Buscar

PORTFÓLIO I CONTABILIDADE INTERNACIONAL

Prévia do material em texto

ANA JULIA BIGINELI MENDES
8050711
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PORTFÓLIO I
Avaliação desenvolvida na disciplina Contabilidade Internacional sob a orientação do Prof. Marcos Roberto Rodrigues, para obtenção de nota parcial. 
BATATAIS
2021
 
1) Como a estrutura legal (Common law e Code law) de um país influencia na profissão contábil? Comente a respeito.
R: Code law é baseado no Direito Romano, ou seja, é um regime conhecido por sua visão legalista, onde tudo tem que estar previsto em lei.
O regime foi estabelecido durante o apogeu do Império Romano e deu “origem a um sistema jurídico muito complexo, individualista e com alta formalidade”.
Já o common law é um sistema de origem inglesa e tem como predominância um direito baseado em usos e costumes, ou seja, é um direito consuetudinário, direito comum que não passa por um processo de criação de leis, sendo aplicadas soluções específicas para cada situação.
2) Quais as instituições reguladoras no Brasil? E nos Estados Unidos da América? E âmbito internacional (Órgãos Internacionais)?
R: Instituições reguladoras no Brasil são elas a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar e também a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Entre as principais funções de uma agência reguladora estão o levantamento de dados sobre o mercado de atuação e a elaboração de normas disciplinadoras para o setor regulado.
As organizações internacionais da atualidade tiveram o seu surgimento, em sua maioria, na segunda metade do século XX. No entanto, foi com a globalização e o fim da Guerra Fria que elas se consolidaram como importantes atores no cenário internacional, passando por um relativo período de fortalecimento.
Em virtude da recente ampliação da integração geoeconômica global, essas organizações tornaram-se atores importantes no cenário mundial, com a missão de estabelecer um ordenamento das relações intranacionais de poder e influência política. Atuam na elaboração e regulação de normas, suscitam acordos entre países, buscam atender determinados objetivos, entre outras funções.
Existem incontáveis organizações internacionais, isto é, aquelas instituições formadas por dois ou mais Estados. Porém, no que concerne ao âmbito geopolítico, econômico e humanístico global, algumas delas se destacam pela sua importância, dentre elas, podemos citar ONU, OMC, Otan, FMI, Banco Mundial, OIT e OCDE.
3) Qual a função do FASB nos Estados Unidos? Comente a respeito.
R: O FASB é a organização norte americana responsável por estabelecer os padrões contábeis a serem seguidos no país. Meramente como a instituição que emite as normas contábeis americanas, não reflete adequadamente a sua relevância no cenário econômico local.
4) No Brasil, qual a função o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC)? Quais entidades fazem parte do CPC?
R: Criado pela Resolução CFC nº 1.055/05, o CPC tem como objetivo "o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais".
· Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca);
· Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec Nacional);
· B3 Brasil Bolsa Balcão;
· Conselho Federal de Contabilidade (CFC);
· Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon);
· Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi);
· Entidades representativas de investidores do mercado de capitais.
Em função das necessidades de:
convergência internacional das normas contábeis (redução de custo de elaboração de relatórios contábeis, redução de riscos e custo nas análises e decisões, redução de custo de capital);
centralização na emissão de normas dessa natureza (no Brasil, diversas entidades o fazem);
representação e processos democráticos na produção dessas informações (produtores da informação contábil, auditor, usuário, intermediário, academia, governo).
5) Qual a diferença entre "IAS" e "CPC"? Eles possuem alguma relação? Justifique.
R: A IAS é denominada por International Accounting Standard e faz parte junto com o International Financial Reporting Standards (IFRS) das Normas Internacionais de Contabilidade que estruturam as normas contábeis com o objetivo de uniformizar os procedimentos contábeis. Estas normas passaram a ser adotadas no Brasil em 2010.
O CPC que é denominado por Comitê de Pronunciamentos Contábeis é órgão que atua na tradução das normas internacionais a serem aplicadas no Brasil, apesar de para serem aceitas devem se transformar primeiro em uma Norma Brasileira de Contabilidade (NBC).
A relação entre o CPC e a IAS é dada pelo CPC atuar como um tradutor da IAS, uma vez que esta é uma norma internacional e para ser aplicada no Brasil precisa ser traduzida. Enquanto, a diferença entre as duas é justamente uma ser internacional e a outra brasileira.
6) Quais os procedimentos que devem ser observados para a adoção inicial das IFRS´s pela primeira vez? Apresente as etapas.
R: Com a promulgação da Lei 11.638/2007 o Brasil passou a adotar procedimentos contábeis voltados à convergência com as International Financial Reporting Standards (IFRS), ou normas internacionais de contabilidade.
Para as entidades que desejam adotar as IFRS's, o comitê de pronunciamentos contábeis emitiu o Procedimento Técnico 43 - Adoção inicial de procedimentos técnicos (CPC 43), cujo objetivo é traçar as diretrizes necessárias para a adoção das |FRS.
Segundo esse pronunciamento, a primeira coisa que a empresa deverá fazer é aplicar o CPC 37 - Adoção Inicial das Normas Internacionais de Contabilidade nas suas demonstrações consolidadas. Em seguida devem ser feitos todos os ajustes necessários para que o Patrimônio Líquido seja igual nas demonstrações consolidada e individual. A partir disso, todas as demonstrações contábeis da empresa devem seguir todos os requisitos para que seja consideradas em conformidade com as normas internacionais de contabilidade, ou IFRS.
7) Realize um comentário (opinião pessoal), sobre o aprendizado nessa atividade desenvolvida.
R: A atividade foi muito gratificante. Deu-me a oportunidade de obter informações sobre o que influencia na profissão contábil, seja no Brasil ou em âmbitos internacionais, fazendo a gente aprofundar mais nas informações das função de organizações como FASB.
 
 
REFERÊNCIA:
https://blogwellingtondantas.wordpress.com/2011/11/03/a-contabilidade-e-os-sistemas-legais-code-law-x-common-law/ 
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/organizacoes-internacionais.htm 
https://oquequerdizer.com.br/fasb-significado/ 
http://cpc.org.br/oque.htm

Continue navegando