Buscar

Exercício de Gestão de Serviços e Obras Públicas

Prévia do material em texto

Exercício de Gestão de Serviços e Obras Públicas - Exercício de Fixação 2 - Tentativa 1 de 3
Questão 1 de 10
 A Prefeitura de Guarapuava, na região central do Paraná, fechou um contrato de Parceria Público-Privada (PPP) para a administração da iluminação pública da cidade. O contrato foi assinado com o consórcio vencedor da concorrência. Nas PPPs o poder público transfere para a iniciativa privada a manutenção e operação de bens públicos durante um prazo estipulado por contrato. O contrato é de R$ 131 milhões e vale para 20 anos. Pelo projeto, todas as 23 mil lâmpadas utilizadas na iluminação pública de Guarapuava devem ser trocadas por luminárias de LED em até dois anos. O sistema utilizado pela concessionária irá monitorar o funcionamento das lâmpadas, conforme o projeto. Caso uma luminária apresente defeito, o sistema solicitará automaticamente a troca (adaptado). 
A -  Lei nº 9.307/96 
B -  Lei nº 8.987/95 
C -  Lei nº 11.079/04 
D - Lei complementar nº 101/00 
E -  Lei nº 8.666/93 
Questão 2 de 10
 Sobre as entidades da Administração indireta, marque a alternativa INCORRETA: 
A -  As sociedades de economia mista têm servidores celetistas. 
B -  As sociedades de economia mista são pessoas jurídicas de Direito Privado da Administração Pública indireta, cuja criação é autorizada por meio de lei, sob a forma de sociedade anônima, com participação em seu capital de maioria estatal. 
C -  As sociedades de economia mista são autorizadas por lei a sua criação. 
D -  As sociedades de economia mista podem apenas explorar atividades econômicas, e não podem prestar serviços públicos. 
E -  As sociedades de economia mista devem sempre serem criadas em forma de S/A. 
Questão 3 de 10
As atividades da Administração Pública são várias e são ligadas a algum tipo de intervenção na ordem econômica ou social. A intervenção do Estado no domínio econômico, nada mais é do que todo ato ou medida legal que restrinja, condiciona ou tenha por m suprimir a iniciativa privada em determinada área, visando assim, o desenvolvimento nacional e a justiça social, assegurados os direitos e garantias individuais. Aponte a opção que representa uma atividade administrativa.
A - Quando se fala em atuação direta, o próprio Estado atua na economia de um país, seja em regime de monopólio, seja de participação com as empresas do setor privado. .
B - No Brasil, há duas formas de exploração direta da atividade econômica pelo Estado. Uma delas é o monopólio, e a outra, embora não esteja prevista expressamente na Constituição, é a necessária, ou seja, quando o exigir a segurança nacional ou interesse coletivo relevante, conforme denidos em lei.
C - Fomento – intervenção indireta do Estado na economia e no social. São os incentivos à iniciativa privada de interesse público, como auxílios e subvenções públicas, financiamentos econômicos sob condições especiais e favores fiscais.
D - Estado possui três deveres, sendo estes: a realização de obras públicas, desde que estas não possam ser realizadas pela iniciativa privada; a defesa da sociedade contra inimigos externos; e a proteção dos indivíduos contra as ofensas mútuas.
E - A exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei.
Questão 4 de 10
Muitas atividades exercidas pelas autarquias não podem ser privatizadas, pois são atividades exclusivas do Estado. Sobre as entidades da Administração indireta, marque a alternativa INCORRETA:
A - As agências executivas têm função apenas de execução, de implementação de políticas sociais como a previdência social básica, a segurança pública e a proteção ambiental.
B - O Banco do Brasil não é uma autarquia.
C - São exemplos de autarquias especiais a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
D - São exemplos de autarquias o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Banco Central do Brasil (BACEN).
E - São exemplos de autarquias os Correios e a Caixa Econômica Federal.
Questão 5 de 10
Uma das funções importantes do Estado é a regulação. Sobre as agências reguladoras, marque a alternativa INCORRETA:
A - Agências reguladoras são autarquias especiais, pertencentes à Administração indireta, com personalidade jurídica de Direito Público, que regulam serviços públicos e atividades econômicas.
B - As agências reguladoras podem substituir de forma ampla o Poder Legislativo na elaboração de leis e o Poder Judiciário nas decisões finais com força de coisa julgada.
C - As atividades das agências reguladoras fazem parte das chamadas “atividades exclusivas do Estado”, a forma de propriedade é estatal, e a forma de administração pública pretendida é a gerencial, segundo o “Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado”.
D - Há agências reguladoras multisetoriais nos estados da Federação.
E - No Brasil as agências reguladoras surgiram na década de 1990 no período das privatizações.
Questão 6 de 10
 As concessões de serviços públicos ocorrem por meio de contratos administrativos celebrados após a realização de procedimentos licitatórios. Sobre concessões de serviços públicos, marque a alternativa INCORRETA: 
A -  Para contratações de baixo valor é possível a dispensa de licitação para concessões de serviços públicos. 
B - No julgamento da licitação será considerado um dos seguintes critérios: o menor valor da tarifa do serviço público a ser prestado; a maior oferta, nos casos de pagamento ao poder concedente pela outorga da concessão; a combinação, dois a dois, dos critérios do menor valor da tarifa e maior oferta; melhor proposta técnica, com preço fixado no edital; melhor proposta em razão da combinação dos critérios de menor valor da tarifa do serviço público a ser prestado com o de melhor técnica; melhor proposta em razão da combinação dos critérios de maior oferta pela outorga da concessão com o de melhor técnica; ou melhor oferta de pagamento pela outorga após qualificação de propostas técnicas.
C -  As licitações para as concessões e permissões de serviços públicos serão regidas pela Lei 8.987/95. 
D -  As licitações para as concessões e permissões de serviços públicos serão regidas de forma suplementar pela Lei 8.666/93, a lei nacional de licitações e contratos administrativos. 
E -  A Lei 11.196/2005 alterou a Lei 8.987/95, que agora permite que o edital da licitação preveja, além da fase de julgamento das propostas escritas, uma fase de lances (semelhante à modalidade licitatória pregão) e a inversão de fases de habilitação e julgamento (também de forma semelhante ao pregão).  
Questão 7 de 10
 As agências reguladoras são autarquias especiais no Brasil. Sobre as agências reguladoras, marque a alternativa INCORRETA: 
A -  Uma tentativa de efetivação da autonomia das agências reguladoras é a instituição da chamada “quarentena”, período de quatro meses em que dirigentes das agências estariam impedidos de atuar no setor regulado da iniciativa privada após deixarem seus cargos, com o intuito de impedir o repasse de informações importantes. Recebem, por causa disso, uma remuneração compensatória no período. 
B - Um dos pilares da autonomia das agências reguladoras é a estabilidade de seus dirigentes, que são escolhidos pelo Presidente da República, sabatinados e aprovados pelo Senado Federal, não podendo ser exonerados de seus cargos apenas por decisão política do Presidente, pois estes dirigentes têm mandato xo), mas apenas se cometerem falta grave apurada em processo administrativo ou judicial ou renúncia.
C - Os servidores públicos das agências reguladoras são celetistas.
D -  A previsão de mandato que se estenda para além do mandato do próprio governante do Executivo é inconstitucional para parte da doutrina, pois retira o poder do povo, nas eleições, de escolherem seus dirigentes.
E - A ANATEL é uma agência reguladora.
Questão 8 de 10
 Não é qualquer atividade econômica que é serviço público. Não são serviços públicos segundo a Constituição de 1988: 
A -  transporterodoviário interestadual e internacional de passageiros;
B -  seguridade social;
C -  portos marítimos;
D -  montadoras de automóveis;
E -  educação. 
Questão 9 de 10
Entre as certificações e qualificações do Terceiro Setor, há os títulos de Utilidade Pública, os Certificados de Entidades Beneficentes de Assistência Social, as OSs e OSCIPs. Marque a alternativa que não retrate uma diferença correta entre as Organizações Sociais (OSs) e as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs):
A - A decisão de qualificação de entidade como organização social é discricionária, enquanto que para a OSCIP é vinculada por parte do Poder Público.
B -  As OSCIPs foram criadas mais para fins de fomento, e não para terceirização ou delegação de serviços.
C - As organizações sociais afirmam contratos de gestão e as OSCIPs termos de parceria.
D - Apenas as organizações sociais recebem servidores, para nelas prestar serviços, e bens públicos.
E - A decisão de qualificação de entidade como organização social é discricionária, enquanto que para a OSCIP é
vinculada por parte do Poder Público.
Questão 10 de 10
As agências reguladoras são autarquias especiais no Brasil. Sobre as agências reguladoras, marque a alternativa INCORRETA:
A - A ANATEL é uma agência reguladora.
B - A previsão de mandato que se estenda para além do mandato do próprio governante do Executivo é inconstitucional para parte da doutrina, pois retira o poder do povo, nas eleições, de escolherem seus dirigentes.
C - Os servidores públicos das agências reguladoras são celetistas.
D - Um dos pilares da autonomia das agências reguladoras é a estabilidade de seus dirigentes, que são escolhidos pelo Presidente da República, sabatinados e aprovados pelo Senado Federal, não podendo ser exonerados de seus cargos apenas por decisão política do Presidente, pois estes dirigentes têm mandato fixo), mas apenas se cometerem falta grave apurada em processo administrativo ou judicial ou renúncia.
E - Uma tentativa de efetivação da autonomia das agências reguladoras é a instituição da chamada “quarentena”, período de quatro meses em que dirigentes das agências estariam impedidos de atuar no setor regulado da iniciativa privada após deixarem seus cargos, com o intuito de impedir o repasse de informações importantes. Recebem, por causa disso, uma remuneração compensatória no período.

Continue navegando