TEDx PUC-Rio 2015: O que rolou?

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

TEDx PUC-Rio 2015: O que rolou?

Ao longo da semana que passou, anunciamos o Passei Direto como patrocinador de um dos eventos mais legais que existem por aí, o TEDx. Temos uma relação bem bacana com a PUC-Rio, que foi a faculdade onde os criadores do PD estudaram e se conheceram para criar a rede.

O evento foi realizado no Planetário do Rio de Janeiro, tudo a ver com o tema Gravidade Zero proposto pela organização (também repleta de alunos de diversos cursos da instituição).

Para receber a galera preparamos um mural com mais de 1.200 (uow!) post-its com a pergunta: O que te tira do chão? E os participantes puderam escrever suas ideias, anseios, sonhos e tudo que viesse a cabeça para responder a pergunta proposta.

Quer saber o que rolou? Se liga no vídeo que fizemos!

O evento foi dividido em 4 painéis que acompanharam o público das 9h às 18h no dia 11/05.

Painel Mundo

O painel Mundo contou com a presença do apresentador do programa Não conta lá em casa, André Fran falando um pouco sobre a sua experiência, através do programa cujo objetivo é revelar um outro lado de países tidos como perigosos, fechados para o mundo. Depois foi a vez das duas professoras do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, Flávia Nizia e Roberta Portas que realizam um projeto voltado para educação unindo alunos e o governo de São Tomé e Príncipe. A seguir Fernando Nery, sócio fundador da Módulo multinacional fundada por jovens brasileiros universitários. Fernando falou sobre a democracia nos tempos de internet.  E para finalizar Danyelle Fioravanti, hoje Diretora de Sede do TETO no Rio de Janeiro contou um pouco da sua trajetória, inquietações até chegar ao empreendedorismo social buscando diminuir as distâncias sociais do nosso país.

Ufa, tanta informação nova, uma pausa com os produtores independentes organizados pelo LAR Nuu Pão de Queijo, Me Gusta Atelier Culinário, Sweet Minduim, Tem Gosto, Sorvete Local, Suco Que Beleza, Me leveGranola Real, Homemade Vegan Cookies, Atelier No Jardim, Vegetê, Palha & Amor, Pizza do Amor, Mari Marola, L’Éclair Shop e Palitos Bem Frio.

Painel País

Para o início desse painel, André Trigueiro, jornalista especializado em jornalismo ambiental falar um pouco sobre sustentabilidade e energias sustentáveis. Logo depois quem fala é Alex Pinheiro, responsável pela EDUMOBI, empresa que une tecnologia e educação de maneira inovadora. Ele falou sobre a educação no Brasil e inovações que estão acontecendo na educação. Chegou a vez de Alessandro Molon, deputado federal e relator do Marco Civil da Internet falar sobre a lei que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres dos usuários da internet permitindo um ambiente virtual mais democrático. E para fechar com chave de ouro, a presença do artista urbano Paulo Ito que através da sua arte de rua, Paulo nós traz a reflexão em relação a questões sociais relevantes.

Pausa para o almoço! (Oba!) Voltamos do almoço e sem descanso chegamos ao Painel Cidade.

Painel Cidade

Eduardo Costa, contou um pouco sobre cidades inteligentes, que busca promover a qualidade de vida e bem estar para a sociedade por meio do desenvolvimento tecnológico e social. Aí foi a vez da Fê Carvalho Leite, colaboradora do Rolé Jovem um olhar aprofundado sobre o comportamento do jovem carioca. Após a Fê contar um pouco do seu trabalho, Herman Bessler, fundador do espaço de coworking Templo,  falou sobre a mudança a partir da inteligência coletiva. Um novo mundo se faz com transgressão, transição, transformação e transcendência. A seguir, Augusto Gutierrez, falou sobre o espaço colaborativo e que funciona de forma independente o Catete 92 que reune empreendedores, artistas, profissionais em um mesmo espaço e lançou uma proposta de abrir o microfone para quem quisesse compartilhar suas experiências.

Confira um pouco do que rolou no evento aqui.

Painel Eu

Abrindo o painel Eu, a artista Joana Cesar autora de símbolos indecifráveis pintados pelos muros e viadutos cariocas, ela contou um pouco do seu universo na infância e adolescência e como isso reflete no seu trabalho. Depois foi a vez de Hélio Daldegan nos aproximar da física quântica e o mundo revelador que ela nos traz. A seguir Izabel Monteverde, pesquisadora em Neurolinguística, desenvolveu uma metodologia lúdica para estimular habilidades no meio social. Atualmente ela se dedica na estruturação da Academia de Humanidade projeto onde profissionais de várias áreas criam conteúdos para estimular sentimentos mais humanos através da criatividade. E para fechar o painel, Miguel Góes. Após construir uma carreira em grandes empresas, Miguel decidiu empreender aos 33 anos, nos mostrando a importância de definir seu caminho e fazer escolhas independente do tempo.

Assim, o apresentador do evento Pedro Salomão, conhecido carioca fundador do coletivo de identidade musical Radio Ibiza, encerrou o evento com a exibição do vídeo oficial do TEDx PUC-Rio.

E aí, o que te tira do chão?! 🙂

Passei Direto

Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil.

Comentários

Deixe uma resposta