Buscar

Prova direito empresarial SLU

Prévia do material em texto

Nome: Giuliana Lopes Cupertino RA: 820139917
No caso 01, qual seria o instituto jurídico mais adequado a ser constituído por Maria Antonieta para o exercício de sua atividade empresarial de modo a garantir a separação patrimonial sem, no entanto, associar-se a ninguém?
Resposta: Com o fim da EIRELI no advento da Lei Nº 14.195, DE 26 DE AGOSTO DE 2021, vê-se a Sociedade Limitada Unipessoal – SLU, como o instituto jurídico mais adequado a ser constituído por Maria Antonieta. Essa nova natureza jurídica tem por objetivo facilitar a abertura de empresas no Brasil, como por exemplo não exige capital social mínimo e não exige a participação de um sócio para abertura, além de separar patrimônio da pessoa física e jurídica, assim como Maria Antonieta deseja. 
 No caso 01, como Maria Antonieta poderia realizar a referida divisão? 
Resposta: O patrimônio pessoal, de pessoa física será automaticamente preservado, e o que constituir após abertura de pessoa jurídica será separado para a empresa, e tais bens não se comunicam. Por exemplo: se a empresa contrair dívidas, não será usado o patrimônio de pessoa física para quita-las.
No caso 02, a atividade realizada pelo casal Joana e José é considerada uma empresa? 
Resposta: Conforme descrito no caso 2, a atividade desenvolvida pelos moradores é o cultivo de feijão. Em uma micro propriedade, o casal Joana e José planta feijão com a ajuda dos filhos. Não dispõem de maquinário para a lavoura, sendo a cultura, de subsistência, e o excedente, quando acontece, vendido para a indústria de beneficiamento X, nota-se que não há organização voltada para a produção de bens para terceiros na atividade exercida pela família, nem profissionalismo. Portanto, não se pode constatar ser uma empresa, com base no Art. 966, caput, do Código Civil.
Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
No caso 02, o Sr. Américo é considerado empresário?
Resposta: O Sr. Américo não é empresário, pois aquele considerado empresário exerce a empresa em nome próprio e mediante responsabilidade ilimitada. A forma jurídica para a exploração da atividade é de sociedade limitada, conforme descrito no caso 2, sendo o Sr. Américo titular de 3/4 do capital social e da maioria das quotas.

Continue navegando