Buscar

TESTE CONHECIMENTOS DE ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL (5 a 10)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Exercício: SDE0638_EX_A6_201901109607_V1 
	15/10/2019
	Aluno(a): 
	2019.3 EAD 
	Disciplina: SDE0638 - ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL  
	27
	
	 
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	Sobre a questão "trabalho", a assertiva que mais explicita o contexto da imagem abaixo é: 
 
 
		
	
	O emprego está efetivamente sendo em parte suprimido, mas também em parte substituído: sofre igualmente deslocamentos diferenciados segunto os setores, regiões, níveis de formação da mão-de-obra e outras variáveis.
	
	A redução do trabalho protegido tem no seu verso a expansão do trabalho precário, temporário, subcontratado, com perda de direitos e ampliação da rotatividade da mão-de-obra.
	
	Na visão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quem não está procurando emprego na semana da pesquisa não está desempregado e faz parte dos inativos, o que permite manter as estatísticas de desemprego baixas. 
	
	A contenção salarial, somada ao desemprego e à instabilidade do trabalho, acentua as alterações na composição da força de trabalho, com a expansão do contingente de mulheres, jovens, migrantes, minorias étnicas e raciais entre outros. 
	
	A tecnologia vai suprimir o emprego, exlcuindo os trabalhadores de maneira generalizada.
	Respondido em 15/10/2019 22:30:01
	
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	No modo de produção capitalista o homem como mais uma peça na engrenagem, uma coisa , mera força de trabalho, onde sua necessidades são desconsideradas. É assim que o trabalho se converte em trabalho assalariado/alienado pelo capital. Assinale a alternativa corretas sobre a questão do trabalho nos sistema capitalista: 
		
	
	O trabalho implica num processo no qual o desenvolvimento das força de trabalho implica em riqueza para a classe dominante e trabalhadores.
	
	O trabalho implica num processo no qual o desenvolvimento das forças produtivas implica em acumulação de capital por de quem vende a força de trabalho. 
	
	O trabalho implica num processo no qual o desenvolvimento das forças produtivas implica num processo de geração de mais valia e socialização dos meios de produção. 
	
	O trabalho não implica num processo no qual o desenvolvimento das forças produtivas implica em riqueza da classe dominante e miséria dos trabalhadores.
	
	O trabalho implica num processo no qual o desenvolvimento das forças produtivas implica em riqueza da classe dominante e miséria dos trabalhadores.
	Respondido em 15/10/2019 22:31:07
	
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Diferentemente do modelo proposto por Henry Ford, que tinha uma preocupação com a padronização da produção, ...................................o que se busca é uma produção diversificada voltado para os interesses daquele que a consumirá. É o consumidor que determinará o que será consumido. 
		
	
	Fordismo 
	
	Keynesianas
	
	Socialista 
	
	Toyotismo 
	
	Capitalista 
	Respondido em 15/10/2019 22:31:20
	
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	O intenso processo de inovações tecnológicas em curso no mundo capitalista tem tido como conseqüência: 
		
	
	O avanço da tecnologia da informação, permitindo uma expansão significativa do comércio internacional e a demanda por mão-de-obra. 
	
	A flexibilização crescente dos processos de produção, exigindo um trabalhador capaz de realizar múltiplas tarefas. 
	
	O incentivo à terceirização como estratégia de gestão do trabalho ao priorizar as atividades-meio. 
	
	A perda de controle do trabalhador sobre o produto do seu trabalho em contraposição à organização da produção no período anterior. 
	
	(A introdução de novos métodos de organização e gestão nas empresas, levando o aumento dos postos de trabalhos regulares. 
	Respondido em 15/10/2019 22:31:41
	
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	De que forma ocorre o processo de acumulação no modelo econômico capitalista?
		
	
	No modelo econômico capitalista, ocorre um processo circular, no qual o capital é acumulado e gera um volume de lucros, mas estes não são investidos.
	
	No modelo econômico capitalista, ocorre um processo circular, no qual o capital é acumulado e gera um volume de lucros, que são distribuídos.
	
	No modelo econômico capitalista, ocorre um processo circular, no qual o capital é acumulado e gera um volume de lucros, que não são reinvestidos para aumentar a capacidade de seus funcionários, e sim dos burgueses.
	
	No modelo econômico capitalista, ocorre um processo circular, no qual o capital é acumulado e gera um volume de lucros, que são reinvestidos para aumentar a acumulação.
	
	No modelo econômico capitalista, ocorre um processo circular, no qual o capital é acumulado e gera um volume de lucros e dívidas, que são fundamentais a empresa e ao funcionário.
	Respondido em 15/10/2019 22:32:14
	
Explicação: 
No modelo econômico capitalista, ocorre um processo circular, no qual o capital é acumulado e gera um volume de lucros, que são reinvestidos para aumentar a acumulação. P.13 do livro.
	
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	São características do Toyotismo, EXCETO:
		
	
	Produção verticalizada.
	
	Trabalho Polivalente.
	
	Padrão produtivo tecnologicamente avançado.
	
	Produção vinculada à demanda.
	
	Princípio o Just in time.
	Respondido em 15/10/2019 22:33:18
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Das alternativas abaixo qual é a afirmação correta sobre o neoliberalismo? 
		
	
	O neoliberalismo surgiu na década de 1940.
	
	O neoliberalismo surgiu na década de 1970.
	
	O neoliberalismo surgiu na década de 1950.
	
	O neoliberalismo surgiu na década de 1930.
	
	O neoliberalismo surgiu na década de 1960.
	Respondido em 15/10/2019 22:33:35
	
Explicação: 
Alternativa E. O neoliberalismo, surgiu na década de 1970, através da Escola Monetarista do economista Milton Friedman, como uma solução para a crise que atingiu a economia mundial em 1973, provocada pelo aumento excessivo no preço do petróleo se fundamenta como um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas, com objetivo de defender a não participação do estado na economia e que deve haver total liberdade de comércio (livre mercado) para garantir o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.
	
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Sobre o desemprego ó que é possível e correto afirmar?
		
	
	As consequências são graves, só para os trabalhadores assalariados.
	
	As consequências são graves, só para os trabalhadores mais jovens.
	
	As consequências são graves, só para as trabalhadoras, ou seja, para as mulheres.
	
	As consequências são graves, só para os trabalhadores não assalariados.
	
	As consequências são graves, não só para os trabalhadores assalariados, como também para os não assalariados.
	Respondido em 15/10/2019 22:34:23
	
Explicação: 
Assim, as consequências são graves, não só para os trabalhadores assalariados, como também para os não assalariados. Observa-se, ainda, a subcontratação para tarefas fora da empresa, com condições muito precárias, restritas de direitos, sem ou com pouca proteção. 
	
	
		Exercício: SDE0638_EX_A7_201901109607_V1 
	16/10/2019
	Aluno(a): 
	2019.3 EAD 
	Disciplina: SDE0638 - ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL  
	
	
	 
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	"O novo (e precário) mundo do trabalho, de Giovanni Alves, é um estudo profundo, crítico e inovador do processo de reestruturação produtiva do capital no Brasil recente, com ênfase nas repercussões e consequências mais diretas desse processo no mundo do trabalho
e no movimento sindical. A mundialização do capital estabeleceu um novo complexo de reestruturação produtiva que atingiu a objetividade e a subjetividade do mundo do trabalho. O seu "momento predominante" é o toyotismo, uma lógica de organização da produção de mercadorias com impacto universal e cujo principal objetivo é a constituição de uma subjetividade servil à lógica da valorização. Para o autor, o principal elemento que caracteriza esse novo complexo de reestruturação produtiva é o seu potencial destrutivo sobre a classe trabalhadora, configurando O novo (e precário) mundo do trabalho. Esse novo mundo acarreta, dentre tantas outras consequências, enormes obstáculos e dificuldades para o avanço do movimento sindical". A reestruturação produtiva no Brasil tende:
		
	
	A desenvolver a indústria nacional em oposição à globalização.
	
	A desenvolver uma subjetividade libertária entre os trabalhadores.
	
	A desenvolver um aumento do bem estar social e das garantias trabalhistas.
	
	A desenvolver uma precarização radical do trabalho.
	
	A desenvolver a consciência de classe dos trabalhadores.
	Respondido em 16/10/2019 20:44:29
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	É possível afirmar que a tecnologia, bem como a globalização trazem prejuízos para os paises em desenvolvimento, principalmente para classe trabalhadora da forma como ela está sendo usada, organizada pelo sistema capitalista?
		
	
	Apresenta melhorias para sociedade apenas.
	
	Não.
	
	Talvez.
	
	Sim.
	
	Reforça que a sociedade está avançando.
	Respondido em 16/10/2019 20:51:16
	
Explicação: 
A história do sistema capitalista nos mostra que a primeira fase da dominação da economia sobre a vida social acarretou uma degradação do ser para o ter. No atual contexto, em que as distâncias físicas são praticamente anuladas, os espaços já não são mais obstáculos, operou-se um deslizamento generalizado do ter para o parecer ter, pois além da pessoa estar voltada para viver o momento, buscando um gozo em curto prazo e a qualquer preço, vive-se numa sociedade espetáculo em que desempenho do ator sujeito definirá o seu lugar social. A urgência destrói a capacidade de construir e esperar, exacerbando ainda mais os interesses individuais sobre os coletivos. Vivemos em uma sociedade individualista. 
Como por exemplo, podemos citar o telefone celular,  a internet, símbolos da interconectividade, conectados 100% do tempo,  passam a ser condição de felicidade e a cada novo lançamento torna-se fundamental a substituição do equipamento antigo, sem a reflexão ou preocupação de que se está produzindo um lixo eletrônico que se não for devidamente descartado acarretará danos irreversíveis para a sociedade. 
Faça sua reflexão!
	
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Os avanços políticos experimentados nos anos de 1980 foram acompanhados por um agravamento marcante das condições de vida das grandes maiorias nacionais. Este modelo de democracia:
		
	
	emancipou a classe trabalhadora, mas não garantiu direitos sociais.
	
	acabou se tornando efetivamente em um mecanismo de governabilidade e preservação de conflitos
	
	acabou se tornando efetivamente em um mecanismo das classes sociais de libertação contra o regime imposto pela classe burguesa.
	
	acabou se tornando efetivamente em um mecanismo de governabilidade e emancipação de conflitos.
	
	emancipou a classe trabalhadora.
	Respondido em 16/10/2019 20:54:08
	
Explicação: 
Resposta correta A.
	
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Quando o valor de troca é percebido? 
		
	
	O valor de troca só é percebido quando o produto é vendido, ou seja, quando está distante dos trabalhadores.
	
	O valor de troca só é percebido quando o produto é vendido, ou seja, quando está distante dos donos dos meios de produção.
	
	O valor de troca só é percebido quando o produto é vendido, ou seja, quando está distante das fábricas.
	
	O valor de troca não é percebido quando o produto é vendido, mas quando está distante dos trabalhadores.
	
	O valor de troca só é percebido quando o produto é vendido, mas não quando está distante dos trabalhadores.
	Respondido em 16/10/2019 20:54:46
	
Explicação: 
A alternativa correta é a D.  O valor de troca só é percebido quando o produto é vendido, ou seja, quando está distante dos trabalhadores.
As alternativas A, B, C e E estão incorretas, pois divergem da forma real sobre quando podemos perceber o valor de troca dos produtos.
	
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	A reestruturação produtiva cuja expressão é a acumulação flexível caracteriza-se pela:
		
	
	especialização excessiva do trabalho. 
	
	produção em massa
	
	redução do processo de terceirização da produção.
	
	realização de várias funções por um mesmo trabalhador.
	
	nenhuma das respostas anteriores 
	Respondido em 16/10/2019 20:55:54
	
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Os burgueses são os proprietários , os detentores dos meios de produção. Ao ________, considerado como trabalhador livre, só resta a___________. Assinale a alternativa que completa a afirmação: 
		
	
	empresário - expansão das forças produtivas.
	
	comerciante - a propriedade dos meios de produção. 
	
	proletário - venda da força de trabalho.
	
	proprietário - venda da propriedade privada.
	
	proletário- desapropriação dos meios de produção.
	Respondido em 16/10/2019 20:57:00
	
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Estudamos como a globalização regida pelo neoliberalismo tem provocado uma verdadeira regressão social com diversos efeitos, todos eles resultantes da ofensiva do capital sobre o trabalho. Leia as afirmativas abaixo e marque a que NÃO corresponde a este processo: 
		
	
	No recrudescimento de formas de exploração da força de trabalho que o capitalismo.
	
	No aumento do exército industrial de reserva.
	
	À metamorfose dos processos de trabalho, o controle e o enquadramento da força de trabalho.
	
	A desmobilização e despolitização da classe trabalhadora.
	
	No nivelamento entre desenvolvimento social e crescimento econômico.
	Respondido em 16/10/2019 20:57:26
	
Explicação: 
As mudanças no mundo do trabalho favoreceram a precarização das relações de trabalho, reduzindo direitos da classe trabalhadora.
	
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Ao considerar o processo de reestruturação produtiva como uma resposta à crise de acumulação capitalista, esse processo - que também marca a prática profissional do assistente social - encerra uma estratégia de reorganização da produção e dos mercados. Dessa forma, esse processo interfere diretamente no(a)(s)
		
	
	diagnóstico das relações sociais e na crise do Estado de Bem-Estar.
	
	organização da sociedade e no conjunto das relações que se estabelecem entre o capital, o trabalho e o Estado.
	
	formas produtivas alternativas oriundas do meio rural, como novas tecnologias artesanais de trabalho.
	
	modos de pensar e agir, cultural e socialmente, incentivando a organização coletiva e sindical dos trabalhadores.
	
	adoção de modelos de gerenciamento de recursos organizacionais e no sistema de inclusão social das empresas.
	Respondido em 16/10/2019 20:58:39
	
	
		Exercício: SDE0638_EX_A8_201901109607_V1 
	16/10/2019
	Aluno(a): 
	2019.3 EAD 
	Disciplina: SDE0638 - ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL  
	2
	
	 
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	Sob a orientação dos pressupostos neoliberais, o capitalismo foi responsável pelo desencadeamento de múltiplas transformações no mundo do trabalho. O aspecto mais negativo resultante dessas
transformações que sinalizam um processo de heterogeneização, fragmentação e complexificação da classe trabalhadora tratam-se da expansão __________________________, em escala global (ANTUNES, 1998), que atinge os trabalhadores provenientes dos mais diversos setores econômicos.. A opção que completa corretamente a lacuna do texto é: 
		
	
	Do aumento salarial
	
	Da terceirização do trabalho
	
	Da distribuição de renda
	
	Do fim das horas extras
	
	Do desemprego estrutural
	Respondido em 16/10/2019 21:33:25
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Nesse novo momento do desenvolvimento do capital, a inserção dos países "periféricos" na divisão internacional do trabalho carrega as marcas históricas persistentes que presidiram sua formação e desenvolvimento. Essas novas condições históricas metamorfoseiam a questão social inerente ao processo de acumulação capitalista. Sobre essa questão podemos dizer que:
		
	
	A mundialização do capital tem profundas repercussões na órbita das políticas públicas, mas essa dinâmica não está relacionada à descentralização, desfinanciamento e regressão do legado dos direitos dos trabalhadores.
	
	O aumento da dívida pública não combina com a desigual distribuição de renda que por razões de ordem política, recai parcialmente sobre os trabalhadores. 
	
	O capital financeiro assume o comando do processo de acumulação e, mediante inéditos processos sociais, envolve a economia e a sociedade, a política e a cultura, vincando profundamente as formas de sociabilidade e o jogo das forças sociais. 
	
	O mercado mundial realmente unificado, impulsiona-se a tendência à homogeneização apoiado no desenvolvimento econômico.
	
	O mercado financeiro apresenta as finanças como potências parcialmente autônomas diante das sociedades nacionais sem o efetivo respaldo dos Estados.
	Respondido em 16/10/2019 21:34:30
	
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	A política nacional propõe a gestão da assistência social e apresenta detalhadamente as atribuições e as competências dos três níveis de governo nas ações socioassistenciais conforme preconizado:
		
	
	no CREAS.
	
	no CRAS.
	
	na LOAS.
	
	nas diretrizes do Estado.
	
	na política de ação social.
	Respondido em 16/10/2019 21:34:49
	
Explicação: 
Alternativa correta -  A. A política nacional propõe a gestão da assistência social e apresenta detalhadamente as atribuições e as competências dos três níveis de governo nas ações socioassistenciais conforme preconizado na LOAS ¿ Lei Orgânica da Assistência Social. 
	
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Com relação à questão social, assinale a opção correta.
		
	
	Os conceitos de questão social e exclusão social são sinônimos, atribuindo, ambos, uma característica negativa ¿ a falta de ¿ ao termo social.
	
	A questão social é um fenômeno recente, típico do esgotamento dos denominados trinta anos gloriosos da expansão capitalista.
	
	A garantia dos direitos sociais à população pauperizada brasileira é assegurada pelas constantes mudanças nas relações entre Estado e sociedade civil, traduzidas na ampliação dos programas sociais em face da questão social.
	
	De acordo com a perspectiva sociológica crítica, a questão social consiste em uma ameaça à ordem e à coesão, caracterizando-se como uma nova questão social.
	
	A lógica financeira do regime de acumulação, a qual tende a provocar crises e, consequentemente, recessão, consiste em uma das mediações históricas à produção da questão social na cena contemporânea.
	Respondido em 16/10/2019 21:35:17
	
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Na história das relações de trabalho no Brasil, observamos desde o início a construção de relações que contribuíram para a exclusão social, e a pobreza, pois no início do século XX uma série de transformações alteram o perfil da sociedade brasileira, podemos citar: I -as condições de vida do proletário nos centros urbanos eram muito insalubres; II-o salário recebido por uma jornada de trabalho mal dava para manter uma família média; III-aos trabalhadores, eram assegurado direitos trabalhistas; 
		
	
	I e II estão corretas 
	
	Todas estão erradas 
	
	Todas estão corretas
	
	I e III estão corretas 
	
	II e III estão corretas 
	Respondido em 16/10/2019 21:35:53
	
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	A matéria-prima do trabalho do assistente social encontra-se no âmbito da: 
		
	
	Questão do capital-trabalho, dos trabalhadores assalariados e da distribuição.
	
	Questão social em suas múltiplas expressões, como saúde, relações de gênero, pobreza, habitação popular, urbanização de favelas, crianças e adolescentes em situação de risco e de infração com a lei e outros. 
	
	Questão das relações de trabalho no âmbito institucional dos profissionais no contexto do mercado de trabalho que exclui, aliena e subemprega um número considerável de trabalhadores. 
	
	Questão social vivenciada pelo idoso pobre, indigente e excluído que precisa de assistência integral em toda a dimensão de sua vida. 
	
	Questão da saúde vivenciada pelos segmentos subalternizados, doentes e excluídos, carecendo de cuidados médicos.
	Respondido em 16/10/2019 21:36:08
	
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	O discurso da garantia de uma seguridade social como um direito social extensivo a todos os cidadãos só passa a acontecer a partir:
		
	
	No SUAS - 2004 
	
	Em 1945
	
	Em 1929
	
	Em 1930
	
	Da CF - 1988 
	Respondido em 16/10/2019 21:36:25
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Na virada do século XX, no Brasil, podemos observar a claramente a exclusão social, a pobreza e o trabalho no Brasil, como exemplo podemos citar as afirmativas abaixo, exceto: 
		
	
	As condições de vida dos trabalhadores nos centro urbanos eram insalubres
	
	Todos os trabalhadores tinham acesso a planos de saúde
	
	Crianças e mulheres tinham a mesma carga horária de trabalho com salários menores
	
	Aos trabalhadores não eram assegurados os direitos de férias
	
	Os trabalhadores não tinham direito a licença para tratamento de saúde 
	 1a Questão 
	
	
	
	Segundo NETTO (1996) como nasce o Serviço Social?
		
	
	O Serviço Social nasce pela existência do sistema capitalista, mas não adquire espaço quando o Estado passa a interferir sistematicamente nas refrações da questão social.
	
	O Serviço Social nasce pela existência de necessidades sociais, mas não adquire espaço quando o Estado passa a interferir sistematicamente nas questões sociais.
	
	O Serviço Social nasce pela existência de necessidades sociais e adquire este espaço quando o Estado passa a interferir sistematicamente nas refrações da questão econômica e religiosa.
	
	O Serviço Social nasce pela existência do sistema social e adquire espaço quando a sociedade passa a interferir sistematicamente nas refrações da questão social.
	
	O Serviço Social nasce pela existência de necessidades sociais e adquire este espaço quando o Estado passa a interferir sistematicamente nas refrações da questão social.
	Respondido em 16/10/2019 22:05:24
	
Explicação: 
A alternativa correta é a D. O Serviço Social nasce pela existência de necessidades sociais e adquire este espaço quando o Estado passa a interferir sistematicamente nas refrações da questão social.
	
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Outra perspectiva econômica, alternativa ao capitalismo, poderia ser vista como fator relevante para a resolução da questão social. Como sabemos os reflexos da questão social, são na verdade expressões das contradições inerentes
ao modo de produção capitalista, em que a produção coletiva é seguida de uma apropriação privada do lucro, trazendo grandes consequências da relação capital/trabalho. Relacionada a esta reflexão, assinale a alternativa correta:
		
	
	A questão social, e suas refrações, sempre existiram em todos os modos de produção registrados pela história até os dias atuais.
	
	A fome, enquanto expressão da questão social, está relacionada a uma condição natural da sociedade, que não se desenvolveu a produção suficientemente a ponto de poder garantir alimento para todos.
	
	A lógica de operacionalização da sociedade capitalista, traz em sua gênese a desigualdade social, o inserção seletiva no mercado de trabalho, de forma que, enquanto o sistema de produção capitalista reger as relações sociais, a questão social estará sempre presente.
	
	A superação da questão social deve ser uma iniciativa da família e dos indivíduos, pois o capitalismo busca garantir o "reino das liberdades" de forma que o mérito pessoal, é a única estratégia para ascensão social.
	
	Os grandes problemas sociais partem dos próprios indivíduos que não buscam melhores condições de vida.
	Respondido em 16/10/2019 22:07:58
	
Explicação: 
A maneira como a sociedade capitalista se produz e reproduz é essencialmente desigual, socialmente, considerando a maneira como a classe trabalhadora está inslllllerida no mercado evidencia tal fato. A questão social estará sempre presente ,considerando que o modo de produção capistalista rege as relações sociais.
	
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	(ENADE 2004) As proposições mais recentes de "flexibilização das relações de trabalho"
		
	
	colidem com direitos sociais conquistados historicamente.
	
	chocam-se com as exigências do processo da globalização neoliberal.
	
	encontram fortes resistências nos meios empresariais.
	
	atendem as demandas da maioria das organizações dos trabalhadores.
	
	são próprias do modelo fordista de controle da força de trabalho.
	Respondido em 16/10/2019 22:08:23
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	O que é correto afirmar sobre questão social:
		
	
	As questões sociais no Brasil ocorre somente na área da educação.
	
	As questões sociais no Brasil sofrem influência quanto a pobreza.
	
	A questão social são expressões da desiguladade social.
	
	As questões sociais no Brasil estão controladas.
	
	A questão social é referência mundial de crecimento na área da educação. 
	Respondido em 16/10/2019 22:08:38
	
Explicação: 
Não existe questões sociais e sim questão social que se manifesta pela desiguldade social existente no Brasil. 
	
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	A constituição da classe trabalhadora assalariada no Brasil é marcada pelos antecedentes do modo escravista. Ao libertar seus escravos, foi gerado um substrato da maioria da população negra que vivia sob a exclusão. A introdução do trabalho assalariado no Brasil deu-se por meio:
		
	
	dos migrantes do nordeste do país. 
	
	Das famílias burguesas.
	
	da mão de obra imigrante estrangeira. 
	
	Dos desempregados. 
	
	Dos negros melhor qualificados. 
	Respondido em 16/10/2019 22:09:29
	
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Nos último anos o enfrentamento da pobreza tem se dado a partir de políticas sociais que, de um lado, seguem o caráter de universalização de direitos estabelecido na Constituição de 1988, e de outro lado permanecem orientadas pelas diretrizes dos organismos internacionais, nesse contexto podemos citar o programa de maior abrangência: 
		
	
	Programa Bolsa Família 
	
	Vale gás 
	
	Programa Bolsa Escola 
	
	Universidade sem fronteiras 
	
	Cheque Cidadão 
	Respondido em 16/10/2019 22:09:49
	
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	ENADE (2004) Considere e analise as afirmações abaixo, sobre a questão social como eixo estruturante do Serviço Social. I - O Serviço Social se constitui como profissão enquanto mecanismo institucional utilizado pelo Estado para dar respostas às expressões da questão social, via políticas sociais. II - Os assistentes sociais intervêm nas mais variadas formas de expressão da questão social, tais como os indivíduos as experimentam nas relações de trabalho, na família, na saúde e em outras esferas da vida social. III - A questão social constitui-se exclusivamente de um conjunto de problemas de indivíduos e grupos usuários dos serviços prestados pelo Estado, via políticas sociais. IV - O reconhecimento de um conjunto de problemas vinculados às modernas condições de trabalho urbano constitui o fundamento da questão social. Somente é correto o que se afirma em: 
		
	
	I e IV. 
	
	II e III. 
	
	I e II. 
	
	II e IV.
	
	I e III. 
	Respondido em 16/10/2019 22:10:47
	
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Na década de 30, o estado brasileiro enfrentou a questão social mantendo à margem os trabalhos rurais e outros que não possuíam ocupações reconhecidas e definidas em lei. Este modo de enfrentamento da questão social condiciona um tipo peculiar de cidadania reconhecida como: 
		
	
	regulada.
	
	outorgada.
	
	reduzida. 
	
	ampliada.
	
	universal.
	
	 1a Questão 
	
	
	
	Qual alternativa abaixo podemos confirmar sendo uma das expressões mais severas da questão social?
		
	
	Aumento salarial.
	
	Desemprego.
	
	Leis.
	
	Estado.
	
	Construção dos sindicados.
	Respondido em 16/10/2019 22:40:30
	
Explicação: 
Alternativa C. Como exemplo dessa realidade temos o desemprego.  Husson (1999 apud IAMAMOTO, 2007) diz que uma das expressões mais dramáticas da questão social é o desemprego e, segundo ele, as origens do desemprego capitalista são indissociáveis de um sistema econômico que prefere não produzir, a produzir sem lucro.
	
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	O que é correto afirmar sobre a contradição na atuação do Serviço Social e que afirma o compromisso da profissão com a classe trabalhadora?
		
	
	Está na contradição entre usuário e demanda.
	
	Está na contradição de quem recebe e alimenta a atuação profissional da profissão.
	
	Está na contradição entre o profissional e sua ética.
	
	Está na contradição entre quem paga e quem demanda seus serviços.
	
	Está contradição entre sujeito e necessidade.
	Respondido em 16/10/2019 22:40:43
	
Explicação: 
Alternativa A. O Serviço Social se constitui como profissão num determinado momento histórico, atribuindo valor e significado social que se dá segundo IAMAMOTO (1992), na vinculação concreta que esta profissão vai ter na sociedade capitalista, ou seja, na contradição entre quem paga e quem demanda seus serviços. Para evidenciar um espaço concreto para a institucionalização do Serviço Social, o sistema capitalista faz um reordenamento interno.
	
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Como conseqüência do intenso processo de inovações tecnológicas em curso no mundo capitalista podemos apontar: 
		
	
	O controle do trabalhador sobre o produto do seu trabalho.
	
	A introdução de antigos métodos de organização e gestão nas empresas. 
	
	A expansão do trabalho artesão e aumento da demanda por mão-de-obra.
	
	A flexibilização crescente dos processos de produção, exigindo um trabalhador capaz de realizar múltiplas tarefas.
	
	O não incentivo à terceirização como estratégia de gestão do trabalho.
	Respondido em 16/10/2019 22:40:58
	
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	(FCC, 2014) O Serviço Social é uma profissão inserida na divisão sociotécnica do trabalho. José Paulo Netto
e Marcelo Bras (2006) afirmam, sobre o trabalho no cenário mundial e no início do século XXI, que 
		
	
	o caminho diante da exploração do trabalho é sem volta, pois o atual estágio do capitalismo sem normas e com uma economia anarquista enterrou definitivamente toda e qualquer possibilidade de uma economia socialista na qual o trabalho volte a ser encarado como estimulador da criatividade humana. 
	
	formas de exploração do trabalho que pareciam relíquias (infantil, feminino e imigrantes), inclusive o semiescravo retornam à cena. O esvaziamento das instâncias democráticas acompanha a reconversão do Estado em serviçal de mercado que é manipulado por uma oligarquia financeira mundial.
	
	mesmo diante do quadro de alta exploração, a humanidade não está condenada a essa inexorável barbárie, pois o campo da flexibilização do trabalho, empreendida a partir das novas modalidades de gestão social no sistema produtivo, permite a configuração de um novo tempo de negociação. 
	
	o quadro de flexibilização do trabalho instalado, sobretudo nos países de terceiro mundo, nas duas últimas décadas, não correspondem mais à velha lógica do capitalismo pautada na exploração do trabalho e nem nas relações de produção sob o ideário burguês, pois este se arrefeceu no início do século XXI. 
	
	o trabalho deixou de ter a centralidade na estruturação da economia capitalista nos dias atuais, pois programas sociais, sobretudo os de transferência de renda, passaram a pressionar esse mercado, permitindo que os cidadãos passem a suprir suas necessidades básicas (como afirmava Marx referindo-se ao primeiro ato histórico) sem que necessariamente se coloquem como força de trabalho. 
	Respondido em 16/10/2019 22:41:38
	
Explicação: 
O Serviço Social é uma profissão inserida na divisão sociotécnica do trabalho, dessa forma, esta inserido e faz parte da classe que vive do trabalho, com implicações nas possibilidades e limites na sua intervenção profissional.
	
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	O que verificamos que o Serviço Social busca na contemporaneidade?
		
	
	Na contemporaneidade, verificamos que o Serviço Social não busca a pesquisa como integrante do exercício econômico social.
	
	Na contemporaneidade, verificamos que o Serviço Social busca a pesquisa como integrante do exercício econômico social.
	
	Na contemporaneidade, verificamos que o Serviço Social busca a pesquisa como integrante do modelo de capitalismo.
	
	Na contemporaneidade, verificamos que o Serviço Social busca a pesquisa como integrante do exercício profissional.
	
	Na contemporaneidade, verificamos que o Serviço Social não busca a pesquisa como integrante do exercício profissional.
	Respondido em 16/10/2019 22:42:04
	
Explicação: 
Na contemporaneidade, verificamos que o Serviço Social busca a pesquisa como integrante do exercício profissional. P. 25 do livro. A observação para conhecimento da relidade é primordial para ação profissional. 
	
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	As últimas décadas do século XX assistiram a uma revolução nos sistemas de produção e de trabalho. As opções abaixo apresentam algumas das consequências dessas mudanças, EXCETO: 
		
	
	Do comando de sistemas de produção por computadores e programas sofisticados. 
	
	Do redimensionamento da escala de produção em função de megamercados ou mercados mundiais. 
	
	Da produção altamente concentrada combinada com uma flexível integração de empresas subcontratadas. 
	
	Da substituição, na ocupação da mão-de-obra, do setor de serviços pelo setor industrial.
	
	Da substituição do trabalho humano por robôs flexíveis e programados. 
	Respondido em 16/10/2019 22:42:30
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	A instrumentalidade no âmbito do Serviço Social está relacionada à : 
		
	
	Negação da importância técnico-instrumental no trabalho do Assistente Social.
	
	Resposta profissional que pode assumir ou não natureza manipulatória. 
	
	Valorização da autonomização da dimensão técnico-instrumental no trabalho do Assistente Social.
	
	Capacidade técnica do profissional na escolha e manuseio dos instrumentais técnico-operativos da profissão. 
	
	Condução estrita dos instrumentais utilizados pelo Assistente Social em seu ambiente de trabalho. 
	Respondido em 16/10/2019 22:42:39
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Compreendendo a questão social, enquanto o objeto de intervenção do Serviço Social, conforme expresso nas diretrizes curriculares da ABEPSS, podemos afirmar que a mesma possui centralidade na atuação profissional dos assistentes social. Do ponto de vista conceitual relativo a questão social, podemos afirmar que está INCORRETO apenas o que se afirma na assertiva 
		
	
	Seu enfrentamento dependerá da solidariedade ou da coesão social. 
	
	Apreendê-la significa captar as múltiplas formas de pressão social, de invenção e reinvenção da vida, construídas no cotidiano. 
	
	O serviço social tem na questão social a base de sua fundação como especialização do trabalho
	
	O conhecimento da questão social é entendido como parte da dimensão investigativa da profissão. 
	
	Tem sua gênese no marco da sociabilidade imposta pelo capitalismo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando