Buscar

Princípios da Declaração do Rio de Janeiro e Produção mais Limpa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1Na Declaração do Rio de Janeiro sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, ocorrida durante a Conferência Rio 92, foram fixados grandes princípios normativos do direito internacional, que são preconizados também na atualidade. Cite quatro destes princípios e descreva-os.
Resposta esperada
Princípio da Soberania Permanente sobre os Recursos Naturais: é de direito dos estados a “exploração” dos recursos naturais que se encontram em seu território, conforme as políticas nacionais estabelecidas. Princípio do Direito ao Desenvolvimento: um aspecto importante deste princípio diz respeito ao direito de todas as pessoas de contribuírem e participarem do desenvolvimento social, político, cultura e econômico de seu país. Princípio do Patrimônio Comum da Humanidade: alguns recursos não são exclusivos de determinado país (ex.: recurso encontrado em alto-mar). Portanto, os mesmos são pertencentes a toda a humanidade. Princípio da Responsabilidade Comum, mas Diferenciada: trata-se da cooperação internacional visando à resolução de problemas globais, mas que se considere a realidade socioeconômica dos estados. Princípio da Precaução: a incerteza científica da ocorrência de prejuízos irreversíveis ao meio ambiente, não deve ser utilizada como razão para não serem tomadas as devidas medidas para diminuir ou evitar os prejuízos ambientais que podem vir a ocorrer. Princípio do Poluidor Pagador: trata-se da responsabilidade do poluidor/degradador ambiental de arcar com os custos necessários a reparação do dano causado ao meio ambiente. Princípio do Dever de Não Causar Dano Ambiental: é dever dos estados garantir que as ações realizadas sob sua tutela não gerem danos ambientais em áreas fora dos limites de suas jurisdições nacionais. Princípio da Responsabilidade Estatal: os estados não podem empregar o seu território para causar prejuízos a outros estados.
Minha resposta
Princípio da Soberania Permanente sobre os Recursos Naturais: é de direito dos estados explorar os recursos naturais que encontrar na sua jurisdição. Princípio do Direito ao Desenvolvimento: aspecto importante do início que diz respeito ao direito de todas as pessoas de cooperar e participar do desenvolvimento social, político, cultural e econômico de seu país. Princípio do Patrimônio Comum da Humanidade: alguns recursos não são exclusivos de determinado país, os mesmos são pertencentes a toda a humanidade. Princípio da Responsabilidade Comum: trata da colaboração internacional visando à resolução dos problemas globais.
2Apesar do apelo ambiental e mercadológico para que as empresas brasileiras utilizem formas de produção menos impactantes, ainda existe um elevado desperdício de energia e matéria-prima. Entretanto, existe uma metodologia que pode minimizar os problemas ambientais decorrentes dos processos produtivos. Trata-se da Produção mais Limpa (P+L). Deste modo, conceitue a P+L e apresente duas vantagens decorrentes da sua utilização.
Resposta esperada
A P+L trata-se de uma metodologia aplicada de forma contínua com base em medidas preventivas. Ela objetiva minimizar riscos ambientais (por exemplo, acidentes). Uma das vantagens de se utilizar a P+L diz respeito à redução da emissão de resíduos. Além disso, a P+L objetiva a diminuição dos impactos negativos desde a retirada da matéria-prima até seu destino final. Também busca a economia de matéria-prima e energia, bem como a diminuição na quantidade e toxicidade dos resíduos gerados. Ou seja, a P+L visa à melhoria da eficiência e eficácia dos processos produtivos.
Minha resposta
A Produção mais Limpa (P+L) trata-se de um procedimento sobreposto de forma contínua com base em medidas preventivas, ela objetiva minimizar riscos ambientais, uma das vantagens de utilizar-se a P+L diz respeito à redução da emissão de resíduos. Além disso, a P+L objetiva a redução do conflito negativo desde a retirada da matéria-prima até seu destino final, além disso, busca a economia de matéria-prima e energia e o a redução do ajuntamento e toxicidade dos resíduos gerados.
Aumentar fonte

Continue navegando