Buscar

Ordem Enfermeiros

Prévia do material em texto

Ordem dos enfermeiros
O que é?
A ordem dos enfermeiros (OE) é a associação pública e profissional que agrega todos os profissionais de Enfermagem que trabalham em Portugal. Como é uma profissão de grande impacto público é necessário um maior controlo ao seu acesso, ao exercício e elaboração das técnicas. A OE é uma organização que define regras relacionadas á atividade da profissão e garante o cumprimento das mesmas.
A OE sendo uma organização necessita dos seus órgãos, sendo estes:
- o bastonário, presidente da Ordem e do conselho diretivo;
- o conselho jurídico, que consiste num presidente e 10 vogais, que toma diversas decisões do foro juridico por meio de voto;
- o conselho fiscal, constituído por 5 membros que representam regiões do país;
- o conselho de enfermagem, composto por 5 membros que representam os enfermeiros agrupados em comissões de acordo com as especialidades;
- a assembleia regional, composta por todos os enfermeiros membros inscritos na secção regional, que aprovam as decisões acerca da região em questão;
- bem como os respetivos conselhos regionais.
A Ordem atribui dois títulos profissionais/dois tipos de cédulas diferentes: Enfermeiro e Enfermeiro Especialista.
Todo o enfermeiro deve satisfazer os princípios universais:
- igualdade;
- liberdade responsável, com a capacidade de escolha, tendo em atenção o bem comum;
- verdade e justiça;
- altruísmo e solidariedade;
- competência e aperfeiçoamento profissional.
Os princípios dirigentes da enfermagem são:
- a responsabilidade intrínseca ao papel assumido perante a sociedade;
- o respeito pelos direitos humanos na relação com os clientes;
- a excelência do exercício na profissão em geral e na relação com outros profissionais.
A OE ainda abrange aconselhamento ético e deontológico que apoia os enfermeiros a nível judiaciário e estes estão obrigados ao dever de sigilo (profissional).
Missão
A OE tem como doutrina "a defesa dos interesses gerais dos destinatários dos serviços de enfermagem e a representação e defesa dos interesses da profissão", referido no seu Estatuto.
Criação
Foi criada dia 21 de abril de 1998, com a publicação do Decreto-Lei nº 104/98. 
No dia 1 de julho desse ano foi publicada a Portaria nº 375/98 que nomeou e aprovou o regulamento interno da Comissão Instaladora da Ordem dos Enfermeiros, presidida pela Enfermeira Mariana Diniz de Sousa, com o objetivo de preparar as primeiras eleições para os Órgãos da OE. A primeira reunião da Comissão Instaladora decorreu a 2 de Julho de 1998.
A 21 de abril de 1999 realizam-se as primeiras eleições para os órgãos da OE e foi eleita como Bastonária a Enfermeira Mariana Diniz de Sousa. Dia 31 de maio de 1999 decorreu a tomada de posse dos Órgãos eleitos para o 1º mandato da OE (1999/2003). No entanto, somente a 1 de dezembro de 2000 é que a OE conseguiu adquirir a sua Sede Nacional.
Estatuto
“O Estatuto da OE é o conjunto de artigos que define o funcionamento da organização e a Deontologia Profissional.” Que se podem encontar no Decreto-Lei Lei n.º 156/2015. É no estatuto que podemos encontrar os direitos e deveres de um enfermeiro, as funções da OE, quem pertence e como pertencer á OE, em que situações há suspensão, artigos acerca dos profissionais da união europeia, como funcionam as sociedades e outras organizações relacionadas à profissão, bem como é a organização e como são tomadas decisões e feitas as reuniões, como funcionam os diferentes conselhos, entre outros tantos aspetos necessários ao que diz respeito à profissão, aos profissionais e aos cidadãos principalmente.
Cada enfermeiro tem o dever de cumprir e fazer cumprir o Estatuto.
REPE
“Regulamento do Exercício Profissional do Enfermeiro (REPE) é um diploma vinculativo para todas as entidades empregadoras dos sectores público, privado, cooperativo e social.” Isto é, um documento onde podemos encontrar os artigos que dizem respeito ao exercício da profissão. Foi criado para esclarecer os conceitos (enfermagem, enfermeiro, enfermeiro especialista e cuidados de Enfermagem) e dúvidas que possam surgir mediante as equipas de saúde e/ou a população. Ajudando a complementar o Estatuto.
Bibliografia
www.ordemdosenfermeiros.pt
 Joana Silva nº68709 1ºano

Continue navegando