Buscar

Refino dos Aços I 1 2 2014 CFS

Prévia do material em texto

Refino dos Aços I - EEIMVR-UFF- Agosto 2014 Relação de Exercícios I – Prazo 12/08
Camila Ferreira da Silva – camilaferreira@id.uff.br
1) Cite e explique ao menos um exemplo de aço em que o Carbono é um elemento “residual” ou indesejado.
Posso citar os aços IF. Nos aços IF (Intersticial Free) a concentração de carbono deve ser <=0,0020 % (cerca de 20 ppm). A característica desses aços é ter a mínima presença de elementos intersticiais, como o carbono. A “função” do carbono é apenas formar precipitados no aço, deste modo, o carbono nesses aços é considerado um elemento indesejado.
2) Explique a origem do valor 2.1%C usual como limite máximo em algumas definições de “aço”.
Abaixo o Diagrama Ferro Carbono (DFC):
Analisando o DFC, vemos claramente que o limite entre aços (steel) e ferros fundidos (cast iron) está situado a cerca de 2%C. A partir de 2,1%C não se consegue dissolver o carbono nos tratamentos térmicos.
3) Cite e explique ao menos 2 vantagens do aço, do ponto de vista ambiental, em relação a outros materiais. 
Aço x Polímero Termofixo: Em comparação com um polímero termofixo (cuja rigidez não se altera com a temperatura), o aço é frequentemente reciclado e utilizado como sucata, servindo de carga para novas produções. Isso diminui consideravelmente o descarte do aço no meio ambiente.
Aço x concreto: Na construção civil, as estruturas de aço são mais leves e mais econômicas, pois além de se construir em um prazo bem menor, a durabilidade é maior que a do concreto, o que gera redução de recursos para construção e manutenção. Isso sem dúvida caracteriza uma vantagem ambiental.
4) Busque, em alguma fonte “confiável” (não apenas as notas de aula) o valor da produção mundial de aço em 2012 ou 2013.
As notícias recentes mostram que a produção mundial do aço aumentou cerca de 3% em junho deste ano (http://www.gazetadigital.com.br/, http://exame.abril.com.br/, aceso em 11/08/2014). No Brasil a produção recuou 1,5% para 16,7 milhões de toneladas. 
Segundo a Worldsteel, a produção global de aço bruto subiu 3,5% em 2013, para mais de 1,6 bilhão de toneladas, com a maior parte do crescimento sendo gerada na Ásia. 
5) Porque a solidificação do aço (lingotamento – convencional ou contínuo), em uma siderúrgica, fica no mesmo setor ou gerencia que o “refino” do aço. (O setor normalmente chamado “aciaria”).
Para que os problemas que possivelmente ocorram na solidificação possam ser rapidamente resolvidos e que haja uma coerência entre esses processos complementares, uma vez que há grandes chances dos problemas de lingotamento acontecerem devido a erros no processo anterior, o refino. Os parâmetros termodinâmicos do refino do aço devem induzir a uma solidificação correta, considerando que não haja problema no processo mecânico do lingotamento.

Continue navegando