Buscar

PCC - AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
POLO BARRA I – TOM JOBIM
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
PROFESSOR (A) TUTOR (A): MARTA TEIXEIRA DO AMARAL MONTES
ALUNO (A) AUTOR (A) DO PCC: JULIANA DE ALMEIDA DO CARMO
TEMA DO PCC: 
 Sistemas de Avaliação da Educação Básica
	
Prática como componente curricular obrigatória exigida pelo MEC para o cumprimento da carga horária da disciplina Avaliação Institucional, apresentada à professora Marta Teixeira do Amaral Montes.
BARRA DA TIJUCA – RJ
 25/03/2021
1. Introdução
 Podemos afirmar que a avaliação é um componente do processo de ensino e aprendizagem que busca comparar o que foi adquirido com o que se pretende alcançar. Podemos dizer que a avaliação tem como objetivo diagnosticar como a escola e o professor estão contribuindo para o desenvolvimento dos alunos.
 Para isso, o Governo criou Sistemas de Avaliação da Educação Básica, como o IDEB- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB, Censo Escolar e o Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM. Que se resumem a um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
2. Desenvolvimento
 O Saeb, Sistema de Avaliação da Educação Básica, de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é um sistema composto por três avaliações externas, que são aplicadas em larga escala e que têm como principal objetivo diagnosticar a Educação Básica do Brasil. Ou seja, ele avalia a educação nacional em suas diversas esferas. O resultado dessas avaliações é usado para calcular o Ideb, que também considera os dados de fluxo escolar fornecidos pelo Censo Escolar e consiste, portanto, em um indicador da qualidade do ensino oferecido nas escolas de todo o país. Todas as escolas que participarem da aplicação censitária do Saeb e que cumprirem os critérios determinados terão seu Ideb calculado. O índice é divulgado a cada dois anos. Com o encerramento da divulgação do resultado ENEM por escola, a população terá uma avaliação mais precisa das instituições de ensino brasileiras.
 2.1 Como o SAEB funciona?
 O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é obrigatório para as escolas públicas e facultativo para as escolas privadas e consiste em um compilado de avaliações aplicadas para diferentes segmentos de ensino. Todos os exames possuem o mesmo nome - Saeb -, embora os níveis sejam identificados pela respectiva etapa de ensino. Por meio de testes e questionários aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada são avaliadas as áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, de acordo com as competências e habilidades previstas pela BNCC. Dessa forma, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.
 2.2 O que é o IDEB?
 O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
 O Ideb nasceu como condutor de política pública pela melhoria da qualidade da educação, tanto no âmbito nacional, quanto em esferas mais específicas (estaduais, municipais e escolares), de forma que a composição do índice possibilita a projeção de metas individuais intermediárias rumo ao incremento da qualidade do ensino.
 A série histórica de resultados do Ideb se inicia em 2005, a partir de quando foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas não apenas pelo País, mas também por escolas, municípios e unidades da Federação. A lógica é a de que cada instância evolua de forma a contribuir, em conjunto, para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em termos numéricos, isso significa progredir da média nacional 3,8, registrada em 2005 na primeira fase do ensino fundamental, para um Ideb igual a 6,0 em 2022, ano do bicentenário da Independência.
 No Estado do Rio de Janeiro foi estabelecido como meta projetada para o ano de 2021 um IDEB igual a 6.4 para o 5º Ano do Ensino Fundamental, 5.6 para o 9º Ano do Ensino Fundamental e 5.1 para o 3º Ano do Ensino Médio. Entretanto, infelizmente, o Estado só alcançou as metas do IDEB nos anos de 2007, 2009 e 2011 no Ensino Fundamental e apenas os anos de 2007 e 2013 para o Ensino Médio, como mostra a tabela abaixo fornecida pelo instituto e atualizada em 15 de Setembro de 2020.
 
2.3. O Censo Escolar
 O Censo Escolar é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do país, das unidades federativas, dos municípios e do Distrito Federal, bem como das escolas e, com isso, acompanhar a efetividade das políticas públicas. É o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. É coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Os resultados apurados têm conseqüências diretas sobre os principais programas, projetos e ações implementados pelo Ministério da Educação e pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.
 O número de matrícula nas redes públicas de ensino é a base de cálculo do coeficiente para redistribuição de recursos do Fundef - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério. Portanto, o Censo Escolar 99 terá implicação direta sobre a redistribuição dos recursos para o financiamento do ensino fundamental do ano 2000. Além disso, o número de matrícula informado no Censo Escolar incide diretamente na distribuição do Livro Didático, da Merenda Escolar e do repasse de recursos do programa Dinheiro na Escola.
 Os dados das escolas particulares são tão importantes como os das escolas públicas, pois são realizados cruzamentos com os dados de população coletados pelo IBGE, e daí surgem os indicadores educacionais que são utilizados no planejamento de políticas nacionais, em publicações do MEC e de organismos internacionais. A pesquisa estatística abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional, sendo esses o Ensino regular (educação infantil, ensino fundamental e médio), a Educação especial, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).
 O Censo Escolar é regulamentado por instrumentos normativos, que instituem a obrigatoriedade, os prazos, os responsáveis e suas responsabilidades, bem como os procedimentos para realização de todo o processo de coleta de dados.
2.4 O ENEM
 O Enem é uma prova anual organizada pelo Ministério da Educação (MEC) e tem por objetivo avaliar a qualidade do ensino médio nas escolas de todo o Brasil. O exame é composto por 180 questões e uma redação. Além disso, o Enem é uma oportunidade para o participante avaliar sua formação e verificar onde precisa melhorar. 
 Hoje o Enem é mais conhecido como uma das principais formas de acesso a universidades no País. Com a nota do Enem, o estudante pode tentar vaga em universidades públicas de todo o Brasil pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), uma iniciativa do MEC. No Sisu, as instituições participantes disponibilizam suas vagas e informam qual a notamínima para preenchê-las. São duas edições por ano. A primeira abre assim que as notas do Enem são divulgadas. O Enem também é requisito para participar de dois programas do Governo Federal destinados a estudantes de baixa renda: o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). No ProUni, estudantes concorrem a bolsas em faculdades particulares. Já o FIES financia o curso com prazos flexíveis (o estudante só começa a pagar os estudos depois de se formar) e com juros baixos.
 As provas do Enem servem para avaliar os conteúdos estudados no ensino médio, como Matemática, Química, Geografia e Português. O Exame organiza esses conteúdos em quatro áreas:
· Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: englobam as questões de Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação e Língua Estrangeira (que você escolhe entre Inglês ou Espanhol).
· Matemática e suas Tecnologias: são só questões de Matemática.
· Ciências Humanas e suas Tecnologias: trazem perguntas sobre História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
· Ciências da Natureza e suas Tecnologias: abrangem conteúdos de Química, Física e Biologia.
3. Conclusão
 A avaliação é o maior indicador de qualidade e desenvolvimento da educação, visto que essa expressa os resultados obtidos após a implementação de uma metodologia de ensino e serve como um norteador para melhorias na educação em seus diferentes segmentos, desde os processos de ensino-aprendizagem, como também dos mecanismos de gestão e da formação de educadores.
 Mediante a esta pesquisa, foi possível analisar que o Ministério da Educação Brasileira projetou diversos Sistemas de Avaliação para os diferentes segmentos de ensino, mas somente avaliar não basta, o que realmente tem suma importância é a ação a partir destes resultados avaliativos, desde a mudança de planejamento adequado a cada aluno até a criação de novas metodologias, diretrizes, bases e parâmetros para a Educação Nacional. A avaliação deve ser o ponto de partida para uma intensa reflexão nas gestões escolares e uma orientação para os próximos passos do planejamento estudantil
4. Bibliografia
http://inep.gov.br/web/guest/educacao-basica
http://ideb.inep.gov.br/
https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb

Continue navegando