A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Eixo 1 Parte 2 Questionário Avaliativo

Pré-visualização | Página 1 de 1

Eixo 1 – Parte 2 – Questionário Avaliativo
1. A política social básica é uma das linhas de ação da política de atendimento prevista no art. 87 do ECA. Assinale a alternativa que não corresponde a essa política:
Escolha uma opção:
a. Devem ser prestadas a todas as crianças e adolescentes, sem qualquer distinção. 
b. Elas se dirigem apenas as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social.
c. São exemplos de políticas sociais básicas: saúde, educação, habitação, ao transporte, cultura e lazer.
d. Está relacionada ao mínimo necessário para uma vida com dignidade e por isso são aquelas consideradas como direito de todos e dever do Estado.
2. Sobre a Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. O Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, foi aprovado pelo Conselho Nacional de Assistência social.
b. Cabe exclusivamente ao Poder Executivo, Estadual, Distrital e Municipal, elaborar o seu Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em conformidade.
c. Os Estados, municípios e Distrito Federal podem elaborar o seu Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, sem serem obrigados a observar os princípios e diretrizes da Política Nacional. 
d. A elaboração do plano decenal deve ser realizada de forma articulada e intersetorial entre os diversos órgãos públicos e de organizações representativas da sociedade civil, integrantes do Sistema de Garantia de Direitos.
3. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garante, em seu artigo 7º, o direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência. Marque a alternativa que não condiz com a política social de saúde.
Escolha uma opção:
a. Com a Constituição de 1988 (CF/88), a prestação de serviços de saúde ficou a cargo do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelecendo como diretrizes desse sistema a centralização, o atendimento integral e a participação da comunidade. 
b. O ECA assegurou o acesso integral às linhas de cuidado voltadas à saúde da criança e do adolescente, por intermédio do SUS, observado o princípio da equidade no acesso a ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde.
c. A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), regulamentada pela Portaria de nº 2.436, de 21 de setembro de 2017 do Ministério da Saúde, que teve a sua primeira edição lançada em 2006, tem como um dos seus objetivos possibilitar o acesso das crianças e suas famílias aos cuidados de saúde no território, com o potencial de identificar os riscos e as vulnerabilidades.
d. O SUS deve promover programas de assistência médica e odontológica para a prevenção das enfermidades que mais afetam a população infantil, e campanhas de educação sanitária para pais, educadores e alunos.
4. Crianças e adolescentes são titulares de diversos direitos fundamentais, cuja concretização se dará por meio da elaboração e implementação das políticas sociais correspondentes. Sobre as políticas sociais voltadas para à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, avalie as proposições que seguem:
I- O ECA assegura o acesso à escola pública e gratuita, próxima da residência da criança ou do adolescente, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.
II- Conforme o texto constitucional e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) compete exclusivamente a União organizar os sistemas de ensino distrital, estadual e municipal.
II- À União compete elaborar, em colaboração com todos os entes federativos, o Plano Nacional de Educação, de periodicidade decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e o desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidade.
IV- Os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para à infância e à juventude.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma opção:
a. F, F, V, V.
b. F, V, V, F.
c. V, V, F, F.
d. V, F, V, V. 
5. O artigo 203 da Constituição Federal de 1988 estabelece, em seus incisos, os objetivos da assistência social, dentre os quais se destacam na área infantojuvenil a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice e o amparo às crianças e adolescentes carentes. Sobre a Política de Assistência Social, avalie as proposições que seguem:
I- A assistência social é política pública não contributiva, direito de todos que dela necessitarem e responsabilidade do Estado, compondo o Sistema de Seguridade Social, ao lado das Políticas da Saúde e da Previdência Social.
II- A Proteção Social Básica oferece serviços que se destinam ao atendimento da população infantojuvenil, visando à prevenção das diferentes formas de violação dos direitos, como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
III- Na Proteção Social Especial o atendimento é voltado para famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco pessoal e social, em razão de abandono, negligência, maus-tratos, violência física, sexual ou psicológica, afastamento do convívio familiar, dente outras formas de violação de direitos.
IV- A proteção social básica atua na prevenção de situações de risco daqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social e que já estão com vínculos afetivos rompidos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma opção:
a. F, V, V, F.
b. V, F, V, V.
c. V, V, F, F.
d. V, V, V, F.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.