O
algoritmo inteligente da Net�ix é usado para ir
além de apenas fazer recomendações dos gêneros
de �lmes e de séries preferidos, baseadas na
interação de cada usuário com o sistema.
Assinale a alternativa que corresponde ao outro
uso que a Net�ix faz a partir dos dados de seus
usuários e que são analisados por seu algoritmo
baseado em dados:
Escolha uma:
a. A Net�ix tem produzido séries originais com
roteiros baseados nas novelas da TV Globo.
b. A Net�ix está tomando decisões sobre quais
conteúdos precisa produzir e disponibilizar,
em sua plataforma, a partir do gosto pessoal
de seus roteiristas.
c. A Net�ix está criando conteúdo a partir do
IBOPE das emissoras de TV.
d. A Net�ix tem produzido séries originais com
roteiros baseados nos dados de navegação e
nos interesses de seus usuários. 
e. A Net�ix está criando conteúdo a partir do
IBOPE das emissoras de TV por assinatura.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A Net�ix tem produzido
séries originais com roteiros baseados nos dados
de navegação e nos interesses de seus usuários..
Questão 5
Correto
Atingiu 0,60 de
0,60
A ferramenta 5W2H (what, why, where, when, who,
how e how much) é muito utilizada para realizar
planos de ação e será utilizada nesse modelo pela
equipe de trabalho, para formalizar e para realizar
objetivos propostos. Com relação ao modelo
5W2H, leia as asserções e assinale a única
alternativa correta: 
 
I. É a ferramenta de ação vinculado a duas
perguntas-chave para o processo de gestão
estratégica da informação.
II. É a ferramenta de plano de ação com as
seguintes perguntas: o que fazer? Por que fazer?
Quando fazer? Quem faz? Onde fazer? Como
fazer? Quanto custa?
III. Plano de ação vinculado apenas aos
indicadores de desempenho propostos para a
gestão de banco de dados. Tem o objetivo de
tornar os indicadores mais claros para os gestores
organizacionais.
IV. É a ferramenta para elaboração de planos de
ação, que abrange sete perguntas- chave.
 
Está correto o que se a�rma em:
Escolha uma:
a. III e IV apenas.
b. I, II e IV apenas.
c. I, II, III e IV.
d. I, II e III apenas.
e. II e IV apenas. 
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: II e IV apenas..
Questão 6
Correto
Atingiu 0,60 de
0,60
O volume de dados do que se denomina Big Data
é tão grande, que nenhum sistema de banco de
dados atual é capaz de armazená-los e analisá-los,
e isso nem seria possível ainda, pois os dados
emergem de inúmeros e de diversas novas fontes
a cada instante. Para compreender a
complexidade da natureza atual dos dados e as
plataformas de software disponíveis para explorá-
los, a Intel (2012) de�niu o que chama dos três Vs
do Big Data.
Leia a asserções e, a seguir, assinale a alternativa
correta sobre velocidade e variedade:
I. Escala maciça ecrescimento de dados não
estruturados supera o armazenamento tradicional
e as soluções analíticas.
II. Dados coletados a partir de novas fontes, que
não foram minadas no passado.
III. Dados gerados em tempo real, com as
exigências de informação útil a serem servidas.
IV. Dados com origem em fontes e formatos tão
diferentes, como e-mail, redes sociais, vídeos,
imagens, blogs e sensores de dados.
 
Está correto o que se a�rma em:
Escolha uma:
a. I, II, III e IV.
b. III e IV apenas.
c. II e III apenas.
d. II, III e IV apenas. 
e. I, II e III apenas.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: II, III e IV apenas..
Questão 7
Correto
Atingiu 0,60 de
0,60
O Big Data Analytics é o desdobramento ou as
formas de uso organizadas e estruturadas para
análise do Big Data. Esses sistemas se referem ao
processo eletrônico, que transforma o conjunto de
dados soltos em informações, estas em
conhecimento e, por �m, este em sabedoria, que
será usada para tomar as decisões mais assertivas
e céleres ao contexto de seu negócio. Leia as
asserções e, a seguir, assinale a alternativa correta
sobre Big Data Analytics:
I. Refere-se aos poderosos softwares capazes de
tratar esses dados para transformá-los em
informações úteis às organizações.
II. Iniciativas apoiadas em Analytics podem
prejudicar a análise de dados estruturados e não
estruturados, como registros de call center ou
postagens de redes sociais e blogs.
III. Soluções de Big Data Analytics processam o
grande volume de dados brutos até transformá-los
em informações valiosas para as tomadas de
decisão.
IV. Sistemas de Big Data Analytics di�cultam a
análise de quantidades gigantescas de dados, pois
são muito complexos para interagir com seres
humanos.
 
 Está correto o que se a�rma em:
Escolha uma:
a. III e IV apenas.
b. I, II e III apenas.
c. I, II, III e IV.
d. I e III apenas. 
e. II, III e IV apenas.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: I e III apenas..
Questão 8
Correto
Atingiu 0,60 de
0,60
A diretoria de uma empresa do ramo de
cosméticos masculinos, analisou os relatórios de
vendas de um hidratante corporal. Ao analisar os
resultados dos últimos três anos perceberam
acréscimo nas vendas em torno de 10% em
relação ao ano anterior, sempre ocorrendo no
último trimestre do ano, período que compreende
o verão. Esse conhecimento foi obtido pela análise
de relatórios gerenciais armazenados de vários
anos consecutivos. Com isso, pode-se dizer que
esse conhecimento foi obtido por qual nível do
sistema de informação? Assinale a alternativa
correta. 
Escolha uma:
a. Esse tipo de análise cabe ao nível de
abrangência tático.
b. Esse conhecimento só foi obtido pela
experiência de vida do gestor.
c. Esse tipo de análise é comum nos níveis
operacionais.
d. Sistema de informação estratégico ou de
apoio à decisão. 
e. Sistema de informação operacional de
vendas automatizado.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Sistema de informação
estratégico ou de apoio à decisão..
Questão 9
Correto
Atingiu 0,60 de
0,60
A TI utiliza conjunto de recursos físicos ou lógicos,
organizados sistematicamente, com o objetivo de
viabilizar coleta, análise, armazenamento,
tratamento e apresentação de dados e/ou de
informações. Essa infraestrutura é composta por
componentes como hardware, software,
arquitetura de sistemas e redes, e/ou
telecomunicações, que, por sua vez, suportam os
aplicativos utilizados para o �uxo de informações.
Assinale a alternativa que corresponde ao
componente de hardware:
Escolha uma:
a. Sistemas e aplicativos criados para o
gerenciamento do sistema e da interação com
o usuário.
b. Conjunto de nós ou terminais, conectados
de modo a permitir a telecomunicação entre
os terminais.
c. Equipamentos utilizados para a utilização do
sistema, ou seja, a parte física (computadores,
servidores etc.). 
d. Conjunto integrado de procedimentos para
transformar dados em informação e esta
resulta em conhecimento.
e. A parte lógica do processo referente à
análise e à engenharia de software.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Equipamentos utilizados para
a utilização do sistema, ou seja, a parte física
(computadores, servidores etc.)..
https://moodle.universoead.com.br/mod/lesson/view.php?id=18131
Questão 10
Correto
Atingiu 0,60 de
0,60
O termo SWOT é o acrônimo para strengths
(forças), weaknesses (fraquezas), opportunities
(oportunidades) and threats (ameaças). Portanto,
também podemos chamá-la de FOFA (forças,
oportunidades, fraquezas e ameaças). Trata-se da
ferramenta simples para posicionar ou para
veri�car a posição estratégica da empresa no
ambiente em questão, utilizada para fazer análise
de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada
como base para gestão estratégica da
organização. 
 
Sobre as características da matriz SWOT, assinale
com V, as a�rmações verdadeiras, e com F, as
falsas:
 
(   ) Forças e oportunidades: tirar o máximo partido
dos pontos fortes, para aproveitar ao máximo as
oportunidades detectadas.
(   ) Forças e ameaças: tirar o máximo partido dos
pontos fortes para minimizar os efeitos das
ameaças detectadas.
(   ) Fraquezas e oportunidades: desenvolver
estratégias que minimizem os efeitos negativos
dos pontos fracos e que, simultaneamente,
aproveitem as oportunidades detectadas.
(   ) Fraquezas e ameaças: as estratégias adotadas
devem minimizar ou ultrapassar os pontos fracos
e, tanto quanto possível, fazer face às ameaças.
(   ) Fraquezas e fraquezas: desenvolver estratégias
que minimizem os efeitos das fraquezas pré-
existentes.
 
Assinale a alternativa que contenham a sequência
correta.
Escolha uma:
a. V-F-V-V-V.
b. V-V-V-V-F. 
c. F-V-V-V-V.
d. V-V-V-F-V.
e. V-V-F-V-V.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: V-V-V-V-F..

Mais conteúdos dessa disciplina