Buscar

Semântica e Pragmática das Línguas de Sinais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Semântica e Pragmática das Línguas de Sinais-1°Semestre 2021-Avaliação 3- Discursiva
1-O uso da língua é utilizado para comunicar e apresentar sentimentos e emoções. A língua começou porque os humanos necessitam de um grau maior de cooperação um com o outro, a fim de sobreviverem, e esta cooperação requer uma eficiente comunicação. Consequentemente, a função primária da língua é a comunicação e a expressão do pensamento. A língua apresenta diversas funções, por exemplo usar a língua por razões puramente estéticas, como na poesia. A linguagem tem várias funções (função referencial, poética, fática, conotativa, emotiva, metalinguística). Disserte sobre a função fática e a função emotiva.
Resposta esperada
*Na função fática, há uma estratégia para manter o contato social, observar se o nosso interlocutor está ligado a nós no momento da interação, como cumprimentos, despedidas ou em diversas maneiras nos diálogos do dia a dia, ou seja, é uma forma de testar se o interlocutor está presente e em contato. O foco, portanto, é no canal, testando se de fato a comunicação está funcionando. Por exemplo, quando perguntamos ao nosso interlocutor: "você está me ouvindo?" *Na função emotiva, o foco está centrado na pessoa do discurso, isto é, no autor do texto escrito ou falado. O intuito é transmitir os sentimentos, as emoções, que normalmente se expressa por meio dos adjetivos, interjeições, signos de pontuação etc. O emissor fala de si mesmo e transmite suas emoções por meio de frases exclamativas.
Minha resposta
Na função fática, há uma estratégia para manter o contato social, observar se o nosso interlocutor está ligado a nós no momento da interação, como cumprimentos, despedidas ou em diversas maneiras nos diálogos do dia a dia, ou seja, é uma forma de testar se o interlocutor está presente e em contato. O foco, portanto, é no canal, testando se de fato a comunicação está funcionando. Por exemplo, quando perguntamos ao nosso interlocutor: "você está me ouvindo?" Na função emotiva, o foco está centrado na pessoa do discurso, isto é, no autor do texto escrito ou falado. O intuito é transmitir os sentimentos, as emoções, que normalmente se expressa por meio dos adjetivos, interjeições, signos de pontuação etc.
2-Quadros e Karnopp (2004, p. 82) afirmam que a fonética estuda as unidades mínimas dos sinais independentemente da função que eles possam desempenhar numa língua determinada. As expressões faciais e corporais faz parte dessas unidade minimas, é um parâmetro em Libras importantíssimo para a transmissão e entendimento da mensagem, muito embora alguns pensam que são meras caretas estranhas ou exagero. Disserte sobre para que servem as expressões faciais na Libras.
FONTE: QUADROS, R. M. A língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre, Artemed, 2004.
Resposta esperada
*A expressão facial em Libras é comparado a uma forma de entonação nas línguas orais, como quando queremos dar ênfase, fazer uma pergunta, afirmar, discordar etc. *Em geral usamos recursos expressivos, não é possível que uma pessoa brava, decepcionada ou triste, ao querer transmitir uma ideia, fale com um tom de voz sem alteração, ou seja, sem expressão. *A importância da expressão é que ela atribui a real intenção naquele contexto, fazendo toda diferença em uma conversação em Libras. *Assim, podemos dizer que não é exagero usar muitas expressões faciais e corporais nas nossas conversas com os surdos, pois é a forma correta.
Minha resposta
A expressão facial em Libras é comparado a uma forma de entonação nas línguas orais, como quando queremos dar ênfase, fazer uma pergunta, afirmar, discordar etc. *Em geral usamos recursos expressivos, n ão é possível que uma pessoa brava, decepcionada ou triste, ao querer transmitir uma ideia, fale com um tom de voz sem alteração, ou seja, sem expressão. A importância da expressão é que ela atribui a real intenção naquele contexto, fazendo toda diferença em uma conversação em Libras. *Assim, podemos dizer que não é exagero usar muitas expressões faciais e corporais nas nossas conversas com os surdos, pois é a forma correta.

Continue navegando