A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
QUESTIONARIO AV2

Pré-visualização | Página 1 de 2

EPIS
AULA 06
1.É princípio fundamental do Código de Ética Profissional dos assistentes sociais brasileiros o(a)
 1) livre exercício das atividades inerentes à profissão. 
 2) posicionamento em favor da equidade e da justiça social. (X)
 3) participação na elaboração e gestão de políticas sociais. 
 4) ampla autonomia no exercício da profissão. 
 5) liberdade na realização de estudos e pesquisas. 
2.Dentre os princípios fundamentais explicitados no Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais, aquele que é formulado como fundante da ética profissional consiste no(a);
 1) reconhecimento da liberdade como valor ético central. (X)
 2) empenho na eliminação de todas as formas de preconceito. 
 3) garantia do pluralismo. 
 4) ampliação e consolidação da cidadania. 
 5) defesa do aprofundamento da democracia. 
3.O Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1993, ao apresentar um novo ethos marcado pela radical negação do conservadorismo, destaca como valor central: 
 1) Competência profissional 
 2) Liberdade (X)
 3) Trabalho 
 4) Justiça social 
 5) Questão social. 
4.Quanto aos princípios fundamentais do Código de Ética Profissional do Assistente Social assinale a alternativa correta.
 1) Defesa intransigente dos direitos humanos e aceitação do arbítrio e do autoritarismo. 
 2) Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa menos relevante de toda sociedade, com vistas á garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras. 
 3) Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da centralização política e da riqueza socialmente produzida. 
 4) Posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure o acesso aos bens e serviços relativos aos mais necessitados aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática. (X)
 5) Empenho na eliminação de algumas das formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças. 
5.As condições e relações sociais que circunscrevem o trabalho do Assistente Social atribuem à profissão uma dimensão política por excelência. Apoia-se no fato de seu trabalho realizar-se inscrito em relações de poder, inerentes às relações sociais entre classes que estruturam a sociedade capitalista. A face visível dessas relações compõe-se das:
 1) manifestações concretas da inclusão social própria de sistemas capitalistas das sociedades modernas. 
 2) desigualdades expressas nas múltiplas formas de exploração, de parte de segmentos majoritários da população. (X)
 3) articulações com forças progressistas descomprometidas com a formulação de projetos impulsionadores do desenvolvimento econômico e social da nação. 
 4) condições econômicas, políticas e ideológicas em oposição a perspectivas da eficiência e da produtividade. 
 5) exigências presentes na definição de prioridades e de formas de execução da ação social. 
AULA 07
1.O Código de Ética do Assistente Social de 1993 tem por eixo a defesa e a universalização dos direitos sociais e de mecanismos democráticos de regulação social. Coerente com esses princípios o Código aponta para as determinações da:
 1) Competência prático-operativa profissional. 
 2) Competência ético-teórica profissional. 
 3) Competência ético-metodológica profissional. 
 4) Competência ético-política profissional. (X)
 5) Competência prático-teórica profissional. 
2.A Resolução CFESS nº 273/93 (Código de Ética Profissional do Assistente Social) estabelece os princípios fundamentais da profissão. Assinale a alternativa que indica corretamente esses princípios.
 1) Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional. (X)
 2) Ampliação e consolidação da cidadania, tarefa secundária, porém importante para toda a sociedade, com vistas à garantia dos direitos sociais e políticas das classes trabalhadoras. 
 3) Defender, quando necessário, os direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo. 
 4) Optar por um projeto de profissão, respeitando os valores da instituição da qual se estabelece o vínculo empregatício, como forma de se adaptar a ordem social vigente. 
 5) Zelar pelas correntes e expressões teóricas existentes, garantindo a não presença do pluralismo nas ações profissionais. 
3.Entre os temas abordados nos princípios fundamentais do Código de Ética Profissional NÃO se inclui: 
 1) Distribuição da riqueza socialmente produzida. 
 2) A articulação com a luta geral dos trabalhadores. 
 3) Valorização do individualismo e de sua autonomização. (X)
 4) Constante aprimoramento intelectual . 
 5) Gestão democrática dos programas e políticas sociais. 
4.O Código de Ética do Serviço Social indica um rumo ético político para o exercício profissional em diferentes contextos. Com esse objetivo, define princípios e diretrizes de ação que exigem do profissional: 
 1) Competência crítica e apropriação de saberes articulados com o avanço tecnológico e a efetivação do projeto bolivariano de emancipação da América Latina. 
 2) Um compromisso relativo com os grupos subalternizados da população em sua área de atuação. 
 3) Uma competência crítica que supere o teoricismo, o pragmatismo e o compromisso com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional. 
 4) Uma cultura democrática que prioriza as ações articuladas às necessidades concretas da população, pautadas nos princípios de equidade e justiça social. (X)
 5) Uma postura liberal que estimule a solidariedade e a aceitação dos usuários na a avaliação dos programas sociais. 
5.A produção teórica sobre Serviço Social e Ética Profissional, especialmente em BONETTI et alii (1996), aponta para importantes avanços nos fundamentos filosóficos da ética profissional consubstanciados no vigente Código de Ética Profissional do Assistente Social (1993). Considere os itens abaixo que se referem a possíveis avanços ético-políticos apresentados pelo Código de Ética de 1993.
 I – O Código de Ética vigente (1993) desmistifica a neutralidade profissional elegendo, ética e politicamente, valores que estão presentes na sociedade, como liberdade, democracia, igualdade, justiça e cidadania.
II – O conteúdo operacional do Código de Ética (1993) busca garantir que os valores que viabilizem os direitos dos usuários sob a ótica de sua participação efetiva nas decisões institucionais, isto é, da realização da cidadania e da democratização da sociedade.
III – Os valores eleitos como positivos no atual Código de Ética (1993) são influenciados por uma concepção humanista, que considera a essência humana como absoluta, baseada em uma visão de homem idealista e metafísica, inspirada no princípio neotomista da perfectibilidade humana. 
 Quais estão corretos?
 1) Apenas I. 
 2) Apenas II. 
 3) Apenas I e II. (X)
 4) Apenas I e III. 
 5) I, II e III. 
AULA 08
1.Embasado no Código de Ética/1993, o qual estabelece direitos e deveres do assistente social, fundamentados em valores democráticos de liberdade e justiça social, assinale C para a assertiva CERTA e E para a assertiva ERRADA:
( ) Garantia de unidade ideológica e de pensamento, desestimulando a existência decorrentes teóricas e profissionais divergentes.
( ) Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa secundária de toda a sociedade, com vistas à garantia de alguns direitos civis e sociais das classes trabalhadoras.
( ) Exercício do serviço social sem ser discriminado, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, opção sexual, idade e condição física.
A seqüência correta, de cima para baixo, é:
 1) C, C, E 
 2) E, E, C (X)
 3) C, E, C 
 4) E, E, E 
 5) E, C, C 
2.Segundo o Código de Ética Profissional dos assistentes sociais, assinale a alternativa que NÃO contempla um dos deveres do assistente social nas suas relações com os usuários.
 1) Contribuir para a

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.