Buscar

DIREITO DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL

Prévia do material em texto

PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO E ÉTICA
9a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	 
		Exercício: CCT0752_EX_A9_201908229292_V1 
	14/10/2021
	Aluno(a): EDUARDO LUIS DE OLIVEIRA
	2021.3 EAD
	Disciplina: CCT0752 - PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO E ÉTICA 
	201908229292
	
	 
		1
          Questão
	
	
	Sabemos que a proteção dos direitos relativos à Propriedade Industrial NÃO se dá mediante concessão de:
		
	 
	concorrencia desleal
	
	registro de marca
	
	registro de desenho industrial
	
	patentes de invenção
	
	patentes de modelo de utilidade
	Respondido em 14/10/2021 09:54:18
	
Explicação:
Sabemos que a proteção dos direitos relativos à Propriedade Industrial NÃO se dá mediante concessão de  concorrência desleal, pois, é  crime e está tipificado no art. 195, III, da lei 9.279/96.
	
	
	 
		2
          Questão
	
	
	O Desenho Industrial é a forma plástica de um objeto ou conjunto ornamental de linhas e cores que possa ser aplicado a um produto, propiciando resultado visual novo e original. O prazo de proteção, feito o depósito do pedido, do Desenho Industrial vigora por:
		
	
	5 (cinco) anos contados da data do depósito, prorrogáveis por 10 (dez) períodos sucessíveis de 5 (cinco) anos, até atingir o prazo máximo de 50 (cinquenta) anos.
	
	20 (vinte) anos contados da data do depósito, prorrogáveis por mais 5(cinco) períodos sucessíveis de 3 (três) anos, até atingir o prazo máximo de 25 (vinte e cinco) anos.
	
	10 (dez) anos contados da data do depósito, prorrogáveis por 2 (dois) períodos sucessíveis de 6 (seis) anos, até atingir o prazo máximo de 12 (doze) anos.
	
	15 (quinze) anos contados da data do depósito, prorrogáveis por mais 3 (três) períodos sucessíveis de 5 (cinco) anos, até atingir o prazo máximo de 25 (vinte e cinco anos).
	 
	10 (dez) anos contados da data do depósito, prorrogáveis por mais 3(três) períodos sucessíveis de 5 (cinco) anos, até atingir o prazo máximo de 25 (vinte e cinco) anos.
	Respondido em 14/10/2021 09:54:23
	
Explicação:
A pergunta nos remete ao prazo de proteção ao chamado Desenho Industrial ¿ para uma melhor resposta vamos socorrer da lei 9279, lei de propriedade industrial, que trata dos prazos de proteção das obras industriais - Art. 108. O registro vigorará pelo prazo de 10 (dez) anos contados da data do depósito, prorrogável por 3 (três) períodos sucessivos de 5 (cinco) anos cada. Assim, a resposta correta é: 10 (dez) anos contados da data do depósito, prorrogáveis por mais 3(três) períodos sucessíveis de 5 (cinco) anos, até atingir o prazo máximo de 25 (vinte e cinco) anos.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	Para fins didáticos considera-se a Propriedade Industrial como espécie de Propriedade Intelectual. Haverá Propriedade Industrial toda vez que o bem imaterial for objeto potencial de propriedade e possível de apropriação por terceiros, tão logo seja colocado no mercado. A proteção dos direitos relativos à Propriedade Industrial, considerando seu interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do país, efetua-se mediante:
		
	
	Concessão de obras literárias.
	 
	Concessão de modelo de utilidade.
	
	Concessão de obras científicas.
	
	Concessão de obras artísticas.
	
	Concessão de programas de computador.
	Respondido em 14/10/2021 09:54:27
	
Explicação:
Item A - LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE 1996
Art. 1º Esta Lei regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Art. 2º A proteção dos direitos relativos à propriedade industrial, considerado o seu interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País, efetua-se mediante: I - concessão de patentes de invenção e de modelo de utilidade; II - concessão de registro de desenho industrial; III - concessão de registro de marca; IV - repressão às falsas indicações geográficas; e V - repressão à concorrência desleal. PROPRIEDADE INDUSTRIAL través destes artigos, é assegurada a:concessão de patentes de invenção e de modelo de utilidade;concessão de registro de desenho industrial;concessão de registro de marca;repressão às falsas indicações geográficas ; repressão à concorrência desleal.
 
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	No Brasil, o Desenho Industrial é protegido através de registro, e não de patente como ocorre em outros países. O registro do Desenho Industrial protege a configuração externa de um objeto tridimensional ou padrão ornamental, bidimensional, que possa ser aplicado a uma superfície ou a um objeto. Ou seja, o registro protege a aparência que diferencia o produto dos demais. São requisitos para exame do registro do Desenho Industrial:
		
	
	Formas técnicas ou funcionais.
	 
	Novidade e originalidade.
	
	Forma necessária comum.
	
	Aplicação Industrial.
	
	Estado da Técnica.
	Respondido em 14/10/2021 09:54:30
	
Explicação:
Item D - O titular do desenho industrial poderá requerer o exame do objeto do registro, a qualquer tempo da vigência, quanto aos aspectos de novidade e de originalidade. Como já tradicionalmente aplicado às patentes, o conceito de "novidade" implica tão somente que o desenho industrial seja diferente daquele que se encontra no estado da técnica. Se o desenho apresenta diferença, preenche o requisito da novidade e o próximo passo será investigar se ele também apresenta originalidade, isto é, se essas diferenças são suficientes para que resulte uma configuração visual de fato distintiva em relação à terceira autoria.
	
	
	 
		5
          Questão
	
	
	O titular da Patente tem o direito de impedir terceiros, sem seu conhecimento, de produzir, colocar a venda, usar, importar produto objeto da patente ou processo ou produto diretamente por processo patenteado. O titular da patente poderá licenciar sua utilização por meio do contrato de:
 
		
	 
	Exploração.
	
	De forma compulsória.
	
	De compra e venda.
	
	De direitos conexos.
	
	De forma exclusiva.
	Respondido em 14/10/2021 09:54:36
	
Explicação:
Item A - Lei 9279 /96 Lei de Propriedade Industrial - Art. 61. O titular de patente ou o depositante poderá celebrar contrato de licença para exploração.
	
	
	 
		6
          Questão
	
	
	A Lei da Propriedade Industrial determina o que é ou não patenteável. Considerando essa norma, os itens passíveis de patenteamento incluem:
		
	
	a) uma nova teoria científica capaz de demonstrar as razões da falta de eficiência energética de determinados geradores
	
	c) novos métodos cirúrgicos para aplicação ao corpo humano
	 
	e) um objeto de uso prático suscetível de aplicação industrial, que apresente nova forma, envolvendo ato inventivo que resulte em melhoria funcional em sua fabricação
	
	b) novos programas de computadores.
	
	d) um esquema de novo método publicitário
	Respondido em 14/10/2021 09:54:40
	
	
	 
		7
          Questão
	
	
	Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado os inventores, autores ou outras pessoas físicas detentoras de direitos sobre a criação. Dentre os citados, nas afirmativas abaixo, qual não é legítimo para requerer uma patente, além do autor ou inventor:
		
	
	Outro titular dos direitos determinados pela lei.
	 
	Os detentores de direitos conexos.
	
	Seus herdeiros.
	
	Seus cessionários.
	
	Seus sucessores.
	Respondido em 14/10/2021 09:54:45
	
Explicação:
Item E - PATENTES - A obtenção da patente é um direito do autor, desde que preenchidos as condições legais previstas na lei. Pode ser reivindicada pelo próprio autor ou por terceiro devidamente qualificado.Os legítimos requerentes de uma patente são: - o autor; - seus herdeiros; - seus sucessores; - seus cessionários ou outro titular dos direitos determinado pela lei ou por contrato de trabalho.
	
	
	 
		8
          Questão
	
	
	 
O registro do Desenho Industrial confere proteção à forma plástica da configuração externa de um objeto ou ao conjunto de linhas e cores que possa ser aplicado a um produto,como uma estampa. O Autor do Desenho Industrial, seja ele pessoa física ou jurídica, é equiparado a qual outras qualidades de autor:
		
	
	Editores.
	
	Autores e interpretes.
	
	Empregados e empregadores.
	
	Produtores.
	 
	Inventor, escritor ou artista.
	Respondido em 14/10/2021 09:54:51
	
Explicação:
 
Item D - DESENHO INDUSTRIAL
O autor, seja ele pessoa física ou jurídica, pode requerer o registro de desenho industrial. O autor de desenho industrial equipara-se ao inventor, ao escritor e ao artista. Ele é movido pela indústria que visa a proteger o aspecto artístico de suas linhas de produtos, recriadas, muitas e repetidas vezes, a cada ano, motivada pela forte concorrência e o estímulo ao consumo de produtos sempre inovadores.

Continue navegando