Buscar

PCC PSICOLOGIA DO D. E APRENDIZAGEM

Prévia do material em texto

Docente: Marília CammaRosano
Discente: Silvana dos Santos Neves
Matrícula: 201909059021
Disciplina: Psicologia do D. e Aprendizagem
Curso: Pedagogia
Polo: São Pedro da Aldeia - RJ
Data: 11/03/2020
PCC: Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
Introdução
Será apresentado aqui um breve resumo teórico de como acontece o processo do desenvolvimento e aprendizagem na vida humana. Através das teorias que alguns teóricos observaram durante as suas pesquisas; tais como,os seus aspectos: fisico -motor, intelectual,afetivo - emocional e social - desde o nascimento até a idade adulta.
Jean Piaget e a Psicologia do desenvolvimento infantil
Para ele, a criança cria seu processo de aprendizagem construindo e reconstruindo seu pensamento. Isso acontece a partir da assimilação e da acomodação, conforme os problemas que se colocam em seu caminho.
Para definir o modo como o pensamento é construído desde o sopro inicial da vida, Piaget dividiu em etapas que de acordo com ele, todos os indivíduos passariam em idades muito semelhantes.
Sensorio - motor, que compreende desde o nascimento até os 2 anos de idade. É aqui que começa o desenvolvimento da coordenação motora, quando a criança aprende a diferenciar o próprio corpo dos objetos. As ações são controladas por meio de informações de ordem sensorial.
Pré - operatória, que vai dos 2 anos até os 7anos, o pensamento da criança é egocêntrico, centrado nela mesma, pois ainda não é capaz de se colocar no lugar do outro. É aqui que ela começa a desenvolver a falar, identificar os símbolos e criar habilidades físicas.
Operações concretas, que vai dos 7 aos 12 anos, acontece o aprimoramento das habilidades anteriores, assim como a capacidade de raciocínio lógico também é desenvolvida.
Operações formais,para Piaget, ele ocorre aos 12 anos em diante, onde competências e capacidades estariam desenvolvidas por completo. O pensamento lógico é dominado e são adicionados á condulta também os valores morais, permitindo a tomada de decisões mais complexas.
Os principais fatores que influenciam no desenvolvimento humano
Hereditariedade - a carga genética estabelece o potencial do indivíduo que pode ou não desenvoler-se. A inteligência pode desenvolver- se de acordo com as condições no meio em que se encontra.
Crescimento orgânico - refere-se ao aspeto físico
Maturação neurofisiologica- é o que torna possivel determinado padrão de comportamento
Meio- é o conjunto de influências e estímulaçoes ambientais que altera os padrões de comportamento do indivíduo.
Aspectos do desenvolvimento humano
Aspecto fisico motor- refere-se ao crescimento orgânico a maturação neurofisiologica. Ex.: a criança que leva a chupeta a boca.
Aspecto intelectual- é a capacidade de pensamento raciocínio. Ex.: a criança de 2 anos que usa um cabo de vassoura para puxae um brinquedo que esta em baixo de um móvel.
Aspecto afetivo emocional- é o modo particular de o indivíduo integrar as experiências. A sexualidade faz parte desse aspeto. Ex.: a vergonha que sentimos em algumas situações.
Aspecto social- é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolve outras pessoas. Ex.: quando em um grupo ha uma criança que permanece sozinha.
Principais teorias da Psicologia do Desenvolvimento
Psicologia de Gestalt
A principal defesa de Gestalt é que usamos inúmeras estruturas para que possamos aprender. Ou seja, o desenvolvimento humano estaria baseado em estruturas de ordem biológica, as quais descobrimos como utilizar conforme crescemos.
Isso significa que não haveria propriamente um " desenvolvimento", mas apenas a descoberta progressiva das capacidades que o cérebro possui. No entanto, é importante ressaltar que as pesquisas mais atuais mostram que não funciona dessa forma e que existe, sim, evolução nos processos cognitivos.
Psicologia Cognitiva
Trata da maneira como cada um de nós percebe, aprende, lembra e representa todas as informações fornecidas. Por isso, percepção, pensamento e memória estão entre os seus principais objetos de estudo. O objetivo é explicar como o ser humano percebe o mundo e, mais do que isso,com ele se utiliza do conhecimento que possui para desenvolver as funções cognitivas, desde a fala até a capacidade de resolver problemas.
Por isso, podemos dizer a psicologia cognitiva estuda os processos mentais que estão por trás do comportamento.
Lev Vygotsky
Assim como Piaget, Lev Vygotsky encara o desenvolvimento humano a partir da perspectiva construtiva. Ele propõe que o desenvolvimento é construído em ambientes naturais de interação social, estruturadas a partir da cultura .
Assim, o comportamento do indivíduo seria um resultado da interação entre sujeito e objeto,em um processo que teria como resultado a construção e a reconstrução das estruturas cognitivas. 
De maneira significativa, Vygotsky concentrou seus estudos nos efeitos culturais e sociais eram responsáveis por influenciar o comportamento humano - ambos vistos como indissociáveis.
Inclusive, ele enfatizava a importância da participação do akuno no seu processo e aprendizagem e entendia que a maturação da mente dependia convívio em sociedade.
Conclusão
Através dessa pesquisa podemos observar que o desenvolvimento é algo contínuo na vida humana. E que através da sua evolução podemos analisar os seus aspectos de aprendizagem que vai ocorrendo ao longo da sua trajetória.
Referências
Sites de pesquisas educacionais
https://m-monografias.com.br.cdn.ampproject.org
Equipe Brasil Escola: ( texto cedido por Juvenal Santana)
www.sbcoaching.com.br

Continue navegando

Outros materiais