Buscar

APS ESTRUTURA E FUNÇÃO HUMANA FINALIZADA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APS ESTRUTURA E FUNÇÃO HUMANA
Catherine De Souza Conto 
R.A: 3405609
1- Pesquisar o tema nas seguintes bibliografias indicadas: 
GUYTON, A.C.; HALL, J.E. Tratado de fisiologia médica. 12ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. 
TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Corpo Humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. 10.ed. Porto alegre, RS: Artmed, 2016. 
JUNQUEIRA, Luiz Uchoa, CARNEIRO, José. Histologia Básica, 12ª edição. Guanabara Koogan, 2013. 
[Minha Biblioteca]. Capítulo: Tecido nervoso 
DÂNGELO José Geraldo, FATTINI Carlo Américo.  Anatomia humana sistêmica e segmentar. 3ed. São Paulo: Atheneu, 2007. Capítulo: Sistema Nervoso  
MOORE, Keith; DALLEY, Arthur F; AGUR, Anne M.R. Anatomia orientada para a clínica. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014 [Minha Biblioteca]. 
2- Responder questões referentes ao tema abordado.
a- Conforme o caso, o indivíduo realizou uma ressonância magnética, para avaliação do tumor. Defina os planos de secções (cortes) utilizados para estudo neste tipo de exame.
-Corte Coronal, axial ou sagital
b- Analise o exame do caso clínico e cite a secção presente na imagem, da ressonância magnética.
-É o plano axial ou transversal
c- O exame de imagem evidenciou um comprometimento do tronco encefálico. Faça um mapa conceitual da divisão do Sistema Nervoso, detalhando ainda, as partes do tronco encefálico.
d- Quais as células que constituem o tecido nervoso?
-Células da Glia (astrócitos, oligodendrócitos, células de Schwann, micróglias e células ependimárias).
e- O paciente apresenta paralisia do nervo facial. Explique do ponto de vista histológico, o que é um nervo.
- São componentes do sistema nervoso periférico, formado por múltiplos axônios e dendritos neuronais, responsáveis pela transmissão de impulso elétrico e nervoso, garantindo a comunicação do SNC, órgãos efetores e de sensibilidade.
f- Analise os sintomas do caso clínico e explique a relação com o tumor no tronco encefálico.
- O caso clínico apresentado, mostra um caso de tumor cerebral que leva ao crescimento anormal de células, podendo levar a compressão e destruição de células saudáveis do cérebro. Isso ocasiona a dor, falta de coordenação, fraqueza e rigidez muscular, convulsão, agitação motora, etc. O tumor pode ser primário devido a sua localização ou metastático, se ele se espalhar para outros órgãos. 
g- Para que uma informação seja passada de um neurônio para outro, a transmissão de impulso nervoso, envolve um mecanismo denominado potencial de ação. Explique a fase de despolarização e repolarização da membrana celular.
- A despolarização celular ocorre quando um potencial de ação é liberado pela célula, em que canais de sódio são abertos, de forma a aumentar os níveis deste elemento no interior da célula, tornando-a mais positiva, e despolarizando-a. A repolarização ocorre como um mecanismo de resposta à despolarização, pela abertura dos canais de potássio e fechamento dos canais de sódio, reequilibrando o potencial de repouso da célula, que é cerca de -70mV.
h- A comunicação rápida e precisa entre neurônios é possível devido a dois mecanismos: condução axonal e transmissão sináptica. As sinapses são estruturas especializadas que permitem comunicação elétrica entre células excitáveis. Elas se subdividem em sinapse elétrica e sinapse química. Diferencie-as e correlacione com o seu papel na transmissão da informação.
-Quase todas as sinapses utilizadas para a transmissão de sinais no sistema nervoso central da espécie humana são sinapses químicas. Nessas estruturas, o primeiro neurônio secreta por seu terminal a substância química chamada neurotransmissor. As sinapses elétricas, em contraste, são caracterizadas por canais que conduzem eletricidade de uma célula para a próxima. A maior parte dessas sinapses consiste em pequenas estruturas tubulares proteica chamadas junções comunicantes (gap), que permitem o movimento livre dos íons de uma célula para outra.

Outros materiais