Buscar

Trabalho Ambiental Jackson Matheus

Prévia do material em texto

Educação Ambiental no cenário da pandemia.
 Devido a uma crescente conscientização sobre as questões ambientais, muitas pessoas consideram o tema ambiental cada vez mais importante na sociedade moderna. As pessoas têm uma grande preocupação com o meio ambiente e a necessidade de encontrar novas alternativas sustentáveis. Como resultado, a educação ambiental – também conhecida como EE – surgiu como um método de criar oportunidades para debates da sociedade sobre questões ambientais. Essas discussões devem ser realizadas em todos os níveis de ensino e em todos os segmentos da sociedade, a fim de fomentar uma consciência ecológica entre as pessoas que beneficie a preservação do meio ambiente. Devido à disseminação descontrolada do coronavírus, a Organização Mundial da Saúde emitiu uma declaração de estado pandêmico no início de 2020. Muitos países implementaram medidas para controlar a propagação do vírus, incluindo isolamento social rigoroso. Essa medida fez com que as aulas presenciais fossem suspensas, o que afetou todo o processo de ensino-aprendizagem. Objetivos: Este trabalho teve como objetivo geral analisar através de pesquisas bibliográficas e coleta de dados os impactos da pandemia na Educação Básica dando ênfase para o processo de ensino-aprendizagem da EA. Assim como os reflexos da importância da EA para formação do indivíduo com habilidade necessária para a transformação da realidade. Material e Métodos: Para atingir os objetivos propostos realizou-se um estudo bibliográficos em duas fases distintas.
Podemos perceber, que pandemia de Covid-19 fez crescer a evasão escolar impactando diretamente o ensino da Educação Ambiental, onde cerca de 13,9 % da população entre  6 a 17 anos está fora da escola ou sem atividade escolar. O ensino remoto, por sua vez, impossibilita uma educação efetiva sobre as questões ambientais, por inúmeros fatores internos e externos.
Portanto, a educação ambiental deve ser trabalhada de forma democrática para conscientização e sensibilização do educando, procurando assim superar as barreiras impostas pelo contexto atual.
Por meio da tecnologia, é possível gerar novas formas de ensino, e destacamos a aprendizagem com aplicativos de celulares. Neste cenário é importante entender e reconhecer o papel fundamental destes recursos informatizados na construção do saber. Recomendamos alguns aplicativos de educação ambiental como o Play Garden, um aplicativo gratuito relacionado a jardinagem e horta; o Plantio – uma horta biológica onde os alunos plantam, colhem e interagem na produção de hortas orgânicas para aprender sobre importante conceito ecológico, Bingo de Reciclagem: Facilita a reciclagem para toda a família, ajuda as famílias a escolherem locais ecológicos comumente usados ​​para descartar totalmente os resíduos, também aprende sobre os conceitos de reciclagem e os processos envolvidos na coleta e descarte de resíduos e um aplicativo de banho rápido que permite aos usuários monitorar o tempo do banho e a água consumo, e traz informações sobre a importância do reuso da água e evitar o desperdício.
A pandemia do COVID-19 varreu o mundo, trazendo uma série de mudanças na vida das pessoas ao redor do mundo e agravando alguns problemas ambientais. Além disso, as diversas medidas adotadas para controlar a pandemia também contribuíram significativamente para algumas das melhorias observadas no meio ambiente. Por exemplo, o nível de emissões atmosféricas foi significativamente reduzido e o nível de poluição por resíduos sólidos em áreas densamente povoadas foi reduzido. Portanto, a educação ambiental é vista como uma parte importante da conscientização para impedir a aceleração das infecções virais. O objetivo dessa abordagem é alcançado por meio de uma abordagem qualitativa, na qual, por meio de consulta bibliográfica, podem ser descritas situações atuais que preocupam a humanidade. Conclui até que ponto as características do ambiente circundante causam ou não aceleram e pós-pandemia deve priorizar a reaproximação dos estudantes com a natureza recriando o sentimento de pertencimento ambiental, que será base para a formação de cidadãos conscientes e sobre o ambiente que os cerca.
Este artigo tem como objetivo oferecer algumas reflexões sobre a educação ambiental e a pandemia do COVID-19. Para tanto, optamos por buscar propor alguns elementos das questões levantadas no dossiê de solicitação. Apontamos a possibilidade de trabalhar ao lado dos menos favorecidos como forma de fazer as mudanças necessárias diante das desigualdades sociais e ambientais reveladas durante a pandemia para construir um mundo de justiça e equidade socioambiental.
Doenças zoonóticas, que cada vez mais confirmam a urgência de tomar medidas de proteção ambiental e uso sustentável dos recursos naturais para manter o equilíbrio entre a natureza e a vida humana na Terra. A forma como os humanos tratam o meio ambiente mostra falta de consciência ambiental, falta de compromisso intergeracional, e o desenvolvimento de uma educação ambiental efetiva continua lento. Nessa situação de pandemia, a pergunta é: qual a relação entre o surgimento do novo Corona Vírus/Covid-19 e a educação ambiental? Portanto, o objetivo principal deste estudo foi analisar a relação entre a pandemia de Covid-19, educação ambiental e degradação ambiental. A pandemia do novo vírus corona é uma evidência clara de que a degradação ambiental pode matar seriamente os seres humanos, portanto, a conservação e restauração dessas áreas naturais degradadas é um caminho necessário para a conservação da própria humanidade.
Dada a atual situação de pandemia, a pergunta é: qual é o papel da EA na convivência com o COVID-19? Como ajuda pensar na sustentabilidade da espécie humana à medida que a vida se torna mais frágil? Portanto, o objetivo desta pesquisa é destacar a importância da EA diante das mudanças e perspectivas no contexto da pandemia do COVID-19.
Referência:
https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/1713
https://www.ecodebate.com.br/2021/05/17/a-pratica-da-educacao-ambiental-em-tempos-de-pandemia/
https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60134
https://www.researchgate.net/publication/357093035_A_EDUCACAO_AMBIENTAL_NO_CENARIO_POS-PANDEMIA_REFLEXOES_E_POSSIBILIDADES
ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas-Educação, v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365
BARCELOS, Valdo. Educação Ambiental: sobre princípios, metodologias e atitudes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008 (Coleção Educação Ambiental). 
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 04 mar. 2021.

Continue navegando